No artigo de hoje, vamos falar de como criar uma loja online em WordPress. Este foi o tema mais votado nas Instagram Stories que partilhei há umas semanas e é também uma dúvida que sei que atormenta muita gente.

Há várias opções para criar lojas online, inclusive há plataformas que se especializaram nesse tema como a Shopkit por exemplo. Por essa razão, é fácil ficar-se confuso, afinal qual é a melhor forma de criar uma loja online?

Sinceramente acho que não há uma resposta única, cada pessoa terá de analisar as plataformas existentes para perceber o que funciona melhor para si e para o seu negócio. Mas eu, como fã incondicional do WordPress, acho que é uma excelente solução e por isso hoje vou ensinar-te a criar uma loja online em WordPress, que é na verdade algo super fácil.

 

Como criar uma loja online em WordPress

Antes de mais terás de pensar em quatro coisas: no domínio, no alojamento, no tema e no plugin Woocommerce. Só com estas quatro coisas é que conseguirás criar uma loja online em WordPress. Mas a partir daí é super fácil, não só criar como gerir a tua loja.

Domínio e Alojamento

Tal como qualquer outro site em WordPress, a tua loja precisará de um domínio e de um alojamento. O domínio é a morada, o link que enviará as pessoas aos teu espaço e o alojamento é a casa, ou melhor, o terreno onde irás construir a casa. O WordPress é como uma casa pré-fabricada, que te poupa o trabalho de construção manual e que, dentro de certos limites, pode ser personalizada ao teu gosto.

O sítio que mais aconselho para compra de alojamento e domínio sem surpresas desagradáveis é a WebHS. Se estás a iniciar e a tua loja não tem mais de 50 produtos, bastará adquirires o alojamento Linux HS @ S. Este alojamento fica por 56€ por ano, somando um domínio .PT, o valor final será 69€ por ano.

 

Tema

Tal como nas casas pré-fabricadas, não existe apenas um modelo. Existem cores e disposições diferentes, certo? No WordPress funciona da mesma forma. Existem os temas (também chamados de themes ou templates) que definem qual a disposição que o teu site irá apresentar. Com alguma personalização podes mudar-lhes as cores, as fontes (tipo de letra) e outros detalhes, mas normalmente a disposição global terá de manter-se daquela forma. Assim sendo, é essencial que escolhas um tema que corresponda logo ao website que gostarias de ter. Neste caso, precisas de escolher um tema e-commerce. Todos os sites em WordPress permitem ter loja, mas um tema que preveja já uma loja online irá ter as páginas específicas correspondentes à loja muito mais trabalhadas e muito mais bonitas.

Existem temas WordPress gratuitos e pagos, mas se queres criar um negócio com pés e cabeça então convém que o trates de forma profissional desde o primeiro momento e isso implica adquirires um tema com as funcionalidades suficientes para teres uma loja única e à tua medida. Estes temas têm normalmente preços entre os $49 e os $69.

 

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Plugin Woocommerce

Tal como disse, qualquer site WordPress, independentemente do tema, poderá ter uma loja. Para isso basta que instales um plugin chamado Woocommerce – este é o segredo de como criar uma loja online em wordpress de forma fácil e rápida. Os plugins no WordPress são como aplicações que instalas dentro do teu site e te permitem fazer um sem número de coisas de forma muito fácil. Este plugin é específico para a criação de lojas online. Assim que o instalas e o configuras, poderás vender qualquer produto de forma automática. Este plugin é completamente grátis e existem outros plugins – alguns gratuitos outros pagos – que funcionam em conjunto com este e aumentam ainda mais as funcionalidades da tua loja.

 

Como instalar e configurar o Woocommerce passo a passo e criar um loja online em Worpress

