Tal como tudo num negócio online, vender um curso online exige estratégia. Não basta criar o curso e esperar que caiam vendas no dia do lançamento: há que agir e conseguir criar desejo e antecipação nos teus potenciais clientes. Existem uma série de estratégias que podes aplicar para vender mais e são 4 dessas estratégias que quero partilhar contigo neste artigo. Mas lembra-te: nada disto serve se o conteúdo do teu curso não for de encontro às dores do teu público-alvo. Criar o produto certo é sempre o primeiro passo!
4 estratégias para vender um curso online
começa pequeno
É normal que, caso estejas a criar o teu primeiro curso online, queiras apostar em algo muito completo, que seja extremamente valioso para os teus potenciais clientes. Só que há um problema nisto: é que cursos maiores tendem a levar muito tempo a ser feitos e tornam-se, obviamente, mais caros. Ainda que isto não seja uma regra, a verdade é que quanto mais caro um curso é, mais um risco se torna para o cliente. Ou seja, o cliente não sabe se vale o investimento, se vai trazer os resultados que ambiciona, se os conteúdos são realmente o que procura, etc. Estes “ses” pouco importam quando tens uma posição assumida no mercado mas se o cenário não é o mesmo se vais vender o teu primeiro curso online ou se a tua empresa é relativamente recente no mercado.
Tudo isto para dizer que não deves ter medo de te lançar no mercado com um ou dois cursos mais pequenos e mais práticos, ou até com um ebook. Isto porque podes vendê-los com preços mais acessíveis e assim diminuir ou eliminar o risco da compra. Além disso, quanto mais acessíveis os preços, mais tentado se sente o teu público-alvo a adquirir aquele produto por impulso, praticamente sem pensar. Há ainda outra vantagem: caso o teu primeiro produto seja realmente útil, vai praticamente servir como íman para os próximos produtos. Está comprovado que há muito mais probabilidades de voltares a fazer com que um cliente que já comprou um dos teus produtos volte a comprar, do que alguém que não conhece a tua marca. Por isso, repensa o tempo e o esforço que estás a colocar nos teus primeiros produtos.
cria um webinar gratuito
Como já partilhei contigo várias vezes, quanto melhor for o conteúdo que ofereces gratuitamente, maior a probabilidade dos teus potenciais clientes ganharem confiança na compra. Uma das melhores formas de reteres a audiência que tens nas redes sociais e da direcionares para a compra é através de um webinar gratuito. Podes abordá-lo de dois modos distintos: podes criar um webinar sobre os primeiros conteúdos do teu curso online ou fazer um webinar sobre um tema complementar (atenção à escolha do tema) que seja pertinente para os conteúdos do teu curso. Lembra-te apenas de não entregar todo o conteúdo do curso do webinar, caso contrário as pessoas já não vão ver motivos para comprar o teu produto.
O ideal é que o teu conteúdo gratuito responda sempre “ao quê” e ao “porquê”, enquanto que o gratuito responda ao “como”. Por exemplo, no caso do meu negócio, o tema do webinar podia ser “erros que estás a cometer no Instagram que te estão a impedir de crescer” e o produto para o qual direcionaria seria o “Zero to Ceo”, que explica como resolver esses problemas. Ah, e não deixes a menção do curso para o final do webinar – há pessoas que não vão estar presentes até ao fim. Menciona-o de uma forma natural ao longo do teu discurso. No final, envia um e-mail a todos os participantes com um resumo do webinar e com um código de desconto para o teu curso.
Aprende a comunicar os teus produtos nas legendas do teu conteúdo nas redes sociais
Ao contrário da maioria, eu acho de que de nada te vale teres uma grande comunidade de seguidores se eles não se transformarem em clientes. É nessa direção que deves focar o teu esforço, não em ter milhares de seguidores só para fazer “vista”. Se estás a perder o teu tempo a criar conteúdo para as redes sociais, é importante que o rentabilizes. Nas redes sociais, apenas um 1/3 do que publicas deve ser relacionado com vendas, no entanto, isto não significa que não possas utilizar determinados gatilhos nas tuas restantes publicações e que as mesmas não sirvam como fio condutor para vender.
Utiliza grupos de Facebook
Caso o teu público-alvo ainda esteja no Facebook, podes utilizar grupos do Facebook para ser vista como um autoridade na área e, consequentemente, venderes mais. Como é que isto funciona? Procura grupos de Facebook dentro da temática que abordes, onde o teu público-alvo possa colocar dúvidas. Sempre que possível, responde às dúvidas da forma mais assertiva e completa possível. Faz isto de uma forma consistente e com a regularidade que te for possível. O que vai acontecer é que, aos poucos, quem está com regularidade no grupo vai começar a reconhecer o teu nome e a ver-te como uma expert na área, sentindo que tens realmente o conhecimento necessário para ajudá-la a resolver as suas dores.
O problema? A maior parte dos grupos de Facebook não permite a divulgação de produtos e serviços, logo como vais conseguir reter estes potenciais clientes? Simples. Torna o teu perfil público e aberto (cria um se for preciso, mas o mais humanizado possível), e garante que quem entra no teu perfil consegue facilmente chegar aos teus produtos e serviços. Tenta que a primeira coisa que as pessoas vejam seja, efetivamente, um link para os teus produtos. Acredita, hoje em dia, a maioria das pessoas sente curiosidade de ir ver a tua formação ou a tua área de trabalho quando sabes tanto sobre determinado assunto, por isso sim, vão acabar por ir ao teu perfil. É um gatilho inato.
aplica estas estratégias e começa já a vender mais!
Como estas estratégias, nunca mais vais vender um curso online da mesma forma. Prepara-te para mudar os teus resultados e para começares a vender de forma mais assertiva! Se precisares de ajuda a criar a tua estratégia de lançamento, já sabes que podes contar com a minha mentoria de lançamento de produto. Nesta sessão, ajudo-te não só a estruturar o lançamento do teu produto, como a validar a proposta de valor que ofereces. No meu instagram @mariagoncalves.pt também encontras uma série de dicas gratuitas para ajudar! Vamos a isso?
Tenho aplicado os ensinamentos da Maria e o que é certo é têm ajudado a chegar a cada vez mais pessoas de forma orgânica. O curso de auto maquilhagem tem sido um grande sucesso e já conta com mais de 200 alunos. Obrigado Maria!