Depois da minha experiência espetacular com o Pinterest, em que aumentei de 3 mil visitas únicas mensais para 11 mil visitas únicas mensais em apenas quatro meses, decidi partilhar como podes conseguir mais tráfego para o teu site com o Pinterest.

Em Portugal esta é uma plataforma ainda muito negligenciada pelos criadores de conteúdo. A maioria das pessoas usa o Pinterest para pesquisas pessoais mas não tira real partido dele para gerar tráfego para o seu site ou blog.

Soa-te familiar?

O Pinterest, ao contrário do que possas pensar, não é uma rede social mas sim um motor de pesquisa. Se analisares a forma como pessoalmente o utilizas, irás facilmente perceber isso. Seja para procurar um tema específico ou simplesmente para inspiração, o Pinterest não é o local onde interages com amigos e família mas sim onde pesquisas de forma muito pessoal e individualista.

Tendo em conta que é esse o comportamento normal do utilizador, então enquanto criadora de conteúdos é lá que tu queres estar, para dar resposta a este tipo de pesquisas. Mas como é que podes fazer isso?

 

Como conseguir mais tráfego para o teu site com o Pinterest

Bem, existem algumas coisas que podes fazer para dar um boost e conseguir mais tráfego para o teu site com o Pinterest, entre elas estão:

  • Cria frequentemente novos pins para os artigos do teu blog (tenta criar entre 3 a 5 pins novos todas as semanas);
  • Certifica-te que as descrições dos teus pins têm um forte componente de palavras-chave relacionadas com o tema daquela publicação;
  • Guarda cada um dos teus pins novos para o teu álbum pessoal mais relevante em primeiro lugar;
  • Cria pins que chamem a atenção e que sejam extremamente bonitos para que as pessoas queiram clicar neles.

Muito mais há para dizer, mas essencialmente o que precisas saber é que imagens bonitas, palavras-chave em grande massa e uma atividade regular irá trazer-te muitos benefícios nesta plataforma. É também essencial que tenhas uma conta empresarial e que todos os teus álbuns visíveis (ou seja, os que não são secretos) estejam diretamente relacionados com o tema principal do teu projeto. Evita teres álbuns sobre tudo e mais alguma coisa, esta conta Pinterest é a conta do teu negócio e deve dizer respeito apenas a essa temática.

 

Como criar pins visualmente apelativos

Criares pins bonitos que façam com que as pessoas queiram clicar e guardar é provavelmente das coisas mais importantes desta lista. O Pinterest é um motor de pesquisa VISUAL pelo que a imagem conta mais do que nunca. Mas eu sei que muita gente tem dificuldade com esta parte, por isso, quero dar-te algumas dicas de como criares imagens para o Pinterest que resultam mesmo.

Em primeiro lugar é importante que cries vários pins para cada um dos teus artigos. entre 5 a 8 pins por cada artigo publicado, em diferentes estilos, com variações de cores, imagens e texto, é o mínimo para aumentar largamente a atenção prestada ao teu conteúdo. Nunca sabes qual a versão que irá disparar e tornar-se viral, trazendo-te imenso tráfego. Eu sei que isto parece demasiado trabalho mas acredita, fazeres vários pins para cada artigo irá compensar bastante!

Agora, algumas dicas para criares estas imagens de forma a atraíres a atenção das pessoas:

  • Usa uma imagem vertical (2:3 ou 600×900 é o recomendado)
  • Todas as imagens devem ter texto, para que a pessoa perceba que aquilo é um artigo de blog e clique para ir ler o conteúdo e não guarde apenas a imagem bonita num álbum – isso não irá trazer-te tráfego nenhum;
  • Usa um texto grande e fácil de ler – as pessoas fazem scroll de forma rápida e só tens um segundo para captar a sua atenção
  • Usa fotos luminosas e coloridas – podes recorrer a bancos de imagens, vê aqueles que mais recomendo no artigo “10 plataformas para deixar o teu blog ainda mais atrativo através da fotografia”;
  • Não uses demasiadas cores para que a imagem não fique demasiado colorida e se perca a atenção do texto;
  • Certifica-te que o texto é completamente legível e não se perde em cima da imagem;
  • Escreve um título que seja catchy, por exemplo, no lugar de “10 dicas de organização” escreve “10 dicas incríveis para organizares o teu dia”
  • O texto que escreves em cima da imagem não tem de ser obrigatoriamente o mesmo que escreveste no título do artigo no teu blog. Google e Pinterest são motores de busca diferentes e deves adaptar os textos a cada um deles.

Para criar mais rapidamente imagens para o Pinterest, sem ter de usar programas complicados, costumo usar o Canva. É um editor super fácil de usar, tanto no computador (onde tem mais funcionalidades) como no telemóvel e a versão gratuita é mais do que suficiente para a maioria dos projetos. Mesmo que não percebas absolutamente nada de design, o Canva tem vários templates pré-feitos e com apenas alguns cliques substituis rapidamente imagens, textos e cores sem precisares de puxar muito pela tua veia criativa.

Com estas pequenas dicas, e dedicando entre 1 a 3 horas por semana ao Pinterest, poderás ter conteúdo regular e fazer um brilharete. Se não tens grande tempo, podes utilizar o Social Champ que te permite fazer agendamentos tanto de Pinterest como de outras plataformas, ajudando-te a estruturar a tua estratégia de conteúdos e a manter tudo em funcionamento mesmo que haja algum imprevisto ao longo da semana ou do mês.

 

Já utilizas o Pinterest para conseguir mais tráfego para o teu projeto? Quais destas dicas já aplicas e quais ainda não aplicavas?

+100 palavras-chave para descrições no Pinterest

As palavras-chave são o segredo para conseguires viralizar no Pinterest e angariar milhares de visitas para o teu site.  Neste guia, partilho contigo +100 palavras-chave, divididas por áreas de negócio, para utilizares nas tuas descrições e obteres o melhor desempenho possível! Vamos a isso?