  • Dentro do backoffice do teu acede ao menu “Plugins” na barra preta do lado esquerdo;
  • Clica no sub-menu “Adicionar novo” para adicionares o plugin do WooCommerce
  • Irá aparecer-te uma página já com alguns plugins e com uma caixa de pesquisa, à direita;
  • Na caixa de pesquisa escreve “WooCommerce”;
  • Irá aparecer-te uma lista de vários plugins mas deverás instalar apenas o primeiro;
  • Clica no botão “Instalar” e após a instalação o mesmo botão mudará para “Ativar”, clica para ativares o plugin;
  • Irás reparar que do lado esquerdo, na barra preta, duas novas opções apareceram, uma que diz “WooCommerce” e outra que diz “Produtos”;
  • Também é provável que no topo da página tenha surgido algumas caixas de notificação com botões roxos que te incentivam à configuração do WooCommerce;
  • Em princípio a primeira caixa dirá “Bem-vindo ao WooCommerce – Você está quase pronto para começar a vender :)” e por baixo terá dois botões, clica no que diz “Iniciar o Assistente de Configuração”;
  • Preenche o país da tua localização;
  • Preenche a moeda em que vais aceitar pagamentos;
  • Seleciona se pretendes vender apenas produtos físicos (produtos que envias para casa do cliente), produtos digitais (o cliente fará um download) ou se também venderás produtos ou serviços pessoalmente (se sim, coloca um visto na caixinha por baixo da caixa de dropdown);
  • Faz scroll até ao fim da página e clica no botão roxo que diz “Vamos começar!”;
  • No ecrã seguinte poderás configurar os métodos de pagamento, normalmente o Paypal está logo selecionado e o email apresentado é o email com que fizeste o teu registo no WordPress. Se esse não é o teu email de Paypal deves alterá-lo. Para conseguires receber pagamentos pelo Paypal deverás ter uma conta Paypal Business e terás de configurar a conta, introduzindo um Token (jé te explico onde);
  • Tens outros métodos de pagamento disponíveis, para cada um determinadas informações terão de ser configuradas. Neste ecrã consegues apenas selecionar os métodos que queres mas só dentro do sub-menu “Configurações” no menu “WooCommerce” no teu backoffice é que conseguirás configurar cada um;
  • Depois de selecionares o que queres, faz scroll até ao fim da página e clica no botão “Continuar”;
  • No ecrã seguinte tira o visto das três aplicações que te são sugeridas, e clica em “Continuar”;
  • No ecrã seguinte podes instalar ou nao o Jetpack. Jetpack é um plugin gratuito que te permite ter mais algumas funcionalidades relacionadas com o WooCommerce e até com o WordPress em geral. Se quiseres instalar clica em “Continuar com Jetpack” se não faz scroll até abaixo e clica em “Ignorar este passo”;
  • Na página final poderás avançar logo para a criação de produtos ou se fizeres scroll até abaixo podes clicar em “Visitar painel” para regressares ao backoffice do WordPress;
  • Para as restantes configurações, clica no menu “WooCommerce” na barra preta do lado esquerdo e no sub-menu “Configurações”;
  • Dentro deste sub-menu poderás editar todas as informações que acabaste de preencher assim como configurar cada um dos métodos de pagamento, editar os emails que são enviados ao cliente e para ti própria a cada passo, entre muitas outras coisas;
  • Na opção “WooCommerce” poderás aceder a todas as encomendas (e é aqui que as irás aprovar, cancelar, editar…), poderás criar cupões de desconto, aceder a relatórios de vendas e ver todas as configurações da tua loja;
  • Na opção “Produtos” é onde irás criar e editar os produtos da tua loja. Este sistema é muito semelhante ao da criação de artigos e páginas, tendo depois um menu onde podes dizer se o produto é físico, digital (e nesse caso poderás adicionar um ficheiro para download) ou virtual (no caso de serviços ou workshops por exemplo, em que não há um produto materializado);
  • Na página de criação de um produto tens duas zonas para adicionar imagens, uma que diz “Imagem do produto” e outra “Galeria de imagens”. Apesar de poderes colocar imagens na galeria, no caso de quereres apresentar mais do que uma imagem do produto, tens sempre de adicionar uma imagem à “Imagem do produto” pois será esta que irá aparecer na página inicial;
  • Na página de criação do produto há duas caixas de texto, uma primeira como se fosse um artigo de blog e uma segunda após a configuração do preço e afins que diz “Breve descrição”. Na primeira caixa deverás fazer uma descrição mais longa e detalhada. Do produto, das suas vantagens, algumas informações relacionadas com o pagamento ou o envio por exemplo. Algo que convença o cliente a comprar e que lhe dê todas as informações que precisa. Na segunda caixa, da “Breve descrição” deves escrever apenas 2 ou 3 linhas com uma informação basica e resumida do produto;
  • As categorias e etiquetas que aparecem dentro dos produtos não são as mesmas que atribuis aos artigos do blog, aliás, poderás reparar que para já esta zona nos produtos não tem nenhuma categoria. Estas categorias servem para filtrar os produtos dentro da loja.

Lê também “Qual a diferença entre categorias e tags/etiquetas?”

 

Os meus temas preferidos para uma loja online em WordPress

 

Lê também “7 templates de wordpress para um site mais profissional“.

