Nesta fase, já conheces a importância do e-mail marketing e de teres uma newsletter que acrescente valor a quem te acompanha. Claro que é fantástico ter uma página do Instagram recheada de seguidores, mas mais incrível ainda é teres uma mailing list carregada de pessoas que adoram o teu trabalho. Não te esqueças, estas pessoas deram-te a sua forma de contacto digital mais pessoal. O e-mail marketing é uma das ferramentas que permite que chegues mais perto do teu público e é crucial saber utilizá-la da melhor forma. Como sei o quão difícil podem ser os primeiros passos decidi escrever este artigo, com o intuito de te ensinar a criar uma newsletter no Mailerlite.
Pessoalmente, adoro trabalhar com o MailerLite. É uma das opções mais intuitivas e abrangentes do mercado, especialmente a um preço tão acessível – e tem também uma versão gratuita. Além disso, permite-me fazer tudo no mesmo local: gerir as minhas listas de subscritores, desenvolver a minha newsletter, criar landing pages e formulários de subscrição e analisar os meus resultados. Queres começar a angariar contactos e enviar a tua primeira newsletter? Queres saber tudo sobre a plataforma? Então, vamos a isso!
Porque é que prefiro o MailerLite?
O MailerLite é uma das minhas plataformas favoritas para empreendedores e criadores de conteúdo, pela sua excelente relação qualidade-preço. Como mencionei acima, reúne todas as ferramentas que considero necessárias para a criação de uma estratégia eficaz de e-mail marketing, explorando-as de uma forma extremamente amiga do utilizador. As ferramentas de gestão de e-mail marketing tende a ser complicadas de trabalhar, por estarem muitas vezes mais dirigidas para um contexto empresarial. O Mailerlite permite que qualquer pessoa que esteja minimamente familiarizada com os conceitos percorra facilmente a plataforma.
Além disso, é possível usufruir de uma versão gratuita até aos 1000 subscritores, completamente suficiente para criar uma newsletter e colocá-la operativa. Esta possibilidade de usufruíres de um período inicial gratuito vai permitir-te reconhecer a importância do e-mail marketing. Vais perceber rapidamente que aquela história que te contam de que “já ninguém abre e-mails” não se encaixa propriamente quando entregas conteúdo interessante para o teu público.
A partir dos 1001 subscritores, já terás de pagar um valor mensal [a partir de $10]. No entanto, esse valor será facilmente recuperado se entretanto te dedicares a explorar possíveis funis de vendas.
Outra das vantagens do MailerLite face a outras plataformas – como por exemplo é MailChimp – é que contabiliza cada e-mail como único. O que é que isto significa? No MailerLite, mesmo que alguém esteja inscrito em duas das tuas listas de e-mails com o mesmo e-mail, o MailerLite contabiliza-o apenas como um. E esta questão da contabilização pode parecer irrisória, mas a verdade é que pode ser uma fator importante quando estás a pagar a subscrição do MailerLite. Queres mesmo pagar a subscrição de 1001 subscritores quando só tens 800 e-mails únicos?
Como usar o MailerLite?
PRIMEIROS PASSOS PARA TE INSCREVERES NO MAILERLITE
Para te inscreveres no MailerLite, vais precisar de preencher três formulários.
Chegas ao primeiro ecrã de registo ao clicares no botão “Sign Up”, localizado no canto superior direito do ecrã. De seguida, será pedido que insiras o nome da tua empresa (que pode perfeitamente ser o teu nome), o teu e-mail e a tua password. Aqui, não é necessário que o e-mail seja aquele de onde pretendes enviar as tuas newsletters.
De seguida, és convidada a completar o teu registo. Terás de responder às questões comuns de identificação do teu projecto e a outras que impõem um pouco mais de desenvolvimento. Vais ter, por exemplo, de explicar como recolhes ou tencionas recorrer subscritores e o conteúdo que tencionas enviar nos teus e-mails. O MailerLite necessita que respondas a todas estas questões, para perceber o propósito no contacto com o teu público e se pretendes fazê-lo de uma forma ética.
