O Clubhouse é a aplicação do momento! Toda a gente quer lá estar e o desejo por um convite está a tomar proporções tão grandes que há pessoas que já estão a pagar para estar nesta nova rede social. Um conceito completamente baseado em áudio, que promete mudar a forma como influenciamos. Estou há três semanas no Clubhouse e a experiência tem sido, no mínimo, diferente. É fácil cair no loop de passar horas entre salas, mas igualmente fácil desligar quando estás constantemente a cair em conversas completamente aleatórias. Mas qual é a “magia” do Clubhouse? Neste artigo, conto-te tudo o que tens de saber sobre a aplicação. 

 

O que é o Clubhouse?

Basicamente, o Clubhouse é uma aplicação exclusivamente à base de áudio. A aplicação descreve-se como “um novo produto social à base da voz que permite que várias pessoas, a partir de qualquer lado, contem histórias, desenvolvam ideias, aprofundem amizades e conheçam pessoas interessantes de todos os pontos do mundo”. No sentido figurativo, esta aplicação é muito fácil de explicar. Imagina que entras num café e que vês várias mesas. Cada uma das mesas tem um grupo de amigos, a ter conversas sobre um determinado tema. No Clubhouse, podes sentar-te nessas mesas e ouvir (e participar!) em cada uma dessas conversas. Essas conversas são salas na aplicação.

As salas são abertas pelos utilizadores, que são considerados os moderadores de cada sala. Os temas da sala são controlados pelos moderadores. As salas têm dinâmicas muito distintas. Algumas são muito similares às TED Talks, em que apenas um dos moderadores fala e os restantes ouvem, outras são conversas abertas em que os moderadores convidam toda a gente a participar e outras são uma espécie de debates, onde apenas os moderadores podem participar. De qualquer das formas, é importante referir que só os moderadores podem convidar outras pessoas a participar nas conversas, tornando-as moderadoras ou apenas participantes.

Ao contrário do que acontece no Facebook e Instagram no formato direto, por exemplo, estas conversas não podem ser gravadas e ouvidas mais tarde. Tens de estar realmente presente no momento para poder ouvir e participar em cada uma das salas.

 

Como posso entrar no Clubhouse?

Antes de mais, esta é um aplicação para já exclusiva do sistema operativo IOS. Não está disponível para o sistema Android, ou seja, só conseguirás fazer download da aplicação se possuíres um iPhone ou iPad. Depois, a entrada no Clubhouse é apenas feita por convite. Tens mesmo de conhecer alguém que já esteja na aplicação para conseguir entrar. Esta estratégia de exclusividade por parte da plataforma tem sido um dos grandes truques para o crescimento da aplicação. O desejo por parte dos utilizadores de entrar no Clubhouse é tanto que já existem convites a serem vendidos (e comprados!).

A cada utilizador que entra no Clubhouse são dados 3 convites que poderás enviar a pessoas na lista de contactos do teu telemóvel. Ao selecionares alguém para enviares um convite, é gerada uma mensagem standard com o link de acesso que enviarás à pessoa por SMS. Esse link está estritamente ligado ao número de telefone da pessoa, pelo que outro número não conseguirá usar o link nem a pessoa conseguirá inscrever-se com outro número que não aquele para onde lhe enviaste o convite.

À medida que permaneces e realizas ações na plataforma, irás ter acesso a mais convites.

 

Como funcionam as salas no Clubhouse?

Quando abres a aplicação, és enviada para o ecrã onde tens todas as salas ativas disponíveis. Estas salas aparecem-te tendo em conta as tuas preferências de temas – selecionadas aquando do teu registo -, a tua língua, mas acima de tudo devido as pessoas e comunidades que segues. Se uma das pessoas que segues estiver numa sala, seja como moderadora ou como participante, essa sala aparece no teu visor. Se a tua comunidade tiver uma conversa ativa, essa conversa aparecerá no teu visor.

Podes criar salas a partir do momento em que entras no Clubhouse. Basta que cliques em “Start a Room”, na parte inferior do ecrã. Se optares por este procedimento, a sala vai começar no momento. Nesta fase, podes convidar outras pessoas que estejam online a juntar-se a ti como moderadoras. Às restantes pessoas que te seguem será enviado um alerta em como começaste uma sala. Durante a conversa, poderás convidar outras pessoas a juntar-se à moderação ou convidá-las simplesmente para integrarem o painel de oradores.

