O Instagram é atualmente uma das redes sociais com mais utilizadores a nível mundial e é, por isso, o “lugar para estar” para a maioria das marcas. Se sentes que o teu público-alvo pertence à fatia que está no Instagram, está na hora de avançares e partires para a plataforma. Neste artigo, vou ensinar-te passo a passo como criar uma conta de Instagram para o teu negócio e como configurá-la corretamente para receber os teus potenciais clientes. Vamos a isso?

 

Como criar uma conta de Instagram?

Comecemos pelo início: vamos criar uma conta de Instagram do zero para o teu negócio.

1. Abre a aplicação do Instagram e clica em “Criar nova conta”. De seguida, vais escolher o teu nome de utilizador. O Instagram só te deixa avançar este passo se o nome de utilizar que escolheste estiver disponível.

2. Associa um número de telemóvel ou e-mail à tua conta. Esta associação é útil para a autenticação de dois fatores (que deves sempre ligar), recuperação de password, etc.

3. De seguida, será enviado um código de confirmação para o Instagram verificar que o contacto ou e-mail que facultaste estão corretos.

3 imagens passo a passo para criar uma conta de instagram para negócios

4. De seguida, só terás de escolher a tua password.

5. E já está! Estamos preparadas para começar a trabalhar na tua conta de Instagram.

2 ecrãs para te ajudar a criar uma conta de instagram passo a passo

Ao clicares em “Concluir Registo”, o Instagram vai dar-te a oportunidade de conectares a tua conta ao Facebook e os teus amigos te acharem. Isto não é necessariamente importante nesta primeira fase, por isso, podes saltá-lo se desejares. Na tua conta de Instagram de marca, pouco te importa se os teus amigos pessoais te estão a seguir se não se transformarem em teus clientes.

 

Que nome de utilizador devo colocar ao criar uma conta de Instagram?

Deves estar a perguntar-te: “Mas se já escolhi um nome de utilizador, porque é que vamos falar disto novamente?”. Primeiro, porque podes alterar o teu nome de utilizador a qualquer momento e, depois, porque o nome de utilizador é algo que normalmente gera muitas dúvidas – e onde vejo muitos erros! Além disso, se estamos a falar de como criar uma conta de Instagram do zero, temos de abordar o nome de utilizador certo?

O nome de utilizador que escolheres deve ser idealmente o nome da tua marca, desta forma vais fazer com que seja muito mais fácil encontrar-te caso o utilizador venha através de outra plataforma onde também estás presente. No entanto, às vezes pode acontecer o nome da tua marca não estar disponível.

Nesses casos, podes optar por variações simples do nome. Por exemplo:

  • nome-da-marca
  • nome_da_marca
  • nomedamarca
  • nomedamarca.pt
  • nomedamarca_
  • nomedamarca_pt
  • nomedamarca_com
  • nomedamarca.com

Tenta apenas que o nome da tua marca se mantenha legível e facilmente identificável. Evita adicionar palavras à exceção do pt ou com, dependendo da terminação do domínio do teu website.

Há sempre quem queira optar pelo nome próprio, mas eu aconselho a só o fazeres quando o teu projeto está assente em ti enquanto pessoa, como coach ou como mentora, por exemplo, e não tens interesse em criar uma marca mais abrangente que tenha outros profissionais a desempenhar as mesmas funções sobre uma insígnia comum.

 

Como alterar o nome de utilizador?

1. Clica no botão “Editar Perfil”.

2. Altera o nome de utilizador e clica em “Concluído”. Esta mudança pode não ser imediata, por isso não te preocupes caso o teu nome de utilizador não se altere automaticamente.

como criar uma conta de instagram de marca e alterar o nome de utilizador

Se o nome estiver ocupado, aparece logo uma mensagem a vermelho a indicar que o nome não está disponível. Se tens o nome noutro perfil e queres agora usar no perfil da tua marca, deixo o alerta que atualmente os nomes de utilizador ficam “retidos” durante 14 dias após a mudança, até poderem ser usados novamente.

Isto significa que se tens o nome de utilizador “nomedeutilizadorA” num perfil vazio, à parte, porque andavas a guardar o nome até teres tudo concluído na página da tua marca, vais precisar de, nessa conta à parte, alterar o nome para outra coisa qualquer para que o nome “nomedeutilizadorA” fique disponível a usar na tua conta principal. Só que essa disponibilidade não é imediata. Após a primeira mudança, terás de esperar 14 dias até poderes usar o nome noutro perfil.

