Sentes que te estás a dedicar a 100% ao teu negócio e que as coisas não correm como o esperado? Não estás a faturar o que pretendias nem a conseguir aumentar a tua comunidade como ambicionavas? Então está na altura de reveres as estratégias que definiste para a tua marca e perceberes que erros estás a cometer no teu negócio.
Começar um negócio próprio é sempre um desafio, mas torna-se ainda mais complicado se as tuas bases não forem as mais corretas. É necessário teres a fundação muito bem estruturada para conseguires realmente avançar. Para te ajudar, decidi eleger algumas falhas comuns entre empreendedoras, para que possas avaliar se te identificas com algum destes cenários.
5 Erros que estás a cometer no teu negócio
Não definiste o teu público-alvo
Quando abres um negócio, é tentador comunicares para toda a gente. Queres chegar ao máximo de pessoas e vender o máximo possível. Só que ao estares a tentar apelar a todos, não vais conseguir afetar ninguém. Porquê? Porque a tua comunicação não vai ser impactante o suficiente. Estás simplesmente a lançar coisas para o ar e esperar que aquilo seja útil para alguém. Como não definiste um público específico, não consegues afunilar o suficiente a tua comunicação para chamar a atenção ou tocar especialmente alguém. É tudo tão generalizado que se perde no meio do mar de marcas com que somos impactados diariamente.
Teres um público-alvo definido é crucial para que consigas melhorar os resultados. Só assim, vais saber como comunicar os teus produtos ou serviços a quem realmente precisa deles. Vais saber os interesses, gostos, problemas e dúvidas do teu target e, desta forma, conseguir criar uma comunicação que apele a estas pessoas de um modo mais específico.
Não tens um objetivo em mente
Podes passar horas a trabalhar as tuas estratégias, mas enquanto não souberes para onde vais, vais estar tão dispersa que não chegas a lado nenhum. Não basta tirar uma fotografia bonita e escrever uma legenda toda gira nas redes sociais, se a tua publicação não tem um propósito. O teu objetivo enquanto empreendedora deve ser sempre guiar os teus clientes para um caminho intencional, que pode ser adquirir um produto próprio ou um produto de afiliados, por exemplo. Mas esse propósito tem de existir ou estarás a perder o teu tempo a fazer coisas por fazer.
Estuda a jornada de compra do consumidor. Tenta perceber como é que podes impactar o teu público nos diferentes pontos da mesma e conseguir, efetivamente, converter. Tem sempre o teu objetivo em mente quando crias qualquer coisa para a tua marca, seja uma publicação no Instagram, a teu newsletter ou um artigo de blog e direciona o teu público para aquilo que pretendes que eles façam. Utiliza os call to action a teu favor e explora gatilhos mentais.
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Não és consistente
Um projeto digital exige consistência. Para conseguires destacar-te nas redes sociais, tens de estar presente. Para conseguires melhorar o posicionamento do teu site nos motores de busca, tens de criar artigos com regularidade. Deves escrever frequentemente aos subscritores da tua newsletter, caso contrário vais ficar esquecida. E estas são apenas as primeiras coisas que me ocorrem – uma boa presença digital pode significar muito mais do que isto. “Oh Maria, mas é realmente possível fazer tu isto?” É, desde que planeies.
O planeamento é o melhor amigo da consistência. Saberes exatamente o quê, onde e quando vais publicar vai facilitar-te imenso a vida. O planeamento permite-te que cries conteúdo de antemão, que o agendes e até, caso necessites, utilizes ferramentas específicas para te ajudar a ter o teu conteúdo sempre a circular. Planear ajuda-te também a ter sempre a tua estratégia muito presente. Dá-te um prisma geral do que estás a fazer e com que objetivo estás a fazê-lo.
Não estás a destacar o teu diferencial
O digital ganha cada vez mais destaque e, como tal, os mercados estão mais saturados. Há nichos onde, inclusive, é cada vez mais difícil vingar exatamente por causa do tamanho da oferta. No entanto, não é impossível; implica apenas que te distingas no meio da multidão. Há sempre qualquer coisa que te destaca. Qualquer coisa que torna o teu projeto diferente do meu ou do da Ana. Mesmo se falares sobre Marketing Digital, a tua especialização e perspectiva serão diferentes da minha – e é aí que faz sentido apoiares a tua comunicação.
Dá relevância ao teu diferencial. Amplia-o o mais possível na tua comunicação e mostra ao teu público porque é que és diferente de tudo o que está no mercado. Dá motivos para a audiência compreender que o teu projeto não é só mais um no meio de tantos. Ainda não sabes qual é o teu diferencial? Analisa ao detalhe a tua concorrência. Percebe o “padrão” e compreende como podes afastar-te dele.
Não estás a analisar as tuas estatísticas
Ok, estás a conseguir ser coerente no teu projeto, a criar conteúdo para todas as tuas plataformas e a fazer tudo como “manda a norma”, Mas não estás a crescer. Não estás a ter mais clientes, nem a faturar mais. Já paraste um momento para analisar se o caminho que estás a percorrer é o correto?
No mínimo uma vez por mês, é essencial que olhes para as tuas estatísticas, para conseguires compreender o que é que funciona melhor ou pior com o teu público. Só desta forma vais perceber se a tua estratégia está a ir no caminho certo ou se tens efetivamente de fazer mudanças e reestruturar o teu plano inicial, tendo em conta o que o teu público quer. Lembra-te: o teu público são os teus clientes e é a eles que tens de agradar. Por isso mesmo, o que resulta deve ser explorado e replicado. O que não está a resultar é para ser reformulado ou eliminado. Não continues a forçar algo que não te está a trazer resultados ou estás a perder o teu tempo em vão.
Pára para perceber quais destes erros de marketing estás a cometer no teu negócio e reavalia o teu percurso. Às vezes, é realmente necessário dar um passo atrás e criar novas estratégias para que possas avançar em força, deixando a frustração de lado. Caso sintas que necessitas de adquirir os conhecimentos básicos, recomendo-te o Iniciação ao Marketing Digital para Negócios. Este curso oferece-te todas as bases para compreenderes como gerir e posicionar o teu negócio online, de forma a conseguires rentabilizá-lo eficazmente. Podes também encontrar mais dicas no meu Instagram.
Descobre o teu público-alvo
Teres um público-alvo bem definido é essencial para que consigas comunicar os teus produtos e serviços da melhor forma possível. Neste workbook, vais encontrar exercícios práticos que te vão ajudar a perceber exatamente quem é o teu cliente ideal, para que finalmente possas vender tanto como sempre sonhaste!