O lançamento de um novo produto tende a ser um momento especialmente rentável para qualquer negócio. Se criaste um produto incrível, alinhado com as necessidades do teu público e criaste as expectativas certas, vais inevitavelmente gerar vendas. No entanto, o número de vendas que vais fazer está diretamente relacionado com o quão boa é a tua estratégia de lançamento.

Lançar simplesmente um produto, sem desenvolver a atmosfera perfeita para tal, é igual a perder dinheiro. O momento de lançamento de um produto é o momento que, por norma, gera mais vendas num menor espaço de tempo. Aquele produto suprime uma nova necessidade, logo caso seja apelativo e o cliente esteja engajado o suficiente com a tua marca, é natural que queira adquiri-lo. Ou seja, este já é um momento natural de incentivo à compra, dependendo do quanto és visto como autoridade no mercado. No entanto, ainda pode ser potencializado – e é aqui que entra a estratégia de lançamento do produto.

Uma boa estratégia de lançamento de um novo produto pode começar semanas antes do lançamento e é importante que gere atenção e curiosidade para o mesmo. Ter esta estratégia bem definida e planeada vai fazer toda a diferença no teus resultados.

 

O que deves ter em consideração na estratégia de lançamento de um novo produto?

Certifica-te de que o teu público sabe que vais lançar um novo produto

Um dos erros mais comuns na estratégia de lançamento de um novo produto é limitar a comunicação apenas às redes sociais. Ok, isto faz sentido se o teu negócio estiver apenas no Instagram, mas e se tiveres também um site e uma mailing list? Não te esqueças de incluir todos os canais onde estás presente na tua estratégia de lançamento, caso contrário podes estar a deixar clientes de fora. E se não estás a abranger todos os teus clientes, já estás a perder vendas antes de começar.

 

Cria teasers para o teu produto

Uma das melhores maneiras de gerar curiosidade passa por criar uma campanha que gere antecipação em torno do lançamento – o chamado teaser. Os teus clientes são curiosos por natureza, por isso os teasers são uma poderosa arma para captar e gerar atenção em torno de um novo produto. Para isso, basta criares conteúdo que dê pequenas pistas sobre o teu novo produto, sem entregar de mais. Pode ser um vídeo ou uma série de publicações numa rede social. Esta estratégia ajuda também a aumentar o engajamento do teu projeto, já que o teu público acaba por ficar automaticamente mais atento.

 

Sê claro sobre o que é e o que faz o teu produto

É extremamente importante que o teu público tenha presente o que é o teu produto, o que faz, quais são os seus benefícios e que necessidades pode suprimir. Ou seja, todos estes aspectos têm de passar na comunicação que definiste, seja durante a campanha de teasers ou após a revelação do produto. Sê criativa e tira também proveito do storytelling. Apela à componente emocional e tenta sempre fazer com que o teu público consiga relacionar-se com as dores que suprimiste com a ajuda do teu produto. No final, não te esqueças de criar publicações que reúnam toda esta informação num só local, à parte da página de vendas.

Lê também: Como criar uma página de vendas que converta?

 

Tira partido dos funis de conversão

A maioria das empreendedoras foca a sua estratégia de lançamento nas redes sociais, no entanto o potencial do e-mail marketing não deve ficar esquecido. Como já referi várias vezes, os contactos que tens na tua mailing list são de pessoas que estão tão engajadas com o teu conteúdo, que estão dispostas a dar-te o seu meio de contacto mais pessoal – o e-mail. Uma grande percentagem são, também, pessoas que efetivamente já adquiriram algum dos teus produtos. Conclusão: estas pessoas estão mais preparadas para converter do que, se calhar, quem está nas redes sociais. Cria funis de conversão específicos que tenham em consideração compras passadas ou não, e faz o mesmo tipo de campanha de antecipação na tua mailing list. Oferece-lhes, inclusive, um desconto exclusivo antes do momento de lançamento!

 

Abre um momento de pré-venda

Abrir um momento de pré-venda é uma estratégia excelente quando já tens uma posição assumida no mercado. Após a estratégia de campanha de teaser, a pré-venda vai ajudar-te a entusiasmar e reter os primeiros clientes. Caso ainda não tenhas uma posição muito assumida no mercado, podes incentivar à compra na pré-venda com a ajuda de um desconto que dure apenas enquanto a pré-venda estiver ativa. Além de dar uma motivação extra para a compra, também te motiva a ti, porque vês as primeiras compras a acontecer. Podes também aproveitar e perguntar a estes clientes aquilo que gostariam de ver no teu produto e assim, ajustá-lo de forma a ir de encontro às suas expectativas (atenção, sempre sem perder o propósito inicial que definiste!).

 

Faz um evento de lançamento

Se este é o teu primeiro produto, é possível que não tenhas orçamento para criar um evento exclusivo para celebrar o lançamento do mesmo. Contudo, isto não significa que não possas utilizar as ferramentas ao teu alcance para, de alguma forma, celebrar o lançamento com os teus clientes. Quanto maior importância deres ao lançamento do teu produto, melhor os clientes vão percecionar o seu valor. Podes, por exemplo, criar um webinar exclusivo ou fazer um direto no Instagram onde fazes um pequeno workshop complementar a um dos módulos do teu produto. O que importa é assinalares o dia e fazeres com que os teus clientes se sintam parte de algo!

 

Não tenhas medo de vender

Sinto que, cada vez mais, a maioria das empreendedoras com quem me cruzo tem medo de vender. Não estão confiantes o suficiente ou têm receio que a comunidade sinta que elas estão constantemente a querer impingir produtos. Óbvio que tem de existir um equilíbrio entre o conteúdo de valor e o conteúdo de vendas, mas tens de vender. Se estás sempre a vender a medo e não mostras confiança no teu produto, não vais converter. Sê vocal, utiliza call to actions e, especialmente no momento de lançamento de um novo produto, incentiva a compra – sem medos.

 

Se tiveres todos estes aspectos em consideração na criação da tua estratégia de lançamento, as vendas vão refletir o teu trabalho. Despertares a curiosidade do teu público e criares a atmosfera certa para a perceção do valor do teu produto é meio caminho andado para conseguires transformar o lançamento num sucesso! O truque é simplesmente ter muito presente os hábitos do teu público-alvo (só assim vais conseguir perceber como podes atraí-los) e colocar mãos à obra!

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