Se quiseres agendar uma conversa, ou seja, criar uma sala mas com data marcada podes fazê-lo clicando no calendário que está no canto superior direito do teu ecrã. Ao clicares a primeira vez, vais ter acesso a todas as salas que foram agendadas pelas pessoas ou comunidades que segues. Tens de clicar uma segunda vez no calendário que está no canto superior direito (desta vez já vai aparecer-te com um +) para agendar a tua sala. Depois de todos os dados preenchidos, quem te segue irá receber um alerta acerca da criação da mesma.

Se quiseres participar numa sala onde não és moderador, podes colocar a mão no ar. Para isso basta clicares na mão em branco, que está no canto inferior direito do teu ecrã quando estás dentro da sala. Se clicares no “+” ao lado dessa mão, podes ainda convidar um dos teus amigos a juntar-se à sala onde estás. Depois de colocares a mão no ar, é necessário esperar que alguém te dê a palavra, o que pode ou não acontecer.

 

Como seguir pessoas no Clubhouse?

Sempre que entras no perfil de alguém, podes seguir essa pessoa. Basta clicar em “follow” no canto superior direito.

É importante perceberes que as pessoas que te seguem têm um grande impacto no teu crescimento no Clubhouse. Basicamente, quando alguém de novo entra na aplicação, aparecem uma série de perfis sugeridos para começar a seguir. Esses perfis são sugeridos consoante quem a pessoa que convidou a primeira para a aplicação segue, a par com as ramificações de seguimentos dessas pessoas. Complicado? Vamos a um exemplo prático.

A Maria convidou a Cátia para a aplicação. A Cátia vê como primeiras sugestões para seguir as pessoas que a Maria já segue. Vê também algumas das pessoas mais seguidas (com mais influência) tendo em conta os interesses que introduziu na aplicação. Para já não há grandes considerações sobre a forma como o Clubhouse escolhe as pessoas para serem mostradas nessas sugestões, mas especula-se que possa estar relacionada com o tempo que passam na plataforma, sendo que o tempo que passam como moderadores tem ainda maior importância.

 

Para quem é o Clubhouse?

Os primeiros convidados para o Clubhouse foram grandes celebridades, exatamente por serem vistos como autoridades nos seus nichos. Este é exatamente um dos atrativos do Clubhouse: poderes estar em conversa, literalmente em tempo real, com grandes elites e personalidades de determinados nichos. Participares nestas conversas também tem muito mais relevância, já que as pessoas estão a ouvir a tua voz e isso faz com que prestem muito mais atenção do que aconteceria ao deixares um comentário num direto de uma outra rede social qualquer.

O que é que isto significa? Que quem vai ganhar relevância no Clubhouse são as grandes influências, os grandes pensadores, aqueles que têm efetivamente muito conhecimento sobre um determinado tópico e são capazes de atirar conversas pertinentes para cima da mesa e fazer as intervenções certas no momento certo. É inclusive interessante pensar que, pela primeira vez, a qualidade do visual não vai ter impacto; apenas a qualidade da comunicação e daquilo que é dito.

Tudo isto para dizer que o Clubhouse é uma aplicação extremamente descontraída onde facilmente podemos ter “conversas de café” com os nossos conhecidos virtuais, mas que pode igualmente ser uma ferramenta poderosíssima para a construção de autoridade. Especialmente se fazes mentorias ou consultorias, ou se és coach, o Clubhouse pode ampliar facilmente a tua voz – e ajudar-te a vender mais.

 

Como utilizar o Clubhouse com estratégia?

Se tens uma marca, o Clubhouse é excelente para fazer trabalho de autoridade. Ou seja, ainda que não seja possível vender de forma direta, a relevância que vais construir pode permitir-te vender mais indiretamente. Ao seres vista como uma autoridade, os teus clientes lembram-se automaticamente de ti quando precisam de um determinado produto ou serviço na tua área. Aliás, começam até a ter a perspectiva de “ninguém sabe mais sobre este assunto que ela”.

Lê também: Como ser uma autoridade no teu nicho

Começa por preencher a tua bio e associar a tua conta de Instagram à mesma. A tua conta de Instagram fica clicável no Clubhouse, o que vai ajudar a que as pessoas sejam facilmente transferidas para outra das tuas redes. Na tua bio, deves manter-te sintética mas destacar o teu negócio, projeto ou local de trabalho. Existem inclusive pessoas com ganchos onde mencionam a quantidade de pessoas que já ajudaram ou que dão destaque às suas formações. Porquê? Porque quando alguém te vir intervir numa conversa pode ficar curioso e ir visitar o teu perfil. Portanto, se o teu perfil continuar a trabalhar a tua relevância, maior será a probabilidade dessa pessoa te seguir. É o “vale tudo” para ser visto como uma autoridade.