 

O que colocar na imagem de perfil ao criar uma conta no Instagram?

Ao criar uma conta de Instagram, terás sempre de escolher uma imagem de perfil.

A imagem de perfil é o pequeno ícone que aparece ao lado do teu nome de utilizador numa pesquisa e que é apresentado na lateral superior esquerda do teu perfil. 

Na imagem de perfil do teu Instagram de marca faz sentido que coloques ou uma fotografia tua ou o logótipo da tua marca. Mas como saber o que deves escolher? Se, por acaso o teu projeto tem um cariz mais pessoal e vais aparecer com frequência (como tende a acontecer na área de coaching, por exemplo), faz sentido que utilizes uma fotografia tua.

Esta fotografia deve, obviamente, responder a alguns critérios:

  • deve ser uma fotografia com qualidade e nitidez
  • deve representar-te a ti e à mensagem que pretendes passar no teu projeto
  • deve perceber-se perfeitamente o teu rosto

Não vale a pena escolheres uma foto com muitos detalhes, já que vão perder-se devido ao tamanho do ícone. Opta por uma foto clean, de preferência a sorrir – torna o teu perfil mais convidativo – e cuja cores sejam similares ou idênticas ao que escolheste para o branding da tua marca. Apostares nesta coerência ajuda não só a reforçar o reconhecimento da tua marca como a passar uma imagem ainda mais profissional do teu perfil.

Caso a tua imagem não seja necessariamente importante para a tua marca, opta por um logótipo. É importante que o logo também tenha qualidade suficiente, esteja nítido e, acima de tudo, que seja preparado para ficar visível nestas dimensões – já que esta imagem é redonda.

 

Como editar a fotografia de perfil?

1. Clica no ícone onde aparecerá a tua imagem de perfil, no círculo do canto superior esquerdo. Depois, clica na opção “Adicionar uma foto de perfil”.

2. De seguida, seleciona o local de onde vais importar a tua fotografia. Podes importá-la da seleção de fotografias de perfil do teu Facebook, tirar uma fotografia no momento ou selecionar a fotografia através das opções disponíveis na tua galeria. Caso escolhas esta terceira opção (a mais comum), opta pela opção “Escolher da Biblioteca”.

como criar uma conta de instagram e mudar a imagem de perfil

3. Seleciona a fotografia que queres escolher, posiciona-a e redimensiona-a como preferires. Para isto basta moveres e “abrires” a fotografia com os dedos, como se estivesses a fazer zoom na mesma.

4. Quando estiveres satisfeita, é só clicares em “Concluído” e a imagem aparecerá automaticamente no teu perfil.

como alterar a imagem de perfil ao criar uma conta de instagram

 

O que colocar na bio ao criar uma conta de Instagram?

Um dos erros que vejo constantemente em quem está a criar uma conta de Instagram para negócios do zero são biografias feitas “de qualquer maneira”, com montes de emojis e frases motivacionais.

Antes de mais, a biografia trata-se do pequeno espaço abaixo da tua imagem de perfil e do nome do teu projeto, onde é permitido que apresentes o teu projeto de forma muito sintética. A bio tem caracteres limitados e, por isso, é importante que os utilizes com estratégia já que o conteúdo que colocas neste espaço é pesquisável. Imagina que alguém pesquisa por “looks do dia”. Se a tua conta tiver esta palavra na bio, há a hipótese de aparecer nos resultados de pesquisa.

Ok, mas então o que é que deves ter na tua bio?

  • a tua localização, se for relevante;
  • uma frase que apresente o tema do teu projeto (proposta de valor) com as palavras-chave certas;
  • um convite à ação para o link do teu perfil – onde me vai levar o link? Que ação queres que eu realize nesse link?

Isso significa que não necessitas colocar o nome da tua marca? Sim, se fizeste tudo bem esse já é o nome teu nome de utilizador. Por isso na bio não é necessário repetir.

Na tua apresentação, inclui palavras que sintas que a tua audiência utilize para pesquisar aquilo que tens para oferecer. Muitas vezes, queremos utilizar palavras e termos muito elaborados, e esquecemo-nos que não é de todo isso que as pessoas colocam numa caixa de pesquisa. Vai direta ao assunto.

Call to action traduz-se em chamada para ação. Na prática, traduz-se numa expressão ou frase utilizada para incentivar alguém a fazer uma determinada ação, neste caso,para incentivar os teus seguidores a clicar no link da bio. Opta por frases curtas, chamativas e que gerem curiosidade. Alguns exemplos que podes utilizar:

  • “Lê o último artigo de blog no link”
  • “Compra o curso x com x desconto neste link”;
  • “Sabe como fazer x neste link”;
  • “Ebook para coisa X no link abaixo”

 

Como editar a bio da tua conta de Instagram?

