Nos últimos anos, testemunhaste o crescimento do Instagram, o seu desenvolvimento enquanto plataforma direcionada para negócios e, inclusive, o aparecimento de novas redes sociais que parecem estar a explodir no mercado, como é o caso do TikTok. Com tudo isto, o Facebook parece estar efetivamente a perder o tempo de antena. Com certeza já conheces uma mão cheia de pessoas que mal utiliza a aplicação e tu ainda estás a criar conteúdo para a tua conta profissional na plataforma. É inevitável começares a questionar-te: ainda vale a pena ter uma conta de Facebook para um negócio?

A resposta é: depende.

Ainda vale a pena ter uma conta de Facebook para um negócio?

O teu público-alvo ainda está no Facebook?

Uma das coisas que menciono com frequência às minhas clientes é que é essencial saber onde está o nosso público. Saber onde está o nosso público permite-nos escolher onde comunicar a nossa marca.

Idealmente, devemos estar em todas as plataformas para difundir o nosso negócio. Só que o nosso tempo é limitado. Somos seres humanos: temos outras responsabilidades, outras tarefas e calendarizações para cumprir. Para ti, por exemplo, pode não ser possível estar em todas as plataformas, pelo menos com a qualidade de conteúdo que ambicionas. Logo, é preciso criar uma estratégia que compreenda onde é que o teu público-alvo está em maior número.

Antes de mais, é muito importante ter em conta que o Facebook tem um número infindável de utilizadores. O fato de existirem pessoas a desistir das suas contas não abala, com toda a certeza, a extensão do teu público-alvo na plataforma. O que está a acontecer é que o público mais jovem está a dar menos atenção ao Facebook e a focar-se mais nas novas plataformas, que oferecem conteúdo de uma forma mais imediata e dinâmica. Este dado pode ser importantíssimo se tens o teu tempo limitado e o teu público-alvo é efetivamente mais jovem. Se crias conteúdo de gaming, por exemplo, se calhar é mais viável apostar no Instagram, no Youtube ou no Tiktok.

No entanto, se o teu público estiver no Facebook, faz realmente sentido lá estar. Mais importante que isso: se o teu público for mais social no Facebook, deves definitivamente ter uma página na plataforma.

 

Estás a ter resultados positivos com o Facebook?

Tens a tua página há mais de seis meses e notas que estás a ter resultados positivos? As pessoas gostam das tuas publicações, mostram interesse pelo teu conteúdo e enviam-te mensagens privadas? Notas que existem visitas ao teu site vindas da plataforma e que a tua página tem crescido, independentemente do ritmo ser ou não mais lento? Então, para o teu negócio, vale a pena ter uma conta no Facebook.

Não faz sentido estares a afastar-te de algo que te está a trazer resultados.

Podes, no entanto, dar um passo atrás e avaliares se o esforço que está a colocar na plataforma te está a trazer resultados proporcionais. Quanto tempo dedicas para criar uma semana de conteúdo para o Facebook? Consegues reaproveitar imagens que tenhas utilizado no teu site? Crias textos exclusivos para a plataforma?

Ter em consideração estes factores pode alterar a tua resposta. Se criares conteúdo exclusivamente para a tua página de Facebook, talvez estejas a investir mais de oito horas por semana em conteúdo. Assim sendo, se tiveres pouco mais de 50 interações por semana, sempre das mesmas pessoas, talvez não seja compensatório.

Se, por exemplo, aproveitas conteúdo das tuas restantes plataformas e em duas horas agendas conteúdo para uma semana através do Facebook ou numa plataforma como o SocialChamp, se calhar já faz sentido. Aqui, depende um bocadinho da tua própria disponibilidade e daquilo que interpretas como um resultado positivo.

 

Tencionas anunciar no Facebook?

Uma das principais queixas dos empreendedores que estão no Facebook é que o alcance orgânico das publicações tem decrescido abruptamente. E tem. Desde o momento em que passou a ser possível anunciar na plataforma, o algoritmo do alcance das publicações alterou. Desta forma, o Facebook “força” os utilizadores interessados a pagar para atingirem maior público – muitas vezes, o próprio público que já gosta das suas páginas.

Apesar de ingrato, isto é algo que já está a acontecer na maioria das redes.

Ainda assim, anunciar no Facebook continua a ser muito eficaz, seja para promover publicações como para criar anúncios ao teu negócio dentro da plataforma. E para isto, tens forçosamente de ter uma página de negócio no Facebook.

 

Então, vale a pena ter uma conta de Facebook para um negócio?

Se a resposta a qualquer uma das perguntas anteriores foi sim, então vale a pena ter uma página de Facebook para o teu negócio. Não é pelo Facebook estar menos em voga que significa que tem menos importância para o teu negócio. Simplesmente, está a acontecer uma alteração na forma como as pessoas estão no Facebook: se há alguns anos a plataforma era o sítio onde toda a gente estava ativamente, hoje o público mais jovem está a dispersar a sua atenção para outras redes. Mas isto não significa, contudo, que o Facebook seja menos proveitoso para o teu negócio, porque depende de caso para caso.

É uma questão de avaliares o retorno que estás a obter ou que expectas obter e perceber, se para o teu negócio, vale a pena o esforço que depositas na tua página do Facebook.

Precisas de ajuda para delinear uma estratégia de Facebook Marketing ou até uma estratégia completa de Marketing Digital? Inscreve-te nas minhas sessões de mentoria e juntas vamos implementar as melhores estratégias para o sucesso do teu negócio!