A falta de tempo é sempre uma das razões mais apontadas para deixar ideias de lado, negócios mal estruturados ou pontas soltas. Como empreendedora nem sempre é fácil chegar a todo o lado por isso aprender a otimizar o nosso tempo é uma das habilidades obrigatórias. Trago-te hoje 10 ideias para otimizares o teu negócio que podes fazer em 15 minutos para te ajudar a simplificar.
Desde que comecei a realizar sessões de mentoria percebi que todos os minutos contam e que afinal 1 minuto é muito tempo. Tenho por hábito pegar no ficheiro, referente ao cliente com quem vou reunir, 15 minutos antes da sessão. A ideia é perceber o que falámos na sessão anterior e dar uma vista de olhos ao estado atual do negócio do cliente.
No início achava sempre que 15 minutos não seriam o suficiente – mas raramente tinha mais tempo, porque há dias em que tenho agendamentos quase seguidos – mas comecei a perceber que afinal 15 minutos davam para isso e para muito mais.
Não só consigo estar a par do estado do negócio do cliente que vou receber como, muitas vezes, ainda consigo despachar pequenas tarefas referentes ao meu negócio como colocar uma publicação pré-preparada numa rede social, responder a um email importante ou guardar alguns pins.
Precisas de aproveitar melhor o teu tempo? Então espreita as minhas 10 ideias para otimizares o teu negócio e deixa-me as tuas sugestões nos comentários!
10 ideias para otimizares o teu negócio em apenas 15 minutos
Sabes aquelas coisas que achas que nunca tens tempo para fazer? São exatamente essas tarefas que podes aproveitar para realizar durante estes pequenos blocos de 15 minutos – enquanto esperas pelo almoço, para ser atendida em algum local, em viagem ou qualquer outro pequeno intervalo.
1. Faz uma lista das redes sociais que te trazem mais tráfego
Para saberes isto basta fazeres login na tua conta de Google Analytics e clicares em Aquisição – Todo o tráfego – Redes Sociais – Descrição geral
Irás aceder a uma lista que indica qual o volume de visualizações que cada rede trouxe ao teu site no período selecionado.
O Pinterest é a fonte de maior tráfego de meu website neste momento. Se estiveres no computador podes clicar no nome da rede social e serás remetida para uma segunda página onde podes ver quais as páginas no teu site que têm mais visualizações vindas daquela rede em particular.
Queres saber, por exemplo, que pin em concreto está a trazer tráfego a um determinado artigo, produto ou página? Clica em “Pinterest” e na segunda página que abre clica em Dimensão secundária – Aquisição – Caminho de referência.
Ao perceberes qual a rede social que te traz maior tráfego podes comparar com o esforço que estás a dedicar a cada uma delas com o resultado final. Será que a tua estratégia de Instagram está a funcionar? Só os números o poderão dizer.
2. Analisa as publicações que tiveram melhores resultados no Instagram
É importante que semanalmente analises qual o conteúdo que resultou melhor e pior. Mas primeiro, para definires “melhor” tens de decidir qual a métrica que irás utilizar. As mais comuns são a taxa de interação e o alcance.
Abre a tua conta de Instagram e responde às seguintes questões:
- qual o top 3 de conteúdos desta semana?
- a que horas foram publicados esses conteúdos?
- a que dia da semana foram publicados esses conteúdos?
- qual o tópico ou mensagem que abordam?
- qual o formato desses conteúdos (fotografia, imagem com texto, vídeo, carrossel de imagens…)?
Quanto mais vezes fizeres este trabalho, mais irás encontrar padrões e descobrir o que realmente funciona para o teu público-alvo. Vais perceber quais os conteúdos mais partilháveis, os que geram mais comentários e até os que te trazem novos seguidores.
3. Guarda pins nos teus álbuns do Pinterest
Uma das melhores formas de potencializares a tua conta Pinterest é encontrares novo conteúdo interessante e guardares esses pins nos teus álbuns. Deverás guardar cerca de 30 pins por dia, divididos por vários álbuns.
Para encontrar novos conteúdos costumo:
- fazer uma pesquisa como se fosse para mim de conteúdo relacionado com o meu nicho;
- aceder ao separados “Mais para ti” dentro de cada álbum.
(destas 10 ideias para otimizares o teu negócio esta é a minha favorita, nem parece trabalho ♥)
4. Atualiza o teu perfil de LinkedIn
Se tens um negócio que assenta na tua expertise em determinada matéria, o LinkedIn pode ser o teu melhor amigo.