Uma das grandes vantagens do Clubhouse é o networking, por isso não te preocupes em superar a tua concorrência – junta-te a ela. Esta é também uma excelente oportunidade para convidares pessoas com mais relevância que tu no teu nicho a juntarem-se a ti. Como estas pessoas ainda estão a “testar” a aplicação, elas próprias estarão mais suscetíveis ao convite. Por isso, cria salas com alguma frequência e toma a iniciativa de seres tu a criá-las mesmo para estares sempre como moderadora. Porque é que este é um papel tão importante? Porque tens sempre a possibilidade de falar.

A única “frustração” do Clubhouse é essa: é que muitas vezes tu tens temas incríveis para trazer para mesa ou intervenções espetaculares a fazer, mas não te é dada a oportunidade. Se tiveres esse controlo, não tens de te preocupar em darem-te a palavra ou não, podes falar sempre que achares proveitoso. Ainda assim, atenção: não tires tempo a quem está contigo na conversa. O Clubhouse também é sobre saber ouvir. Escolhe os momentos certos para intervir e estrutura, inclusive, o teu discurso enquanto outro dos participantes está à falar.

Lembra-te que no Clubhouse o teu discurso é mesmo a chave. Se não passas confiança e assertividade no que estás a dizer, quem te está a ouvir vai reparar. Ou seja, é muito importante ter em consideração que esta aplicação pode ter o efeito exatamente contrário. Se já és vista como uma autoridade no teu nicho e vais para uma sala “engasgar-te” podes prejudicar-te e dar cabo do trabalho que fizeste até à data, por isso muita atenção. Eu própria já assisti a duas ou três conversas com pessoas que achava especialistas na sua área de atuação e que me mostraram que têm muito pouco de comunicadores. O conhecimento está lá, mas a forma como passaram a mensagem foi tão pouco segura que eu própria perdi alguma da admiração que tinha por eles.

Importante também dizer que se queres utilizar o Clubhouse com alguma estratégia, foge de salas com temáticas completamente aleatórias. Confesso que vi muito isso nos meus primeiros dias no Clubhouse: pessoas que criavam salas literalmente só para falar com os amigos, de temas completamente aleatórios e até pessoais. Obviamente que essas conversas tinham sempre mirones, mas este tipo de conversas em nada vai trabalhar a tua autoridade.

Outra dica: sempre que possível, convida para o Clubhouse pessoas de alguma forma relevantes para o teu nicho ou para o teu público. Quando convidas alguém diretamente para o Clubhouse, o teu nome fica permanentemente na conta daquela pessoa. Se essa pessoa ganhar relevância na plataforma, as visitas ao seu perfil vão aumentar e, consequentemente, o teu perfil vai ser mais visto. Além disso, o Clubhouse funciona como uma elite: os nomes a quem estás associada têm sempre peso.

 

O Clubhouse vai acabar com o Instagram?

Tenho ouvido vários especialistas fazerem esta afirmação, mas tenho de partilhar a minha perspectiva. O Clubhouse tem uma particularidade: a aplicação pode ficar aberta em segundo plano. Ou seja, tu consegues estar noutras aplicações enquanto estás a ouvir as conversas no Clubhouse, inclusive no Instagram. Essa é uma das provas que, para já, o Clubhouse não pretende necessariamente competir com outras redes sociais.

O Clubhouse tem uma dinâmica muito diferente do Instagram. Quem está no Instagram, pretende consumir conteúdo de uma forma rápida e muito visual. Gosta da componente de vídeo e de fotografia que está ligada à app. Procura algo leve e inspirador. Quer entretenimento e, mesmo quando segue contas informativas, a informação tem de ser entregue rapidamente.

O Clubhouse é exatamente o oposto. O Clubhouse tem esta dinâmica de podcast e não serve de todo para quem quer consumir algo rapidamente. As conversas no Clubhouse são demoradas e como não podem ser ouvidas à posteriori obrigam-te muitas vezes a ficar horas na aplicação. Além disso, são conversas muito ricas. Por serem muitas vezes baseadas em partilha de experiências e de conhecimentos, têm um carácter muito informativo que, honestamente, não é para toda a gente. Isto não significa que o Clubhouse não possa trazer mudanças à forma como utilizamos as nossas redes, porque isto efetivamente pode acontecer mas não creio que será para já.

Acredito muito mais no Instagram tentar adotar alguma funcionalidade semelhante, como fez com o Reels em relação ao TikTok, do que o Clubehouse destronar o Instagram.

 

 

Estou a gostar muito de utilizar a plataforma e creio que começarei brevemente a abrir as minhas primeiras salas por lá. Se quiserem seguir-me o meu user é @maria.goncalves.