Um vídeo de marca é a combinação perfeita entre texto e elementos visuais que mostram os benefícios e diferenciação de um serviço ou produto. Mais importante ainda, os vídeos de marca são conteúdo estratégico que cria um vínculo emocional entre a marca e o público.

Os vídeos de marca são uma das ferramentas mais atraentes para criar uma fidelização significativa entre o público e tornou-se num dos formatos preferenciais dos próprios algoritmos das redes sociais. Por isso que não é uma surpresa que 50% dos profissionais de marketing afirmem que os vídeos de marca trouxeram o melhor retorno sobre o investimento.

Claramente, o vídeo é o dispositivo de marketing mais poderoso para as marcas e o formato que os próprios clientes mais gostam. De acordo com o HubSpot, 43% dos utilizadores adoram assistir a vídeos de marcas.

O melhor de tudo é que não precisas de um diploma ou de material caro para filmar um vídeo de marca de qualidade. Se conheceres os pontos essenciais para um vídeo de marca de alta conversão, serás capaz de o criar mesmo que nunca tenhas feito vídeos antes.

 

1. Pensa no objetivo e no público

Determinar exatamente o que desejas alcançar com o vídeo da tua marca é crucial. Isso irá ajudar-te a descobrir que vídeos de marca deverás criar.

Queres gerar reconhecimento da marca ou de um produto? Cria elementos visuais altamente inspiradores ou divertidos, que despertem o desejo de partilhar. Também podes compilar estatísticas interessantes sobre a tua empresa, sobre o mercado ou mesmo partilhar dicas através de conteúdo educativo.

Se o que pretendes é obter tráfego para o teu website, cria um vídeo teaser que desperte o interesse do espectador e o atraia ao ponto de clicar para saber mais. Ou, se desejas impulsionar as vendas, faz um pequeno anúncio em vídeo com uma oferta por tempo limitado.

Lembra-te que o teu vídeo não deve ser criado para agradar a toda a gente. Deve ser muito bem segmentado para atrair o público-alvo certo, aquele que estará mais disposto a conectar-se com a tua marca, a seguir-te ou a comprar os teus produtos.

Ao conheceres profundamente o público-alvo da tua marca, serás mais capaz de criar vídeos que despertem o interesse da audiência, que os leve a assistir ao vídeo até ao fim e a realizar a ação que pretendes.

Coloca-te no lugar do teu cliente-alvo e tenta entender os seus interesses, dúvidas e tipo de gatilhos que mais os aliciam. Reflete também sobre os elementos visuais mais atrativos para esta audiência.

 

2. Define o mood e o tom certo através da edição

De uma forma ou de outra, o trabalho real começa após a gravação do vídeo. O teu estilo de edição pode ajudar a definir o mood, o tom e a aparência que podem ser associados à tua marca.

Por exemplo, se estiveres a criar um vídeo para o Facebook, os utilizadores dessa plataforma devem reconhecer instantaneamente que é o vídeo da tua marca pela forma como foi gravado e pelo estilo da edição.

Para editares os teus vídeos de forma a serem sempre associados à tua marca, deves:

  • pensar nas emoções que estás a tentar evocar;
  • definir o mood relacionado com essas mesmas emoções através do estilo de edição;
  • para um vídeo mais dinâmico, alegre ou assustador investe em cortes e transições rápidos e chamativos. Se o que pretendes é provocar um efeito de relaxamento, opta por transições lentas e fluídas.

Para realizares tudo isto da melhor forma, garante que tens o Editor de Vídeo ideal.

Depois de terminares de gravar o teu vídeo, assiste ao que gravaste e, se achares que os arquivos são muito grandes, organiza-os e anota os frames que desejas incluir na edição final. Se te fores realmente dedicar mais ao vídeo, deverás investir num disco rígido com espaço de armazenamento extra para não prejudicares a preformance do teu computador.

Adiciona uma boa música de fundo mas que mude de ritmo, não seja demasiado monótona. A música deve combinar com a audiência para quem estás a comunicar assim como com as emoções que queres despertar, deve complementar a história da tua marca. Por fim, mistura as cenas e inclui o CTA para os incentivares à ação que pretendes, quando o vídeo terminar. A ação pode ser seguir-te numa rede social, subscrever a tua newsletter, fazer download de algo gratuito, visitar o website ou comprar.

 

3. Sê autêntica

Se desejas atrair e reter espectadores fiéis através dos teus vídeos, tenta transmitir uma sensação de originalidade usando texturas, fontes, estilos de animação e cores alinhados com a promessa da tua marca.

Concentra-te na personalidade da marca, pois isso irá ajudar-te a criar um visual eficaz que será agradável para os utilizadores e que os vai deixar envolvidos. Inclui as fontes, logótipo e cores da tua marca e trabalha o storytelling para maximizar o impacto dos vídeos que criares.

Usa os teus vídeos como ferramenta para moldar a opinião sobre a tua marca na cabeça da audiência. Faz com que as pessoas se conectem rapidamente a um nível emocional e terás clientes fiéis que nem eles mesmo sabem explicar o porquê de gostarem tanto da tua marca. Esta afinidade e relação emocional, difícil de racionalizar, é o que transforma uma marca simples numa marca de alto sucesso.

4. Selecione os materiais para o teu vídeo de marca

Então, agora que tens uma ideia clara do tipo de vídeo que vais criar e do público-alvo da tua marca, é hora de colocares tudo no lugar e começares o processo. Em primeiro lugar, cria ou reúne os videoclipes e as fotos que queres incluir no teu vídeo. Certifica-te que correspondem à estética da tua marca.

Para além disso, certifica-te que todos os materiais são também coerentes entre si. Isto é muito importante porque realmente estraga por completo um vídeo quando clipes e imagens com a mesma vibração e iluminação são interrompidos por algo com uma sensação e aparência completamente diferentes. A não ser que haja mesmo essa intenção propositada, devido ao storytelling, isto irá prejudicar o resultado do teu vídeo.

Tem sempre em mente que os teus vídeos são uma extensão da identidade da tua marca, não são algo à parte. Garante que cumprem a mesma estética, mensagem e tom de voz que utilizarias em qualquer outro material de marketing.

Para usares textos não precisas de seguir nenhuma regra muito rígida. Usa as fontes da tua marca, legenda os vídeos com frases pontuadas e completas, títulos em letras maiúsculas e destaque em algumas palavras-chave. Confirma que o texto usado está coerente ao longo de todo o vídeo (tipo de letra, tamanho, cores…) e, claro, que não existem erros ortográficos.

 

 

Os vídeos têm um enorme potencial para alavancar a tua marca. Mas, como em todos os outros materiais, deves implementar as estratégias certas e usar os elementos visuais corretamente para criar a impressão desejada. Lembra-te a primeira impressão é tudo, se criares a impressão errada ou perderes a atenção da audiência nas etapas que serviriam para a conversão, o vídeo não terá os resultados que desejas.