As landing pages são, tal como o nome indica, páginas de “aterragem” criadas com um propósito de conversão muito específico em mente. São uma ferramenta de email marketing excelente, que tende a resultar muito bem quando correctamente utilizada. É por isso que hoje quero ensinar-te como criar uma landing page no Mailerlite.

Caso o teu site esteja no WordPress e pretendas criar uma landing page, o ideal é que utilizes o plugin Elementor. Permite-te uma maior personalização e é muito fácil de utilizar. No entanto, caso não utilizes o WordPress e estejas alojado numa plataforma que não tenha esta opção, uma boa alternativa é criar a landing page no Mailerlite.

Lê também “Como criar uma newsletter no MailerLite”

 

Criar uma landing page no Mailerlite

O primeiro passo é aceder ao menu “Sites” no Mailerlite. Após acederes ao menu, só tens de clicar em “Create Landing Page”. Dá-lhe um nome e clica em “Save and Continue”.

landing page mailerlite

 

Depois, terás de escolher um grupo de subscritores. Este grupo de subscritores será o grupo onde os emails retidos pela tua landing page ficarão. É sempre interessante criar um novo grupo de subscritores para receberes estas novas pessoas porque, desta forma, conseguirás controlar da forma mais exata a conversão da tua landing page.

 

Logo de seguida, entrarás numa página que te permite escolher um modelo de landing page. Há vários modelos disponíveis, sendo que todos eles permitem alguma personalização, em termos de cores e tipos de letra. Poderás também remover alguns elementos, contudo não é possível mover a maioria. Tem isso em consideração quando escolheres o teu modelo.

templates mailerlite

 

Ao escolheres o teu template entrarás no menu de personalização, onde estarás efetivamente a criar o design da tua landing page. É nesta fase que deverás utilizar os teus textos e imagens referentes ou a tua newsletter ao teu produto íman, por exemplo. Para modificares cada um dos blocos, só precisas de clicar e é automaticamente aberto do lado direito o menu de personalização. Se reparares, no topo da tua página de configuração, vais poder perceber que também poderás personalizar a tua “Sucess Page”.

sucess page

 

A “Sucess Page” trata-se da página que aparecerá às pessoas depois de subscreverem com sucesso a tua newsletter. Aqui, pode ser interessante adicionares uma mensagem que relembre que o teu email pode estar na caixa de spam ou no separador de “Promoções”. Se isto acontecer numa primeira vez, terás mais hipóteses de não voltar à caixa de spam se o teu subscritor fizer esta procura pelo teu email.

Quando estiveres satisfeita, só terás de clicar em “Save and Update”.

 

Definições da Landing Page

Após terminares o design da tua landing page, entrarás no menu de definições da página. Na primeira opção, será possível escolheres o sufixo do teu url. Infelizmente não é possível mudar o domínio do url na opção gratuita, o que não é obviamente a opção esteticamente mais agradável. Caso tenhas um plano pago no Mailerlite, esta opção já é permitida.

Na segunda opção, poderás fazer o upload do teu “Favicon”. O teu “Favicon” é o pequeno ícone que aparece nas tabs do teu browser quando entras num determinado site. Se tiveres um favicon próprio, faz todo o sentido que o coloques na tua landing page, já que desta forma vais conseguir um visual mais coerente e uniforme.

Os próximos passos já serão relativos às próprias definições da landing page. O primeiro menu é relativo ao SEO. Como sabes, o SEO trata-se da optimização para pesquisa em motores de busca o que, neste caso em concreto, pode nem sequer ser extremamente importante. Óbvio que, quanto mais optimizado estiver melhor, contudo não vai ser fácil indexares a tua landing page numa boa posição no Google. Porquê? Porque a indexação, além da própria página em si, tem em consideração a autoridade do teu site em determinada área, assim como o desempenho geral do mesmo. Neste caso, o URL não está associado ao teu site, ou seja esta tarefa está dificultada.

criar uma landing page no mailerlite

O menu “Social Share” serve apenas para definires o título e descrição da tua landing page quando a mesma é partilhada nas redes sociais. Por defeito, o título e descrição que aparecerão são os que definiste nas tuas definições de SEO. No “Analytics and Custom Code”, poderás inserir tanto o código que te permite rastear as estatísticas no Google Analytics, como numa campanha de Facebook. Isto é extremamente útil para acompanhares o desempenho da tua landing page. Os campos seguintes são relativos à personalização do código da tua landing page. Se quiseres fazer alterações através de programação manual, deverás colocá-las nos campos seguintes, mediante a sua localização.

Estás satisfeita? Clica em “Save e Continue” e estás pronta!

 

Cria um Workflow para a tua landing page

Ok, o rosto da tua landing page já está criado, agora tens de criar o fluxo de emails que o teu subscritor vai receber quando colocar o email na caixa de subscrição. Para isso, só tens de clicar no menu “Automation”.

No ecrã de criação do teu workflow, cria no “+” imediatamente a seguir da primeira caixa, onde diz “When a subscriber joins a form”. Ao clicares no “+” vais poder adicionar uma nova opção ao teu fluxo de emails. As opções são várias mas acho que pode ser útil ensinar-te a criar um fluxo onde tenhas um email onde ofereças o teu produto íman e onde de seguida o subscritor seja colocado na tua newsletter. É muito simples.

No primeiro “+” vais clicar em “Email”. Imediatamente do lado direito terás acesso ao menu que te permite personalizar o teu email. É neste email que poderás colocar um link para download do teu produto-íman ou onde oferecerás o teu conteúdo exclusivo. Para começares a trabalhar no teu email só terás de clicar na opção “Design Email”. Aí vais entrar no menu de campanhas do Mailerlite e poderás desenhar normalmente o teu email. Depois, já sabes, é só clicar em Done Editing.

criar uma landing page no mailerlite

 

Quando tiveres o teu email finalizado, só tens de voltar a clicar no “+” seguinte e clicar em “Action”.  No menu do lado direito, só terás de escolher “Copy to Group” e escolheres o grupo para o qual queres reencaminhar estes subscritores, por exemplo a tua newsletter.

criar uma landing page no mailerlite

E já está! Agora só falta partilhar o link de forma estratégica para captares novos subscritores!

Criar uma landing page no Mailerlite é um processo relativamente simples. O que pode efetivamente tornar-se mais complicado é definir toda a estratégia por trás. Captar leads eficazmente e montar um funil de conversão que realmente ofereça resultados pode ser desafiante, mas vale muito a pena.