Certifica-te que tens o teu perfil sempre atualizado e que partilhas no teu feed conteúdos importantes como eventos ou palestras para as quais sejas convidada, artigos do teu blog ou outros conteúdos que mostrem a tua relevância no sector onde atuas.
5. Encontra novas pessoas para seguires
Sejam blog, contas de Instagram ou contas de Pinterest. Rodeia-te de inspiração relevante para que a tua criatividade seja renovada.
Quando só seguimos mau conteúdo, ou coisas que nada têm a ver com a nossa área, torna-se difícil ter ideias e estar motivado. Mas quando seguimos pessoas originais, mesmo fora do nosso nicho, acabamos por ser muito mais arrojadas, trazer novidades que nos diferenciam e, potencialmente, crescer muito mais.
6. Define objetivos para a próxima semana, ou mês
Um dos maiores erros que cometemos, seja como empreendedores ou criadores de conteúdo, é não termos objetivos concretos. Quando assim é, nada do que fazemos é estratégico porque nem percebemos bem a razão porque o estamos a fazer.
Se não sabes qual o teu objetivo final, como podes saber se estás mais próxima ou mais longe de o alcançar?
Define objetivos concretos definidos no tempo e que sejam realmente relevantes para o sucesso do teu projeto.
7. Faz um mini-brainstorming de ideias de conteúdo
Aponta numa lista ideias de coisas que podes publicar no teu blog, newsletter ou redes sociais.
Podem ser coisas que te vêm à cabela, dúvidas frequentes de seguidores ou com base em conteúdo feito por outras marcas que segues.
Como tens pouco tempo, não é altura de pensar muito. Simplesmente aponta tudo o que te vier à cabeça, numa outra fase farás a devida validação.
8. Interage no Instagram
15 minutos são mais do que suficientes para distribuir 60 ou 70 likes e alguns comentários. Escolhe pessoas que façam parte do teu público-alvo e interage com elas.
Mostrares o teu perfil a novas pessoas é uma ótima maneira de atrair seguidores. Ao interagires com uma conta que não é de uma marca ou de um influencer, é mais provavel que essa pessoa repare que alguém fora do seu círculo interagiu com o seu conteúdo e vá espreitar que conta é aquela.
Podes também aproveitar para responder a comentários e mensagens que tenhas pendentes.
9. Otimiza o SEO de um artigo ou vídeo antigo
A otimização para os motores de pesquisa faz toda a diferença na hora de seres encontrada pelo público-certo. Afinal de contas quem te segue no Instagram já te conhece, como é que podes chegar a novas pessoas?
Depender exclusivamente das redes sociais não é uma estratégia muito inteligente, já que se pensares um bocadinho percebes que a maioria de nós quando tem uma dúvida pesquisa o assunto no Google – ou no Pinterest, ou no Youtube.
Não vais apagar todo o teu conteúdo e fazer tudo de novo, nem sequer vais conseguir otimizar tudo num fim de semana, mas podes ir escolhendo artigos que consideras relevantes e, pouco a pouco, fazeres as alterações necessárias para os otimizares, aproveitando o conteúdo que já produziste ao longo do tempo.
10. Trabalha a auto-motivação
Tira um bocadinho para pensares no quão longe já chegaste, nas coisas fantásticas que já fizeste e o quão mais próxima estás da tua vida ideal. Recapitula mentalmente os teus dias, deteta ações que estão alinhadas com os teus objetivos e coisas que se estão a atravessar no teu caminho.
Podes fazes uma lista das 5 coisas de que mais te orgulhas no último mês e apontar ideias de coisas novas que gostavas de experimentar.
Um quarto de hora pode ser a diferença entre a produtividade ou a procrastinação. Aliás, uso muitas vezes o truque de, quando não me apetece fazer algo, comprometer-me a fazê-lo durante apenas 10 a 15 minutos. Se após esse período não tiver vontade de continuar, simplesmente paro e vou fazer outra coisa, se entretanto ficar concentrada, continuo – as tarefas domésticas são uma das áreas a que aplico MUITO esta técnica.
Espero que estas 10 ideias para otimizares o teu negócio te sejam úteis. te transformem numa máquina super produtiva que aproveita ao máximo todos os segundos e que possas aplicar esta técnica a outras atividades que não tens vontade de fazer ou que queres fazer mas para as quais achas que nunca tens tempo: ler, meditar, exercício físico, arrumar ou limpar algo, tratar de um assunto pendente, fazer um telefonema…
Sim muito pertinente!!