 

6 plugins que podem melhorar a tua loja online em WordPress

Affiliates Pro + Affiliates WooCommerce Integration

Estes dois plugins em conjunto permitem que cries um programa de afiliados dentro do teu site, para que outras pessoas possam vender os teus produtos e ganhar uma comissão sobre essas vendas. Podes definir valores diferentes de comissão para diferentes afiliados, disponibilizar materiais gráficos para os afiliados trabalharem e estes podem aceder às suas próprias estatísticas e acompanharem os seus resultados.

 

Facebook for WooCommerce

Sempre que criares um produto na tua loja online esse produto será também criado na tua página de Facebook – página de empresa que associaste ao teu site WordPress através deste plugin. Assim potencias as vendas sem teres o trabalho de criar o produto nos dois lados.

 

Product Customer List for WooCommerce

Dentro do editor do produto conseguirás ter acesso a uma lista completa de todas as pessoas que compraram esse produto. Podes imprimir essa lista ou apenas exportar para o teu computador. Excelente para gerires os teus clientes e até para os casos de lojas em que há envios físicos.

 

Woo Checkout Field Editor Pro

O WooCommerce tem um formulário de compra para os teus clientes. Dados que têm de preencher para finalizar a compra. O que acontece é que, na versão standard, não consegues editar quais os dados que são recolhidos. Por isso, quer tenhas uma loja que vende produtos físicos, quer vendas um serviço ou um produto digital, os dados recolhidos são sempre os mesmos. Com este plugin consegues editar este formulário retirando campos que não façam falta no caso do teu negócio em particular e adicionando outros que sejam relevantes.

 

WooCommerce Filter Orders by Product

O WooCommerce permite que acedas a uma lista completa de todas as encomendas feitas no teu site. Essa lista tem alguns filtros mas não permite filtrar por produto. Ou seja, se quiseres ter uma lista de todas as pessoas que compraram um determinado produto terás sempre de instalar um plugin. O Product Customer List for WooCommerce que falei acima permite-te ver e exportar uma lista de clientes ao entrares dentro do editor do produto. Este plugin permite-te fitrar na página de encomendas. Eu uso os dois.

 

Woocommerce Payment Gateway Per Product

Esta é uma das minhas mais recentes aquisições. No WooCommerce podes definir vários métodos de pagamento, mas quando defines um conjunto de métodos estes estarão disponíveis para todos os produtos. Com este plugin poderás definir quais os métodos disponíveis para cada produto individualmente – imagina que queres que um produto físico permita pagamento na entrega mas tens outro produto que tem de ser pago antecipadamente ou que é digital e não pode permitir esse tipo de pagamento.

Estes são os plugins mais básicos, que te ajudam na gestão diária e que são na sua maioria gratuitos. Mas no site do WooCommerce podes ver uma lista infinita de extensões (plugins adicionais) que permitem transformar a tua loja online num super negócio e facilitam-te imenso a vida. Com os plugins certos podes poupar imenso tempo evitando que tenhas de contratar pessoas para fazerem coisas que um plugin resolve e deixando-te com tempo livre para fazeres outras coisas. Ser empreendedor não é nada fácil, temos de nos munir das ferramentas mais indicadas que nos facilitem o trabalho. Sem medos! Um bom investimento agora pode fazer com que o teu negócio cresça muito mais, com um custo inicial ainda assim bastante baixo.

Uff, e é isto. Espero que tenha ajudado a perceberes como podes criar uma loja online em WordPress, dentro do site WordPress que já possas ter, seja a loja o elemento principal ou apenas mais um elemento para juntar ao blog e às restantes páginas. A loja WordPress permite-te vender produtos físicos, digitais e serviços (que podem ser prestados de forma presencial ou virtual). No caso de quereres criar um curso online com acesso a vídeos e afins, o ideal é um tema com plugins específicos para o assunto e não tanto a criação de uma loja no formato que indico aqui. Podes também optar por ter o curso em plataformas como a Udemy ou a Hotmart, tendo no teu site apenas uma landing page de venda mas toda a parte de login e acesso aos materiais do curso estão numa plataforma externa – a que a pessoa passa a ter acesso após a compra.

Se tiveres mais alguma dúvida sobre como criar uma loja em WordPress deixa tudo nos comentários!

O que deves incluir na
homepage do teu site?

Ao criares um website há a tendência a querer mostrar tudo logo na homepage, mas isso pode tornar a utilização dos visitantes bastante complicada e fazê-los fugir da tua página. Neste guia vou ajudar-te a saber exatamente o que incluir na tua homepage para que o teu site se destaque e comeces a cativar potenciais clientes desde o primeiro contacto!