1. Clica em “Editar perfil”.

2. Escreve a tua bio no local correspondente.

3. Após clicares em “Concluído”, a tua biografia aparecerá no teu perfil.

como alterar a biografia da conta de instagram

 

O que colocar no link da bio do Instagram?

Quando crias uma conta de Instagram, podes colocar um link visível no teu perfil. Este link fica clicável para o utilizador e é um dos poucos métodos dentro da plataforma que te permite direcionar tráfego para outro canal. Assim sendo, o ideal é que o link que coloques seja o link da tua plataforma principal, por exemplo o do teu site. No entanto, isto é relativo. Especialmente quando tens um Instagram de marca, faz todo o sentido que cries uma estratégia de comunicação que, muitas vezes, implica que dirijas as pessoas para outro local. Por exemplo, ao publicitares uma promoção exclusiva para assinantes da newsletter, faz sentido que o link do perfil direcione para um formulário da tua newsletter.

Conclusão: como o Instagram permite que coloques apenas um link de cada vez, vais ter de estar sempre a mudar os links, estando especialmente atenta aos timings. Para resolver este problema, podes optar por utilizar uma landing page com um agregador de links.

Se isto te soou muito complicado, não te preocupes porque não é. Na prática, esta é simplesmente uma página que serve apenas para apresentares vários links num local só. Podes utilizar algumas opções gratuitas como o Linktree, no entanto se tiveres um site, o ideal é que tentes criar uma página só para este efeito dentro do mesmo. Porquê? Porque, desta forma, estás a contabilizar os cliques no link do teu perfil como visitas ao teu site também. Se o teu site estiver alojado no WordPress, podes facilmente fazer isto com um plugin como o Elementor.

 

Como editar o link após criar uma conta no Instagram?

1. Clica na opção “Editar o teu perfil”.

2. Preenche o campo com a informação “Site”.

3. Após colocares o site e clicares em “Concluído”, o teu site aparecerá clicável no teu perfil.

como alterar o link numa conta de instagram

Devo ter a conta de Instagram privada ou pública?

No Instagram, é possível teres a tua conta como privada ou profissional. Uma conta privada é, tal como o nome indica, uma conta em que o teu conteúdo está privado e os utilizadores têm de te enviar uma espécie de “pedido de amizade” para conseguir vê-lo. Ou seja, o teu conteúdo não está exposto de forma pública, mas apenas de forma controlada para quem tu queres que o veja.

Porque é que este tipo de conta não faz sentido se tiveres um negócio online? Porque o Instagram funciona um bocadinho como uma montra, onde estás a divulgar o teu trabalho. Se as pessoas não conseguirem ver o teu trabalho, porque achas que vão querer acompanhar? Especialmente nos dias que correm, ninguém segue contas simplesmente por curiosidade – tens mesmo de dar um motivo para te acompanharem.

Já para não dizer que, ao colocares o teu perfil como privado, várias técnicas de divulgação não vão funcionar:  o uso de hashtags ou a identificação de outros influenciadores ou marcas. Porque, estando o perfil privado, as tuas publicações não aparecem nessas listagens a quem ainda não te segue.

Resumindo e concluindo: se tens uma conta de marca, deves ter o teu perfil público, para que possas ter o teu conteúdo exposto aos teus potenciais clientes e utilizar técnicas de divulgação como as hashtags.

 

Como mudar para uma conta profissional?

1. Clica em “Editar Perfil”.

2. Clica em “Mudar para conta profissional”.

3. Vai aparecer-te um ecrã com algumas informações sobre o que é uma conta profissional. Clica sempre em “Seguinte”.

4. Escolhe a categoria mais adequada para o teu conteúdo.

5. No passo seguinte, podes escolher mostrar ou ocultar a tua categoria no teu perfil.

6. No passo seguinte, deves escolher entre “Negócio” e “Criador de Conteúdo”. Neste fase, o Instagram vai colocar a tua conta como “conta de negócio” ou “conta de criador de conteúdo”.

7. De seguida, podes escolher ou não conectar a tua conta de Facebook. Se o fizeres, vais poder ter acesso a algumas funcionalidades como publicar na tua conta de Instagram e Facebook ao mesmo tempo. Caso queiras para já saltar este passo, clica em “Não associar ao Facebook agora”.