Após o preenchimento de todos estes dados, entras finalmente num ecrã onde é possível começares a trabalhar com o MailerLite. Contudo, antes de começares a explorar a plataforma, recomendo-te que termines o teu registo, caso contrário não estarás aprovado para o envio de e-mails. Para chegares ao terceiro ecrã de registo, basta clicares no botão “Request Approval”.
Preparada para terminar o teu registo?
O último passo de registo serve para verificar o teu site e o domínio do teu e-mail. Aqui sim, é pertinente que utilizes o e-mail de onde tencionas enviar a tua newsletter. Esta verificação é um dos pontos que diminui a probabilidade da tua newsletter ir parar à caixa de spam. No entanto, nesta fase é preciso ter em consideração se tens um domínio e a tua própria caixa de e-mail.
Explico porquê: se o teu e-mail for associado a uma caixa de e-mail comum (gmail, outlook, hotmail) tem efectivamente mais probabilidades de ser considerado spam. É importante teres isto em consideração porque, apesar de ser possível terminares o registo, vais ter mais dificuldades em ultrapassar a questão do spam. Isto não acontece exclusivamente no MailerLite, mas em todas as plataformas de serviço de e-mail. Aliás, existem plataformas em que nem sequer é possível terminares o registo sem um e-mail próprio.
Após a finalização do registo, estás finalmente pronta para começar a angariar os primeiros contactos! Uma das formas mais diretas de angariares contactos é através do teu site. Pensa comigo: as pessoas já te visitam, logo estão mais suscetíveis a querer conhecer melhor a tua marca ou a continuar a receber o teu conteúdo, certo? Para que os possíveis interessados possam inscrever-se na tua newsletter precisas de ter formulários de subscrição no teu site.
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Como criar um formulário de subscrição no MailerLite?
Os formulários de subscrição do MailerLite são fantásticos para colocares ao longo do teu site, de forma a conseguires angariar contactos para a tua mailing list. Criá-los é muito fácil no MailerLite. Na opção “Forms”, podes escolher entre criar “Pop-ups”, “Embedded forms” e “Promotions”. Todos eles são óptimas opções para explorares no teu site, dependendo do teu objectivo.
- Pop-ups – os pop-ups são janelas que abrem numa página de navegação, no caso com uma caixa de subscrição. O melhor dos pop-ups é que são programados para aparecerem quando alguém está há mais de x tempo no teu site ou está a preparar-se para fechar a página. Tendem a funcionar especialmente bem porque a pessoa já teve oportunidade de conhecer o teu produto ou conteúdo e, caso o mesmo seja do seu interesse, torna-se mais fácil facultar-te o teu e-mail.
- Embedded forms – são caixas de formulário que podem ser colocadas ao longo do teu site, para recolheres novos subscritores. Podes colocá-los onde achares mais pertinente, mas funcionam especialmente bem entre ou no meio de artigos. Novamente a mesma premissa: dás ao subscritor a oportunidade de reparar no valor que o teu conteúdo ou produto pode acrescentar, tornando-o mais susceptível a subscrever a tua newsletter.
- Promotions – as promoções são janelas pop-up (o que significa que funcionam da mesma forma), no entanto específicas para uma promoção ou para um produto-íman disponível por tempo limitado.
Vou ensinar-te a criares uma caixa de formulário, para que possas colocá-la ao longo do teu site. Após criares ao teu primeiro formulário, os restantes são muito similares, pelo que vais sentir-te muito mais familiarizada e preparada para desenvolver os próximos.
PASSO-A-PASSO PARA CRIARES UMA CAIXA DE SUBSCRIÇÃO
No separador “Forms” clica em “Embedded Forms” e depois em “Create Embedded Form” – este é o tipo de formulário que podes colocar no fim dos artigos do teu blog, na barra lateral, etc. Dá um nome ao teu formulário e depois escolhe um grupo onde colocar os teus subscritores. Se pretenderes criar um novo grupo de subscritores, tens de fazê-lo antes no separador “Subscribers”. De seguida, é aberta a vista de design da tua caixa de formulário e o agradecimento após a subscrição à tua newsletter. O design é extremamente fácil de trabalhar e permite-te criar uma opção o mais dentro do branding da tua marca possível.
