A par com os artigos informativos, os artigos de reviews tendem a ter ótimas perfomances em blogs. Pensa comigo: quantas vezes já deste por ti a pesquisar opiniões sobre um produto ou serviço antes de o adquirir? Já reparaste na quantidade de vezes que carregas num blog durante essas pesquisas? É por isso que é tão importante saber como escrever reviews de produtos. Estes artigos, quando bem posicionados nos motores de pesquisa, podem ser uma fantástica fonte de tráfego e de rendimento passivo.

Quando lanças um artigo de opinião sobre algo que realmente seja relevante para o teu público-alvo, seja um produto muito procurado ou uma novidade, a tendência é  ser bem recebido. Escrever reviews numa base consistente também permite que ganhes autoridade aos olhos da tua audiência. Ao partilhares o teu conhecimento e mostrares o teu conforto em testar produtos ou serviços na área que dominas, vais tornar-te um especialista. Ou seja, as pessoas vão começar a procurar-te e dar relevância à tua opinião naquela determinada temática. As reviews são vitória atrás de vitória: mais visualizações, mais rendimento e mais autoridade aos olhos da tua audiência.

Mas lembra-te: escrever uma boa review, que transmita confiança e que converta, exige estratégia.

 

Como escrever reviews de produtos?

Recapitulando: o ideal é que as tuas reviews proporcionem confiança, resolvam um problema do teu público e que te tragam conversão. Conversão essa que pode significar vendas próprias, vendas em programas de afiliados ou parcerias com marcas. É sempre com estes objetivos em mente que deves escrever as tuas reviews. No entanto, com ligeiras ressalvas.

Porquê? Porque a última coisa que queres passar ao teu público é que estás a escrever aquele artigo apenas com o intuito de vender o produto. Lembra-te: tu queres, sim, solucionar problemas dos teus leitores e gerar confiança. A venda deve ser uma consequência da tua intenção.

Uma das coisas que é muito importante ter em consideração ao escrever reviews é que o teu leitor não está interessado se gostaste do produto ou não. O que ele quer perceber é se aquele produto o vai ajudar a resolver determinado problema, com base no teu teste/experiência.

Para isso, qualquer review precisa de responder às questões:

  • Como é que o produto/serviço funciona?
  • O que é que o produto/serviço promete?
  • O produto/serviço cumpre a sua função?
  • Pontos positivos e negativos da tua experiência com o produto/serviço.

Podes ainda adicionar comparações com os produtos/serviços concorrentes mais populares e onde é que pode ser adquirido. Quanto mais completa a tua review for, melhor ficará posicionada nos motores de pesquisa. Quanto melhor posicionada a tua review ficar, mais facilmente conseguirás obter tráfego e gerar rendimento passivo.

 

Descobre produtos que sejam relevantes para a tua audiência

Isto implica que estejas atenta às necessidades da tua audiência. Que problemas é que o teu público precisa de resolver? Quais são as dificuldades que estão a sentir? Que produto ou serviço é que pode resolver essas dificuldades ou problemas? É nesses produtos que te queres focar e essas reviews de produtos que queres escrever.

Após definir um produto, sê estratégica na escolha das palavras e frases-chave e, se possível, tenta que o teu artigo indexe não só para o nome do produto, mas também para o problema que resolve. Porquê? Porque nem sempre o teu público sabe exatamente que produto procurar para suprimir determinada necessidade. Se tiveres de escolher, pondera: este já é um produto conhecido? É possível que as pessoas pesquisem reviews efetivamente a partir do seu nome? Ou faz mais sentido procurarem pelo problema? Não te esqueças que o Ubersuggest é uma ótima opção para te ajudar nesta escolha.

 

Lê também: Como escrever um artigo de blog: o guia passo-a-passo para o sucesso

Utiliza e testa realmente o produto!

Esta é de caras: para conseguires dar a tua opinião sobre qualquer produto ou serviço, é importante que o testes. Só experimentando é que vais conseguir perceber o produto e compreender o que se destaca e o que não funciona para ti. Além disso, não resumas a tua opinião a apenas uma utilização. Por vezes, podes sentir dificuldades à primeira utilização, deturpando a tua opinião. Certifica-te que utilizaste o produto pelo menos um par de vezes antes de escrever a tua review.

Sempre que seja possível, tenta também passar pela experiência de compra, para te certificares da qualidade de todo o serviço. Contacta o apoio ao cliente, se necessitares, e não te esqueças de incluir toda essa experiência na tua review. Incluíres todos estes pontos no teu artigo vai proporcionar muito mais confiança a qualquer pessoa que pretenda fazer a compra.

 

Sê honesta e procura deixar claro para quem é que o produto pode servir

É muito importante que sejas honesta nas tuas reviews. Será essa transparência que vai ser atrativa para os teus leitores e que te permitirá converter mais facilmente. Ao escreveres uma review, não te esqueças de apontar sempre os prós e os contras de cada produto, claro, com educação e respeito pela marca. Procura também referir sempre para quem é que aquele produto será mais útil.

Exemplo prático: o produto de limpeza de rosto x. O produto x é muito eficaz no processo de limpeza, eliminando facilmente toda a oleosidade. Vai ser um ótimo aliado para peles oleosas, com tendência ao acne.

No segmento de beleza, isto é especialmente fácil de entender: um produto nunca vai funcionar para todas as peles. As nossas peles são únicas, logo aquilo que será um tesouro para alguns, será completamente desprezado por outros. O mesmo para qualquer tipo de produtos. As necessidades de cada um dos teus leitores são únicas, logo o que faz sentido para um, pode não ser a melhor escolha para outro. É por isso que é tão importante clarificar para quem é que determinado produto ou serviço é útil e faz realmente sentido.

 

Sumariza a tua review

Caso a tua review seja extensa, no final do artigo tenta criar uma lista que sumarize a tua experiência relativamente ao produto. Há dois tipos de pessoas à procura de reviews: as que querem ler todos os detalhes sobre o produto e as que querem informação direta e concisa. Ao sumariares a tua review, vais conseguir agradar a ambos os públicos.

Mas o que é que este sumário deve incluir?

  • Uma classificação geral do produto – pode ser numérica, por exemplo, para proporcionar uma fácil leitura;
  • Uma classificação do quão fácil é o produto de utilizar;
  • O preço ou uma baliza de preços;
  • Um sumário da review, com um máximo de um ou dois parágrafos;
  • Uma lista de prós e contras, por tópicos;
  • Para quem é que este produto vai funcionar ou que necessidade pretende suprimir.

Não te esqueças de adicionares links de afiliados ao teu artigo para que possas rentabilizá-lo – sempre que possível. Um bom artigo de review, de um bom produto que satisfaça realmente as necessidades do teu público-alvo, pode ser procurado durante meses a fio, até anos. Isto significa que também podes ganhar comissões ou fazer vendas durante esse período, sem precisar de voltar sequer a investir o teu tempo. Escrever reviews de produtos, quando bem posicionados nos motores de pesquisa, podem também trazer-te possíveis oportunidades de parceria com as marcas a que dás destaque. Este género de artigos é mesmo um win-win, por isso pondera inseri-los na estratégia que tens definida para o teu site!

Ah, e claro, não te limites a escrever reviews de produtos que te enviam ou quando és paga para o fazer. Sempre que adquires um novo produto ou serviço relevante para o teu nicho podes usar essa experiência para alavancar o teu projeto. O ideal é mesmo que encontres um programa de afiliados através do qual possas ganhar comissões e, com base nisso, avances para uma review.