As últimas mudanças no algoritmo do Instagram têm dado muitas dores de cabeça a quem cria conteúdo na plataforma. O alcance tem estado mais reduzido, e é mais difícil chegar aos utilizadores, inclusive os próprios seguidores da nossa conta. Enquanto empreendedora, é importante seres sensível a estas mudanças, porque ainda que o que procures não seja uma conta com milhares de seguidores, continua a ser importante chegares a quem te segue. Esta mudança é o alerta para repensares a tua estratégia e reveres o que está e não está a funcionar. Mas antes, estas são as 3 coisas que tens de saber sobre o novo algoritmo do Instagram.
3 Coisas que precisas de saber sobre o novo algoritmo do instagram
estamos na era do vídeo
É percetível que, neste momento, o Instagram está a dar cada vez mais relevância ao conteúdo em vídeo. Desde a chegada do Reels, o algoritmo do que é mostrado no feed de notícias alterou-se e, de repente, este formato ganha destaque. Neste momento, o conteúdo criado em Reels é com o maior vida útil, sendo que pode aparecer no feed de notícias dos teus seguidores até 6 dias depois de o publicares. Atrás do formato Reels, vêm os vídeos do IGTV, cuja vida útil ronda os 3 dias. As publicações em formato de fotografia aparecem num máximo até dois dias aos teus seguidores (a probabilidade de aparecer aumenta com a criação de um carrossel), sendo que este período depende do próprio desempenho da fotografia.
Porque é que, neste momento, o formato em vídeo está a funcionar melhor? Ao ser mais mostrado, gera por norma mais interação, o que por consequência gera uma maior probabilidade de aumentar o teu alcance e do conteúdo ser mostrado a uma maior audiência – seja ela já tua seguidora ou completamente nova. Não sou a maior fã de concentrar esforços em tentar tornar uma publicação viral (o que interessa são os teus clientes, não os teus seguidores), no entanto o bom do Reels é que o algoritmo funciona consoante as pesquisas de cada pessoa. Isto que significa que viralizar no Reels significa chegar a quem já é engajado com o teu tipo de conteúdo e isto sim, pode ser extremamente proveitoso para o teu negócio.
Lê também: Como utilizar o Instagram Reels para negócios e criação de conteúdo?
O tempo que reténs o teu público é o que faz a diferença
O Instagram quer que passes o máximo de tempo possível na plataforma. O que é que isto significa? Que dá mais relevância a contas que realmente retenham o público em frente às suas publicações. Quanto mais isto acontecer com o teu conteúdo, mais o mesmo vai ser mostrado no feed de notícias e no explorar. Não me interpretes mal: a forma como a audiência interage com o teu conteúdo continua a importar. Continua a ser importante que tenhas likes, partilhas e que as pessoas guardem a tua publicação, no entanto a principal diferença é esta adição do tempo que os utilizadores passam na tua conta e no teu conteúdo.
Já percebeste porque é que os vídeos estão a ganhar tanta dimensão? É a tentativa da plataforma te reter durante mais alguns segundos. É por isso que cada vez é mais importante criares conteúdo de valor, que realmente interesse ao teu público e que engaje. Que os utilizadores queiram ler o que tens para dizer e ver o que tens para mostrar. Qual é a única forma de fazeres isto? Conheceres ao detalhe o que o teu público-alvo quer ver; só assim conseguirás dar-lhes exatamente o que pretendem. Obviamente que existem pequenos “atalhos” que podes utilizar, como por exemplo ao invés de escreveres uma legenda muito comprida, podes optar por colocar o texto em criativos ou infográficos e criar uma publicação em carrossel. Mas lembra-te: técnicas destas nada adianta se não estiveres a criar o conteúdo que o teu público quer ver.
O conteúdo útil é a chave para crescer no Instagram
Dentro das métricas de interação com as publicações, o novo algoritmo do Instagram está neste momento a dar mais relevância ao número de partilhas e ao número de salvos. Não há concordância sobre qual é o mais importante, contudo é claro que isto prova que a utilidade do conteúdo é a chave para crescer na plataforma. Só conteúdo que seja realmente útil, motivador, inspirador e informativo (com a fórmula certa) é guardado e partilhado. E é só esse conteúdo que te permite ter mais alcance e, inclusive, chegar à página explorar.
Novamente, o truque para conseguir criar conteúdo útil é – repete comigo – conhecer o teu público-alvo. Se conheceres profundamente as dores do teu público-alvo, os seus problemas, os seus interesses, as suas ambições e os seus sonhos, vais conseguir criar o conteúdo que querem ver, com que engajam e pelo qual se apaixonam. Vais saber exatamente como comunicar, que gatilhos utilizar, que caminho criar de forma a não só ganhar relevância na plataforma, como a vender mais.
A fórmula do marketing de conteúdo e sempre a mesma e a verdade é que funciona! Sê estratégica com as tuas escolhas, com o que colocas na plataforma, com a tua comunicação e vais ver que os teus resultados vão mudar! Se precisares de ajuda com o teu Instagram, podes agendar uma Sessão de Mentoria de Análise de Rede Social, em que juntas vamos perceber que erros estás a cometer na tua conta e desenvolver estratégias para que consigas deitar este novo algoritmo do Instagram por terra. Preparada para arrasar?
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