Nesta fase, quero apenas que prestes especial atenção ao separador de “Settings”, onde podes adicionar algumas opções à tua caixa de subscrição que podem fazer sentido para ti. Podes adicionar uma frase relacionada com a política de privacidade da tua newsletter, uma checkbox de confirmação, enviar os subscritores para um link específico após a subscrição ou permitir que escolham em que mailing lists querem ser incluídos (no caso de abordares várias temáticas no teu site, por exemplo).
Após terminares o teu formulário, tens acesso à página onde vais conseguir controlar o número de subscritores, criar automações para este conjunto de pessoas e definires se pretendes ou não que os teus subscritores tenham de confirmar que pretendem estar inscritos na newsletter – double opt-in. Tens também acesso aos códigos para colocares a tua caixa de subscrição onde quiseres. Tens acesso ao código HTML, Javascript e um link direto que permite que partilhes o teu formulário mesmo que não tenhas nenhum website.
Devo optar por um e-mail Double Opt-in?
Sem dúvida. Um Double Opt-in E-mail trata-se de um e-mail de confirmação dupla. O que é que isto significa? Que após subscrever a tua newsletter, o utilizador recebe um e-mail que o “obriga” a clicar num botão para confirmar a sua subscrição e avançar efectivamente para o recebimento da newsletter/promoção/produto-íman. Porque é que isto é útil para ti? Porque é possível que este primeiro e-mail vá passar ao spam. Mas como as pessoas estão realmente focadas em receber o teu conteúdo, vão ter de retirar o e-mail da caixa de spam para poderem clicar no botão de confirmação, que lhes dará acesso ao conteúdo seguinte. Isto faz com que os teus próximos e-mails tenham muito menos hipótese de ir parar ao spam. Podes personalizar o texto do teu Double Opt-in no separador “Double Opt-in E-mail”.
É por isso que também faz tanto sentido que a tua primeira comunicação com o teu novo subscritor seja algo de valor. Tenta criar um pequeno produto íman, um artigo exclusivo, ou até um desconto, etc. e promete enviá-lo como agradecimento da subscrição da tua newsletter. Além disto funcionar especialmente bem para aumentar as adesões à tua newsletter, vai fazer com que exista realmente um interesse significativo no teu e-mail – e que consequentemente, resulte numa busca na caixa de e-mail.
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Preparada para receber os teus novos subscritores?
Se mantiveste a opção do Double Opt-in, os teus seguidores vão receber um email na sua caixa de entrada para que confirmem a sua subscrição. Só depois de acederem a esse email e confirmarem no link enviado é que farão definitivamente parte da tua lista/grupo.
Este email de boas-vindas é totalmente personalizável e inclui, para além do email em si, um segundo ecrã que é a página de confirmação, esta também personalizável. Poderás aceder a estas opções dentro da página de definições do formulário de subscrição que acabaste de criar.
Nesta última mensagem, na “Double Opt-in Thank You Page”, poderás colocar o link para um produto íman, um código de desconto ou qualquer outra oferta que tenhas prometido aquando da subscrição. Estas mensagens vão ser enviadas automaticamente sem teres de fazer mais nada.
NOTA: não coloques o link de download ou a oferta na mensagem de boas vindas “Double Opt-in Email”, pois essa mensagem vai ser enviada para todos os que colocarem o seu endereço de email na caixa, e tu necessitas que eles validem primeiro que querem pertencer à tua lista antes de terem acesso aos conteúdos gratuitos.
Como criar uma newsletter no Mailerlite?
Agora que já tens os teus primeiros subscritores, só tens de criar a tua newsletter. O editor do Mailerlite é muito intuitivo e depois do primeiro contacto vai ser super fácil mexeres na plataforma para tudo o que quiseres.
Escolhe qual é o tipo de campanha que pretendes criar
As tuas newsletters devem ser criadas no separador “Campaign”. Existem diversos tipos de campanhas e vai terás de escolher uma delas no ecrã seguinte:
- Regular campaign – Esta é a opção tradicional de envio de newsletter e é a que faz sentido escolheres até estares mais familiarizada com os conceitos de e-mail marketing e com a resposta dos teus subscritores.
- A/B split campaign – Uma campanha A/B é muito útil para estudares o teu público-alvo. Permite-te enviar o mesmo conteúdo, no entanto com pequenas modificações, de forma a conseguires perceber que opção tem uma maior taxa de abertura. É muito interessante para testar call-to-actions, imagens, resposta a descontos, etc.
