Tenho a certeza que já te apercebeste que o TikTok é a plataforma do momento. Do dia para noite, esta nova rede social viralizou e os grandes criadores de conteúdo não demoraram a aproveitar a oportunidade de explorar a plataforma. Mas afinal, qual é o segredo para crescer no TikTok?
O TikTok é uma plataforma que permite a publicação de vídeos, em formatos de 15 e 60 segundos, onde o principal objetivo é entreter. Está recheada de conteúdo criativo, desafios (os mais fáceis de viralizar), vídeos de humor, coreografias… Basicamente, conteúdo dinâmico, com o intuito de vincular rapidamente o utilizador. Ao contrário daquilo que estamos habituados noutras redes, os utilizadores da plataforma – por enquanto – não procuram propriamente informação, conteúdo útil, qualidade de imagem ou fundos esteticamente pensados: procuram entretenimento. O que vence no TikTok é conteúdo giro, diferente, imediato, que desperte rapidamente a curiosidade e que “ganhe” o utilizador nos primeiros segundos. Aliás, basta espreitares a aba “Descobrir” para perceberes que os vídeos com mais visualizações não são os mais bonitos ou bem estruturados – são os mais cativantes!
E porque é que pode ser proveitoso explorar agora o TikTok? Porque, além do crescimento explosivo da plataforma, tudo ainda é orgânico, ou seja, não serás forçada a pagar pelo teu alcance e o teu conteúdo não estará sujeito a algoritmos limitativos, chegando assim mais rapidamente a muito mais pessoas!
O truque para crescer no TikTok é, sem dúvida, conseguir visualizações. Aqui, não é essencial uma quantidade massiva de seguidores para o teu conteúdo ser visto; a plataforma tem várias formas de mostrar os teus vídeos de forma gradual e de chegares a novos utilizadores. A fórmula do sucesso acaba por ser simples: quando crias um novo vídeo, o teu objetivo deve ser sempre obter o maior número de visualizações possíveis e, idealmente, viralizar.
Como crescer no TikTok?
Curtos, dinâmicos e diferentes
Para crescer no TikTok, os teus vídeos têm de ser curtos, dinâmicos, originais e, acima de tudo, cativantes. Os primeiros segundos do teu vídeo definem o teu sucesso; tens de ser eficaz a prender a atenção do utilizador, de modo a que ele não faça scroll down para a próxima conta. Inclusive, se analisares a própria plataforma, vais perceber que o ecrã onde crias os teus vídeos está recheado de ferramentas que te ajudam nesta tarefa.
Podes escolher entre diferentes filtros (alguns que só alteram as cores, outros que alteram as tuas feições e outros são mais interativos), podes parar e voltar a gravar no mesmo vídeo, podes escolher a velocidade de gravação, gravar em mãos livres, escolher o trecho de música que pretendes… Ou seja, não há desculpas para não gravares um vídeo incrível! Podes, ainda, fazer o upload de um vídeo editado fora do TikTok. Existem aplicações de vídeo gratuitas fantásticas, como o inShot, onde podes fazer coisas muito giras de uma forma super intuitiva. Em termos de regularidade, publica pelo menos uma vez por dia, sendo que o ideal são três.
Aposta nas tendências
O TikTok tornou-se extremamente popular por estar constantemente a viralizar os tão adorados “challenges”. Aliás, desafio-te a abrires a plataforma e surpreenderes-te com quantos dos vídeos no teu ecrã principal são desafios. Existem opções para todos os gostos: filtros, coreografias, desafios de playback, de humor, de edição… Ah, e todos eles, com um pouco de criatividade, facilmente transpostos para todos os nichos.
Uma ótima maneira de crescer no TikTok é participares nestes desafios que toda a gente está a fazer. Estes vídeos mais populares estão sempre associados a hashtags, filtros ou áudios que, obviamente, estão a ser extremamente procurados e onde terás mais facilidade em aparecer. Mas não te esqueças: os primeiros segundos continuam a ser cruciais para teres bons resultados! Não é porque estás a replicar um desafio que não deves acrescentar o teu diferencial ou utilizar a tua imaginação. Não te esqueças que o “fazer diferente” reina no TikTok!
Está atenta ao que pode explodir na plataforma
Estás a reparar que existe uma música que, aos poucos, está cada vez a ser mais utilizada? Reparaste que, de repente, estão cada vez mais pessoas a fazer aquele “challenge”? Então, é muito provável que vão viralizar e quanto mais cedo tu entrares na onda, mais possibilidades tens de aparecer nas pesquisas desse mesmo “challenge”, hashtag ou música.
Uma das formas mais fáceis de estar sempre atenta ao que está a acontecer na plataforma é seguir grandes influenciadores no TikTok. Se eles estão a fazer, por norma, vai popularizar-se. Além disso, entrar na tendência antes dela explodir é especialmente benéfico, porque a plataforma mostra o teu conteúdo até 30 dias depois do seu upload. O que é que isto significa? Que durante esse período, enquanto aquele tipo de conteúdo for procurado, tu podes aparecer! E quanto mais cedo o fizeres, mais hipóteses tens de ficar melhor posicionado.
Cria um desafio no TikTok
Tens uma ideia super original para um vídeo no teu TikTok? Transforma-o num “challenge”! Sei que pode parecer desafiante, mas é extremamente compensador. Escolhe uma música que fique no ouvido e cria um vídeo divertido e fácil de replicar. Depois, desafia algumas pessoas da tua comunidade a juntarem-se a ti. É este elo de estarem constantemente a desafiar outras pessoas a fazer o mesmo que vai permitir com que o teu vídeo chegue cada vez a mais utilizadores. Como criador, vais estar sempre clicável e aparecer em primeiro lugar caso alguém faça uma pesquisa! Ah, e isto funciona ainda melhor se for inicialmente pensado com vários criadores de conteúdo. Experimentem criar um desafio que encaixe em todos os nichos e publiquem-no ao mesmo tempo, desafiando igualmente a vossa comunidade a recriá-lo.
Nesta fase, o TikTok já passou todas as provas necessárias para demonstrar que vai ser a próxima grande rede social. Este é o melhor momento para começares a explorar a plataforma e crescer no TikTok. Enquanto tudo for orgânico na plataforma, consegues facilmente viver da criatividade do teu conteúdo e da tua presença na plataforma, aumentando facilmente a tua comunidade.
Sei que neste momento pode parecer que é apenas uma plataforma para miúdos ou que o teu conteúdo nada tem a ver com o tipo de conteúdo publicado atualmente, mas lembra-te que no início se pensava exatamente o mesmo sobre o Instagram. Não te deixes ficar para trás e guarda já o teu nome de utilizador. Se quiseres explorar coisas diferentes e começar já a crescer no TikTok aderes aos desafios tentando adaptá-los ao conteúdo que tu costumas publicar, ou podes simplesmente publicar conteúdo que te apeteça. É provável que num primeiro momento não tenha impacto mas com certeza esta prematuridade em aderir à rede vai ser-te muito benéfica quando o TikTok se tornar na rede social principal. Quem chegou primeiro vai estar em vantagem!
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Amei
Eu amo se divertir….
Fui bastante útil