8. No passo seguinte, deves colocar as informações de negócio caso o desejes. Lembra-te que estas informações vão ser exibidas no teu perfil.

9. Estás pronta! Já tens a tua conta profissional ativa e daqui a sete dias vais poder aceder às estatísticas.

 

Outra forma de mudar a tua conta para uma conta profissional

1. Abre o menu de definições da tua conta, nos três traços no canto superior direito.

2. Seleciona o menu “Conta”.

3. Clica em “Mudar para conta profissional” e segue os passos a partir do tópico 3, do tutorial anterior.

 

Utilizar criar conta de Instagram de negócios ou de criador de conteúdo?

Quando estás a configurar a tua conta profissional, um dos passos pede-te que digas à plataforma se és uma conta de negócio ou um criador de conteúdo. Nesta fase, sem saberes, o Instagram está a definir o teu tipo de conta.

Neste momento, podes escolher entre ter uma conta de negócio ou uma conta de criador de conteúdo. Fazer esta escolha é simples: no caso de teres um negócio e pretenderes vender produtos ou serviços, deves escolher a conta de negócio; se fores um criador de conteúdo e pretenderes trabalhar com marcas e parcerias, deves escolher a conta de criador de conteúdo. Ainda assim, faz sentido que saibas quais as diferenças e benefícios de cada um deste tipo de contas.

Possibilidade de ocultação de contacto no perfil

O perfil de conta de criador de conteúdo possibilita ao utilizador ocultar a sua informação de contacto, se assim o desejar. O perfil da conta de negócio não o permite, já que os contactos são essenciais para os potenciais clientes.

Estatísticas 

Ambos os tipos de conta permitem o acesso às estatísticas. Ambas têm acesso a dados de impressões, alcance, conteúdo salvo, visitas ao perfil, gostos, seguimentos, cliques ao site, comentários, compartilhamentos* e envolvimento. Ambas as contas mostram também métricas detalhadas sobre a demografia dos seguidores, no entanto, a conta de criador de conteúdo mostra o número de pessoas que seguem e deixaram de seguir após a publicação de um determinado conteúdo. Na conta de empresa, também é possível o número de pessoas que seguem e que deixam de seguir, contudo esses dados são mostrados por dias e não por conteúdos.

Gestão de mensagens

A conta de criador de conteúdo possui três caixas de mensagens distintas: uma caixa de mensagens principais, outra de gerais e outra de pedidos. A filtragem entre a caixa de mensagens geral e principal é feita manualmente, enquanto que as mensagens da caixa de pedidos são mensagens de pessoas que nunca comunicaram contigo antes ou que não segues de volta. A conta de negócio possui apenas uma caixa de mensagens, para facilitar a gestão de mensagens.

Vendas

Esta é a maior vantagem do perfil de negócios: podes vender diretamente no Instagram e colocar stickers nas tuas publicações que dirigem os teus clientes para a página de compra. Estes stickers não são, contudo, criados na aplicação – são criados a partir da configuração da tua loja no Facebook. Mas vamos falar disso mais à frente.

As contas de criador de conteúdo, ao invés de terem esta facilidade na venda, têm a possibilidade de adicionar nas suas publicações do feed a informação de parceria remunerada e, inclusive, adicionar parceiros no Instagram Stories. A melhor parte é que, deste modo, as marcas têm acesso automático a uma série de estatísticas.

Mensagens automáticas

Ambas as contas permitem a possibilidade de criar uma mensagem automática para ser enviada aos utilizadores de forma imediata quando estes enviam uma mensagem.

Resumindo: a maior vantagem da conta de negócio é a possibilidade de vender no Instagram e, sinceramente, é só isso que te importa. Porquê? Porque quanto mais simples e prático for o processo de compra, seja através de que plataforma for, mais fácil é vender online.

Uffa, depois deste artigo, acredito que tenhas ficado esclarecida sobre como criar uma conta de Instagram do zero para o teu negócio e como configurá-la corretamente, para que possas começar desde o primeiro momento a cativar os teus potenciais clientes. O passo seguinte é saberes o que fazer para gerir a tua conta da melhor forma e, para te ajudar nesta tarefa, criei este guia de gestão de Instagram, com uma checklist e algumas dicas para que nada te escape. Podes fazer download do guia de gestão do Instagram de forma completamente gratuita abaixo. Ah, e não te esqueças de me seguir no Instagram em @mariagoncalves.pt para mais dicas!

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