- Auto resend – Esta opção reenvia a tua newsletter no caso do subscritor não a ter aberto da primeira vez. Podes optar simplesmente por escolher reenviar novamente o e-mail, acrescentar uma mensagem pessoal ou enviar um conteúdo totalmente novo. Esta é uma das ferramentas mais úteis do MailerLite, contudo não está disponível na versão gratuita.
- RSS campaign – Esta ferramenta permite que o MailerLite envie novos e-mails cada vez que existe um update no teu site. Optar por campanhas RSS pode ser muito útil para atrair tráfego para o teu site, mas também aumenta a possibilidade dos teus e-mails serem considerados spam.
Como estás a dar os primeiros passos, deves criar uma “Regular campaign” para a tua newsletter. Completa o assunto e dirige-te ao editor de e-mails clicando no botão laranja “Next: CONTENT”.
Editores de design do MailerLite
É nesta fase que irás conhecer os editores de e-mail do Mailerlite. Começas por aterrar numa página que te permite criar um template novo ou utilizar um já existente. É também aqui que irão aparecer templates que tu cries manualmente e que guardes – sim, é possível guardares um formato e depois editares apenas os campos quando quiseres enviar uma nova newsletter.
De uma forma muito sucinta, o “Drag & Drop Editor” é perfeito para quem prefere apostar numa vertente mais estética. Podes personalizar totalmente o teu e-mail e newsletter, criar um layout completamente alinhado com a tua marca, entre outras opções extremamente dinâmicas. No entanto, há aqui algo muito importante que tens de ter em conta: e-mails deste género, com muitos anexos, têm imensa tendência a ser considerados spam. Por isso, reduz ao mínimo o número de imagens e links que colocas na tua newsletter, especialmente numa primeira fase.
Se quiseres optar por algo mais sóbrio e completamente básico, o que aconselho é mesmo o “Legacy Rich-text Editor” que simplifica o corpo do teu e-mail, mas que ainda assim possibilita que coloques imagens. No e-mail marketing, o importante é que entregues informação válida e relevante, por isso não te sintas limitada por não perder demasiado tempo no design.
Quando terminares o design do teu e-mail, podes pre-visualizar como irá aparecer, fazer um envio de teste para o teu próprio email ou de outra pessoa, ou, quando tiveres completamente a certeza de que está pronto, clicar no botão verde no topo à esquerda que diz “Done editing”.
Escolhe a quem queres enviar a tua newsletter
Por último, só tens de escolher a quem queres enviar as tuas newsletters. Neste momento, é muito fácil fazer essa seleção já que apenas tens uma lista de subscritores de e-mail. Contudo, conforme o teu número de subscritores vai aumentando, pode fazer sentido criar novas listagens de subscritores ou utilizar o separador “Advanced” que te permite criar condições para o envio de determinada campanha. Podes, por exemplo, definir que só os subscritores que chegarem após data x devem receber aquele e-mail.
Avança para “Review and Confirm”, verifica todas as opções da newsletter e avança finalmente para “Schedule”!
No ecrã de “Schedule”, podes escolher se pretendes enviar a tua newsletter agora ou fazer um agendamento… e está! Criaste e estás preparada para enviar a tua newsletter! Não foi fácil com este passo-a-passo?
Agora, explora o e-mail marketing porque o céu é o limite!
O e-mail marketing é uma ferramenta poderosíssima porque permite um contacto muito mais pessoal e próximo com os teus seguidores. Criar uma newsletter é apenas o primeiro passo. Além disso, as mailing lists não estão dependentes de algoritmos nem de um alcance pré-definido por outra plataforma qualquer. A tua mailing list está simplesmente dependente do quão boa é a tua estratégia do e-mail marketing e do valor que entregas com a tua newsletter, o que é incrível!
Para começares já a aumentar a tua lista de subscritores, partilho já contigo este guia gratuito, que te dá 17 ideias de ofertas que podes criar para convenceres os utilizadores a inscreverem-se na tua newsletter! Não percas esta oportunidade de começar já a criar a tua estratégia de e-mail marketing!
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