Já deste o primeiro passo: criaste o teu negócio próprio e finalmente tiraste da caixa um projeto que há muito estava nos teus objetivos. Agora, está na altura de atrair clientes! Ao contrário do que possas pensar, conseguir o primeiro cliente pode ser uma tarefa mais simples do que pensas, desde que apliques as estratégias certas. Neste artigo, partilho contigo 5 dicas essenciais para conseguires concluir com todo o sucesso a tua primeira venda!



Como conseguir o primeiro cliente no teu negócio?

Certifica-te que conheces o teu público-alvo

Antes de mais, é extremamente importante que estudes o teu público-alvo ao detalhe, para que possas compreender com exatidão como criar uma comunicação apelativa para esse target. Para isso, e especialmente numa fase inicial, deves estudar o mercado. Tenta compreender quem são os teus potenciais clientes, onde estão, quais são os seus hábitos, os seus interesses, as suas dores e especialmente os seus comportamentos online. Onde passam mais tempo online, que compras fazem e que plataformas utilizam são as perguntas-chave.

Uma das coisas que podes fazer para te ajudar nesta tarefa é fazer um estudo de mercado através do Google Forms, por exemplo. Cria algumas perguntas que consideres chave e distribui o questionário em locais onde saibas que os teus potenciais clientes efetivamente estão.

Não tenhas receio de divulgar o teu negócio

Noto que muitas empreendedoras, quando estão no início do seu negócio, têm algumas dificuldades em divulgar o seu negócio, muito pelo medo do que os outros possam pensar. O que os outros pensam não é relevante para o teu negócio mas a divulgação que fazes do mesmo, é! Se não divulgas o teu projeto num determinado lugar porque tens receio que pessoa y descubra, estás a perder a oportunidade de atingir clientes que estão realmente interessados nos teus serviços. O que é mais importante, no final do dia? O que os outros pensam ou o teu rendimento?

Além disso, os amigos e família podem ser excelentes formas de divulgação para conseguires o teu primeiro cliente. Diz-lhes que abriste o teu próprio negócio e explica-lhes de uma forma muito simples o que fazes e para que servem os teus serviços. Se puderes fazê-lo, um cartão de visita pode ajudar a cimentar toda a informação e inclusive ser um bom lembrete caso o teu amigo ou familiar tenha alguém a precisar dos produtos ou serviços que tens para oferecer.


Cria um site para o teu negócio

Como já expliquei várias vezes, ao teres um site estás a permitir que os utilizadores encontrem o teu projeto quando estão à procura do produto ou serviço que ofereces. Haverá algo mais valioso do que isto? Do que conseguires chegar a clientes que estão efetivamente à procura do que tens para oferecer? Se esta frase só por si não te convence a criar um site, não sei o que fará. Se não tiveres um site para o teu projeto, estás simplesmente a perder clientes.

Obviamente que ter um site bem posicionado nos motores de busca exige tempo e dedicação. Teres uma componente de blog no teu site ajuda sempre a que o teu site seja visto como uma autoridade em determinada temática, por isso começa a trabalhar em publicações ainda antes de lançares o teu negócio. Caso tenhas a disponibilidade financeira, é interessante criares campanhas no Google Ads para fazer com que os teus potenciais clientes te encontrem ainda mais facilmente.


Sê consistente nas redes sociais e mantém a tua informação atualizada

Hoje em dia e caso tenhas um negócio próprio, a presença digital é crucial para conseguires chegar a mais clientes. Dependendo do teu público-alvo, há determinadas plataformas onde deves ser consistente e investir o teu tempo nessa direção faz todo o sentido. Se os teus potenciais clientes passam tempo nessa plataforma, faz todo o sentido que cries conteúdo alinhado com o que procuram e que divulgues os teus produtos ou serviços. Já sabes: para teres uma presença relevante numa determinada plataforma, é necessário que cries conteúdo de forma consistente.

Certifica-te também que tens sempre a tua informação atualizada e visível. Como é que potenciais clientes vão entrar em contacto contigo se não souberem como? Tem sempre o teu contacto colocado em locais de destaque e fáceis de encontrar. Caso tenhas um espaço físico, liga-te ao Google Maps para ser mais fácil encontrar a tua loja.



Descobre os locais certos para procurar clientes

Ao contrário do que possas pensar, não há nada de errado em seres tu a procurar os teus próprios clientes. Para isso e, novamente, é importante que conheças o teu público-alvo profundamente para que consigas facilmente perceber onde podem estar à procura dos teus produtos ou serviços. Podes espreitar os tradicionais sites de procura de emprego (há mais anúncios para freelancers do que possas imaginar), ou sair fora da caixa e procurar em locais como grupos de Facebook ou explorar sites como o Fiveer.

Depois, só tens de ser cuidadosa com a forma como abordas o cliente. Tenta ser assertiva mas não demasiado intrusiva e, caso optes por utilizar as redes sociais para procurar clientes, foge das mensagens privadas sem autorização. Se essa for mesmo a única alternativa, optar por fazer apenas o envio de uma mensagem a solicitar o e-mail para um contacto mais profissional.


Conseguir o primeiro cliente é desafiante mas o mais importante é que não desistas. Caso não estejas a ter sucesso nas primeiras investidas, tenta perceber porque é que as coisas não estão a funcionar e fazer pequenos ajustes para adaptar ainda mais o que tens para oferecer ao teu público-alvo. Lembra-te que o que é difícil é realmente “arrancar”, a partir daí ninguém te pára! Caso necessites de ajuda no teu caminho, podes sempre consultar a minha página de mentorias.

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Descobre o teu público-alvo

Teres um público-alvo bem definido é essencial para que consigas comunicar os teus produtos e serviços da melhor forma possível.  Neste workbook, vais encontrar exercícios práticos que te vão ajudar a perceber exatamente quem é o teu cliente ideal, para que finalmente possas vender tanto como sempre sonhaste!