Em tempos já escrevi por aqui sobre como criar um ficheiro para download. Mas dessa vez não aprofundei a temática das caixas de subscrição e da subscrição em troca do ficheiro.
Começo por dizer que tudo o que vou falar neste artigo é especificamente para quem tem um site WordPress com alojamento próprio. Só quem utiliza a ferramenta do WordPress.org conseguirá aplicar todos estes passos desta exata forma.
Existem muitas formas de colocar um ficheiro para download em troca do endereço de email dos visitantes do site, alguns plugins que o fazem de forma mais ou menos automática, mas hoje vou explorar como fazê-lo utilizando o Mailerlite. A vantagem de fazer isto desta forma é que, até atingires os 2000 subscritores, é completamente gratuito e os endereços de email das pessoas que fizerem download do teu ficheiro ficam logo diretamente na tua ferramenta de email marketing – sem custos extra para que isso aconteça. Assim, quando quiseres enviar comunicação para essas pessoas basta criares uma campanha no Mailerlite que os contactos já se encontram todos lá.
Muitas outras ferramentas permitem disponibilizares o ficheiro em troca do email mas, ou pagas um extra para que haja essa ligação direta à tua ferramenta de envio de emails, ou tens de importar os contactos manualmente antes de cada campanha que decidires criar.
Já expliquei como podes colocar o ficheiro disponível, e esses passos terão de ser feitos exatamente da mesma antes do resto que vou partilhar contigo hoje.
Antes de avançares, lê o artigo “Como adicionar um ficheiro para download no site”
Depois do ficheiro ser carregado para a zona de Multimédia do teu site – tal como se de uma imagem se tratasse – e de teres copiado o link direto para o ficheiro, está na hora de trabalhares do lado do Mailerlite.
Primeiro, faz login na tua conta do Mailerlite – ou cria uma através deste link.
Cria um novo grupo de subscritores
Se já tens um grupo para onde queres enviar os subscritores, podes dirigir-te logo à criação do formulário em “Forms” (2). Se ainda não tens, primeiro tens de criar um grupo em “Subscribers” (1);
De seguida, clica em “Groups” para criares o teu novo grupo de subscritores.
Já dentro do separador “Groups” clica no botão laranja no topo à direita que diz “Create group”. Dá um nome ao grupo, clica no botão verde “Create” e o teu grupo está criado.
Cria um formulário
Depois do grupo criada, acede a “Forms” no menu verde do topo e, já dentro desse separador, clica no botão laranja no canto superior direito que nesta fase deve dizer “Create embeded form”. Se quiseres criar outro tipo de formulários, como um pop-up, basta que seleciones outra das opções apresentadas.
De seguida, atribui um nome ao teu formulário.
O passo seguinte será selecionar o grupo para onde queres que vão os subscritores deste formulário. Para isso, basta selecionar o grupo que criaste ou definiste, fazer scroll até ao fim da página e clicar no botão laranja no fim da lista de grupos. Podes selecionar mais do que um grupo, isso fará com que os subscritores daquele formulário sejam adicionados a todas as listas/grupos que selecionares neste ponto.
Na página seguinte poderás começar a editar o teu formulário. Basta clicares nos textos para aparecer o editor dos mesmos à direita e, quando não tens nenhum selecionado, a barra da direita contém as opções de design que podes editar. Cores, alinhamentos, tamanhos e tipos de letra, largura do formulário, etc.
Para além da página do formulário, que é a que aparece em primeiro lugar, tens outra página neste ecrã que deves editar, a página “Success message”. Esta é a mensagem que aparecerá ao teu subscritor após clicar no botão para enviar os seus dados. Quando terminares tudo, basta clicares no botão verde no topo à direita que diz “Next”.
Finalizado o formulário, tens uma última página com várias opões. No topo encontras a opção “Double opt-in” (1), que está sempre ON por defeito. Isto significa que o teu subscritor terá de confirmar o seu endereço de email antes de fazer efetivamente parte da tua lista. Podes desativar esta opção se recolheste os endereços de email de outra forma em que essa autorização já foi dada, por exemplo através de uma compra no teu website.
Quando a opção está ON tens mais duas funcionalidades nesta página: “Double Opt-in Email” (2) e “Double Opt-in Thank you page” (3). O texto destes conteúdos está em inglês por isso deves sempre, pelo menos, traduzir. Mas podes acrescentar a informação que quiseres.
Para o envio de um ficheiro automaticamente, esta opção deve estar ON e deves acrescentar o link de acesso ao ficheiro no texto da “Double Opt-in Thank You Page”. Não coloques o link logo no “Double Opt-in Email”, pois esse é apenas o email que a pessoa recebe a dizer que tem de confirmar a sua subscrição. Se enviares logo aí, a pessoa fará o download do ficheiro sem nunca chegar a subscrever a tua lista. Só a “Double Opt-in Thank You Page” é que é a página para onde a pessoa é redirecionada quando confirma o endereço de email, portanto só aí faz sentido colocar este link.
Ainda na mesma página, se fizeres scroll irás encontrar várias formas de partilhar o teu formulário. As duas que provavelmente mais usarás são o link direto (quando quiseres que a pessoa veja só o formulário sem a enviares para nenhuma landing page, pode ser útil em alguns casos) e o código HTML, que podes copiar clicando no botão em baixo à direita que diz “Copy to clipboard”. Poderás colocar o código HTML onde quiseres ao longo do teu site. Não te esqueças que para o HTML ser lido tens de colar na visualização HTML e não de formatação de texto normal.
Espero que este tutorial te tenha ajudado a colocar uma caixa de subscrição no teu blog WordPress e, principalmente, a teres a tua primeira oferta de um download gratuito para conseguires angariar mais contactos para a tua lista de emails.

17 Ofertas para fazeres crescer a tua lista de emails
Faz o download gratuito deste guia e aproveita estas dicas de produtos-íman para aumentar a tua lista de subscritores e criar a estratégia de e-mail marketing perfeita para ganhares autoridade e venderes através dos teus emails! Vamos a isso?