O mindset é, sem dúvida, crucial para a criação de negócios online e ser mais produtiva é um dos segredos para fazer mais e melhor. Mas como é que podes alterar os teus níveis de produtividade?
Sendo o meu trabalho apoiado no desenvolvimento de projetos digitais, é legítimo dizer que estou constantemente a contactar com empreendedoras, com diferentes objetivos e motivações. Não querendo ser demasiado dura, obviamente que não encontro sempre os melhores exemplos. Cruzo-me com frequência com pessoas com problemas de produtividade e pro-atividade. Sinto que muitas nem têm a consciência de que fazem um bom trabalho, apenas têm hábitos contraproducentes.
Mas a experiência tem-me mostrado que ser mais produtiva é mais uma questão de treino do que de genética ou de outra coisa qualquer, e treinar é algo que todas podemos fazer. Por isso, reuni 6 hábitos que te impedem de ser mais produtiva e dicas de como podes combatê-los para maximizares os teus resultados.
Contraria estes 6 hábitos que te impedem de ser mais produtiva
Estares focada nas notícias e na comunicação social
Alguém que diz que quer estar constantemente informada não é um exemplo a seguir. Porquê? Porque cada vez mais as notícias são escritas para desinformar.
Não só não é útil perderes demasiado tempo com isto como é contraproducente, por esgotar a tua energia. Guerra, violência, tiroteios, discussões políticas, desastres naturais: é realmente possível seres 100% produtiva quando estás constantemente a ser confrontada com esta realidade?
A grande maioria das pessoas com quem me cruzo que estão constantemente a consumir notícias são extremamente irritáveis, têm um aspeto cabisbaixo e desgastado e não conseguem manter um ritmo de trabalho constante e eficaz.
O que fazer: utiliza uma aplicação de curadoria de notícias que te permita criar um filtro para receberes apenas notícias sobre temas que realmente te interessam – como os relacionados com a tua área de negócio – e tira 10 minutos no fim do teu dia para ler os cabeçalhos das notícias mais importantes do mundo.
Focares-te nas partes erradas do teu projeto
Quer falemos de começar um negócio, escrever ou fazer vídeos para o Youtube, há sempre duas formas de encarar um projeto:
- A pessoa A vai lançar um site que tem de ter tudo perfeito antes de começar. Precisa de uma câmara nova e de adquirir um set de luzes para poder fotografar as imagens. Ao invés de começar a procurar novos clientes, apressa-se a mudar a sua bio no Instagram para CEO.
- A pessoa B vai lançar um site e decide adquirir um serviço de hospedagem barato, um template aceitável e começa a escrever. Utiliza a câmara que já tem para fotografar as imagens. Assume-se como freelancer e começa a explorar o LinkedIn em busca de novos clientes.
Pela minha experiência, a pessoa B vence sempre.
Efetivamente, são vários os negócios de sucesso que começaram com designs simples, fotografias de qualidade apenas aceitável e landing pages grosseiras. O sucesso do teu projeto não é definido pelo quão perfeito está, mas pelo quão útil é. Estares focada em ter tudo impecável antes de começar vai fazer com que não avances nunca. Aliás, posso dizer-te que noto que as pessoas estão constantemente presas à ideia de perfeição, desistem rapidamente. Em empreendedorismo, a perfeição é diretamente contrária à produtividade.
O que fazer: começa com o que tens e lança-te no mercado o mais rapidamente possível. Haverá tempo para ires aprimorando os teus conteúdos, design e ferramentas à medida que vais crescendo e que vais percebendo o que funciona melhor para os teus cliente e o teu mercado de atuação.
Olhares mais para os problemas do que para as soluções
Não tens os recursos financeiros que querias. Conheces tanta gente, mas não conheces as pessoas certas. Não tens o material necessário para obter os mesmos resultados que a tua concorrência. Todos temos uma desculpa. Aliás, as desculpas são uma constante nos hábitos que te impedem de ser mais produtiva.
O mundo não é injusto só para ti. Pode parecer-te que aquela característica que não consegues controlar, está a atrasar-te. Mas não está. Ok, talvez estejas atrás do teu maior concorrente neste momento. Isso significa que vais desistir? Não faz sentido desistires dos teus sonhos, do teu sucesso só porque estás em desvantagem. No fundo, não estamos todos? Pensa comigo: o criador do Instagram sentiu-se intimidado de avançar com a sua ideia só porque o Facebook já existia? Não me parece.
O que fazer: Estamos em 2020! Graças à internet, é possível fazer tudo, chegar a toda a gente e conseguir resultados inimagináveis. Salta para o LinkedIn, para o Twitter ou para onde for e cria parcerias e sinergias com pessoas no lugar de as veres apenas como concorrentes.
Preocupares-te com o que os outros estão a fazer
Já reparaste na quantidade de pessoas que está sempre a falar das conquistas dos outros?
