As vantagens de ter uma lista de subscritores passam despercebidas muitas vezes. Construir uma lista de emails é algo que, enquanto empreendedores, não damos a devida importância desde início. A verdade é que há muitas vantagens de ter uma mailing list no teu negócio, com os contactos dos teus potenciais clientes. Se o teu objetivo é ter um negócio de sucesso, é algo no qual deves investir desde já e torna-lo prioridade.

 

O que é uma lista de subscritores?

Uma lista de subscritores, também chamada de lista de emails ou mailing lista, é uma lista de contactos de potenciais clientes que as empresas utilizam para enviar comunicação através do email, em campanhas de email marketing. Esta comunicação pode ser mais regular ou mais pontual e pode incluir campanhas promocionais, informações relevantes e conteúdo útil.

O email marketing é uma das melhores ferramentas para negócios, sejam eles digitais ou não, pois permite um contacto direto com os potenciais clientes se depender de algoritmos como os das redes sociais.

 

Queres aprender como conseguir subscritores para a tua lista? Lê este artigo.

 

Descobre as vantagens de ter uma lista de subscritores

Os emails têm menos concorrência do que as publicações em redes sociais

Com a quantidade de utilizadores que as redes sociais têm atraído, conseguires que o teu conteúdo se destaque no feed de alguém é uma verdadeira obra-prima. Não só as marcas e os criadores de conteúdo são cada vez em maior quantidade, como toda a gente ,em geral, publica cada vez mais conteúdo nas suas plataformas, aumentando exponencialmente a concorrência de tudo o que publicas. Assim sendo, a probabilidade de veres um email é muito maior do que a de veres uma publicação no feed. Isso torna o email num canal muito apetecível, mesmo que já o tenham dado como morto centenas de vezes – não está!

 

Os emails criam maior proximidade

O nosso endereço de email é como se fosse a nossa morada virtual. É uma das formas mais diretas de alguém entrar em contacto connosco no digital. Apesar de todas as sentenças de morte, o público em idade adulta consulta o seu email pelo menos uma vez por dia, o que significa que este continua a ser o sítio certo para estabelecer contacto.

Para além disso, as ferramentas de email marketing, como o MailerLite, permitem a personalização de vários campos dos emails, começando pelo assunto, com informação como por exemplo o nome – quem é que resiste a abrir um email que tem o seu nome no ‘título’? É ainda possível, através destas ferramentas de email marketing, criares segmentações e gerares comunicações diferentes para pessoas diferentes com base nos seus interesses, localização, relação com a marca, ações no website… e muito mais!

 

Lê também “Como criar uma newsletter no MailerLite”

 

A tua lista de subscritores é tua propriedade

Ao contrário do que acontece nas redes sociais, em que não temos acesso à lista completa dos nossos subscritores, muito menos uma maneira direta e pessoal de contactar com todos eles e se amanhã essa plataforma fechar ficamos sem absolutamente nada, a tua lista de subscritores é tua propriedade. Os emails que recolheres pertencem-te e, portanto, podes fazer dela o que quiseres, comunicares quantas vezes quiseres, segmentares, analisares profundamente… Aqui, nenhum algoritmo vai ditar quem vai ler o teu email e, salvo raras exceções, a taxa de entrega é de 100%.

 

Subscritores = lucro

Cada subscritor novo que conseguires para a tua lista de emails pode ser um potencial cliente. Se nutrires bem as tuas leads, ou seja, se entregares conteúdo valioso aos teus subscritores que faça com que abram regularmente a tua newsletter, há uma grande probabilidade de criarem afinidade contigo e de comprarem os teus produtos.

Sendo um meio de tanta proximidade, esta relação torna-se mais estreita do que através das redes sociais e aumenta as chances de conversão. Aliás, o email marketing é, em muitos casos, a fonte #1 de vendas das empresas.

 

Ter uma lista de subscritores é verdadeiramente importante e relevante num negócio atualmente, e se o teu negócio é digital ou tem uma comunicação digital, é ainda mais essencial. Não percas mais tempo e começa hoje mesmo a implementar esta estratégia.

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