Há muitas alturas em que faz sentido colocar-se um documento para download no blog. Uma checklist, um tutorial ou qualquer outro documento, em vários formatos (PDF, Word, Excel, etc) são um ótimo chamariz para potenciais clientes, principalmente se estiverem relacionados com os produtos que tens para vender. A grande dúvida é: como adicionar um documento para download no website? Se tens um site em WordPress, é bastante simples porque podes fazê-lo diretamente dentro da plataforma. Se tens um site noutra plataforma, então terás de usar uma ferramenta externa.

Cria o documento para download

Usa a tua imaginação e produz algo que seja realmente útil para o teu público-alvo, um material que crie desejo e que o impulsione a fazer o download. Não te esqueças de personalizar o documento com o logótipo da tua marca bem como o link para o website e redes sociais.

 

Guarda o documento no tipo ficheiro apropriado

Se for para impressão, o mais apropriado é um documento PDF. Dessa forma, não ficará desconfigurado no momento de imprimir, nem os leitores poderão fazer edições. O formato PDF é também útil para evitares que repliquem o teu ficheiro ou lhe façam alterações. Mas poderás guardar noutro tipo de formatos, tal como o Excel, quando estás a partilhar um ficheiro de planeamento ou qualquer coisa que a pessoa deva preencher diretamente no ficheiro.

 

Faz upload do documento no teu site

WORDPRESS

Se tiveres WordPress, no painel de controlo, deverás ir Multimédia » Adicionar Ficheiro. De seguida, selecionas o ficheiro pretendido através do botão que se encontra no centro do ecrã “Seleccione ficheiros”.

Quando o ficheiro carregar, irá aparecer a opção de Editar. Deverás clicar aí, para que entres numa nova página com toda a informação do ficheiro que acabaste de fazer upload.

wordpress

Copia o link do ficheiro da box que se encontra à tua direita. Agora, cola o link num novo separador do teu browser para confirmares que o ficheiro está a abrir corretamente. Se for um PDF, o ficheiro vai abrir diretamente no browser. Se for outro formato, como Word ou Excel, vai começar o download automático. Os formatos Excel e Word não são permitidos diretamente no WordPress, mas poderás criar um ficheiro .zip com esse documento lá dentro e carregar o ZIP para a tua plataforma exatamente da mesma maneira.

 

wordpress

 

NOUTRAS PLATAFORMAS

Se o teu website não está construído em WordPress, pode não ser possível carregar um ficheiro destes formatos diretamente dentro da plataforma. Nessas casos, a melhor forma de conseguires ter um ficheiro para download é recorreres a algo como o Google Drive.

como adicionar um documento para download no blog

 

Clica no botão azul do canto superior esquerdo, onde diz “NOVO”, e escolhe a opção “Carregar ficheiro”. É então que deves escolher o ficheiro que queres disponibilizar.

 

como adicionar um documento para download no blog

 

como adicionar um documento para download no blog

Poderás consultar o progresso do carregamento no canto inferior esquerdo. Quando o carregamento estiver completo, abre o ficheiro. No canto superior direito da janela podes encontrar três pontos. Clica nesse botão para acederes à opção de “Partilhar”.

É aí que deves configurar qual a forma de partilha do teu ficheiro. Podes escolher três opções de partilha:

  • Apenas com determinadas pessoas através dos seus emails. Para acederem ao ficheiro, terão de ter sessão iniciada.
  • Com qualquer pessoa que aceda através do link
  • A qualquer pessoa na internet

Deves selecionar a opção “A qualquer pessoa na internet” para que não tenhas de aprovar acessos individuais cada vez que alguém quiser aceder ao ficheiro e deves também ativar a opção “Editar” ou a pessoa não conseguirá fazer download, apenas ver na plataforma. Se o teu ficheiro é editável, como um Excel, cria uma primeira folha onde dás indicações para criarem uma cópia do ficheiro e não editarem diretamente aquele.

O link gerado é o que deves partilhar para que tenham acesso ao conteúdo.

 

Cria um link para o documento no teu artigo ou página

Já só falta ligares o teu ficheiro ao artigo onde o vais promover e podes fazê-lo de maneiras distintas.

Por um lado, podes colocar o link como hiperligação usando apenas uma frase. Por outro lado, podes usar uma imagem bonita e chamativa onde coloques o link do ficheiro como hiperligação ou um botão.

 

Mas vais mesmo disponibilizar o teu ficheiro sem pedir nada em troca?

Um ficheiro para download gratuito é uma das melhores formas de conseguires aumentar a tua lista de emails e fazeres crescer o potencial das técnicas de email marketing. Vê neste artigo como disponibilizar um ficheiro para download em troca do email.