De uma forma muito similar ao que mencionei sobre as notícias, não foco a minha energia no que os outros estão a fazer. Não o faço de uma forma propositada, simplesmente não é uma prioridade para mim, logo não é algo que mereça a minha atenção. Focar-te no que os outros estão a fazer vai deturpar a tua realidade. A verdade é que o que publicamos online ou o que permitimos que seja do conhecimento público não é a realidade completa. São normalmente apenas as coisas boas, e é inevitável que comeces a comparar-te e a achar que não estás no bom caminho porque parece que toda a gente está a ter mais sucesso do que tu. Isto é completamente desmotivador!
O que fazer: foca-te em ti, na tua missão, nos teus objetivos e em melhorar os teus hábitos. Celebra as vitórias e encara as derrotas como aprendizagens. Uma boa forma de manteres isto vivo é teres um registo escrito, seja um bullet journal ou outro tipo de agenda onde defines prioridades, anotas a tua evolução, apontas as aprendizagens e agradeces as coisas boas que vão acontecendo.
Dares prioridade ao lazer e à diversão
Um certo nível de escape é bem-vindo e necessário.
Sem dúvida que depois de um longo dia de trabalho, é divertido descomprimir e ir tomar um café com uma amiga. Descontrair em frente à televisão ou ir jantar com o companheiro. Não és um robot e é realmente necessário distraíres-te, mesmo em prol da tua produtividade. Contudo, o problema surge quando a distração se sobrepõe ao teu foco.
Se queres ser mais produtiva, tens de fazer escolhas inteligentes e sacrifícios para te poderes dar a determinados luxos. Nada te impede de usares o teu tempo para te divertires mas garante que adiantaste trabalho que te permita fazer essa pausa.
Más escolhas irão fazer com que o trabalho se arraste, com que o sucesso do teu negócio pareça cada vez mais longe e com que tu própria te sintas desmotivada.
O que fazer: cria blocos de tempo na tua agenda reservados para as coisas que mais gostas de fazer, de uma maneira equilibrada, e garante que respeitas esses horários. Se houver algo imperdível que te obrigará a retirar horas ao dia de trabalho acorda mais cedo ou compensa esse trabalho nos dias ANTES desse evento.
Estares focada em tudo, menos nos teus sonhos
Muitas pessoas não fazem sequer ideia de quais são os seus sonhos. Se lhes perguntares qual a melhor coisa que lhes podia acontecer a resposta é algo como “Ganhar o Euromilhões!” mas nem se dão ao trabalho de perceber o que está por detrás desse desejo. É ter muito dinheiro? É a liberdade que esse dinheiro poderia trazer? É a possibilidade de comprar coisas para compensar a vida miserável que levam porque não se preocupam em lutar por ter uma vida melhor?
Ser mais produtiva não serve de nada se não usares essa produtividade para caminhares na direção certa, a direção que te faz feliz e que te vai preencher. Esquece os ensinamentos da tua mãe se ela era das que te dizia que tens de agradecer por ter um trabalho e que a vida adulta é mesmo assim, ninguém é feliz. Isso é mentira!
Infelizmente, eu sei que vivemos numa sociedade que condena quem quer sair da sua zona de conforto. Os outros têm sempre qualquer coisa a dizer, e sinceramente, na maioria das vezes não são palavras de incentivo. Vão fazer parecer que estás a cometer um crime por quereres despedir-te do teu emprego e seguires os teus sonhos. Não deixes que opiniões te impeçam de fazer o que queres.
Não há problema nenhum em querer vencer, aliás é efetivamente um requisito para conseguir fazê-lo. Queres ter milhares de seguidores, viajar pelo mundo, encontrar o teu chamamento espiritual e enriquecer? Então, mãos à obra.
O que fazer: investe tempo contigo própria a perceberes qual é realmente o caminho que queres seguir, sem medos porque nada é imutável nesta vida. Anota o que precisas de fazer ou de ter para conseguires seguir esse caminho. Precisas de ter algum dinheiro de lado? Então esse deve ser o teu foco. Precisas de tirar um curso ou de aprender algum tipo de conteúdo? Então essa é a tua prioridade. Define um plano, dividido em pequenas tarefas num período temporal e foca-te em cumprir isso.
Precisas de ajuda? Não sabes como começar? Nem sabes bem o que queres fazer só sabes que não estás feliz onde estás? Provavelmente as minhas sessões de mentoria são a solução certa para ti. Posso ajudar-te a tirar o teu sonho da caixa e a levá-lo do zero ao sucesso. Juntas, vamos conseguir implementar as estratégias certas para obteres os resultados que desejas!
Estás preparada para mudar os teus hábitos e investir em ser mais produtivo? É tudo uma questão de treino, de conscientemente tomares decisões mais acertadas dia após dia. Quando deres por ti, tornou-se algo em que já não precisas pensar.
Se gostas deste género de conteúdo acompanha-me também no Instagram em @mariagoncalves.pt