Uff! Conseguimos, chegámos ao fim de uma maratona sobre email marketing. Preparada para as últimas dicas sobre como evitar que as newsletters vão parar ao spam?

Pelo caminho escrevi mais dois artigos:

Hoje vamos falar especificamente sobre SPAM.

 

Como evitar que as newsletters vão parar ao spam

Uma das grandes questões que recebi estes dias foi exatamente como evitar que as newsletters vão parar ao spam. Afinal de contas recebemos dezenas de emails por dia e é comum descobrirmos que os emails enviados por algumas empresas nem passaram pela nossa caixa de entrada. Como é que podemos evitar que isso aconteça com as newsletters que somos nós a enviar?

Quando pesquisamos sobre este assunto as primeiras coisas que nos aparecem falam do tamanho das imagens, da quantidade de links, do peso do conteúdo em si. E sim, é verdade, isso tem influência. Quando uma mensagem de email tem muitas imagens ou muitos links os servidores de email assumem que é publicidade. Em alguns casos enviam para uma pasta específica chamada “Promoções” e noutros casos enviam para o Spam.

O peso do email também conta. As imagens costumam ser bastante mais pesadas que o texto e por isso aumentam drasticamente o peso daquela mensagem. Mais uma vez, esse tipo de mensagens são muitas vezes filtradas e acabam na caixa de spam. Mas há mais, e as três dicas que te vou dar nada têm a ver com o design da tua newsletter.

 

Double Opt-in

Double Opt-in é quando obrigas a que as pessoas, depois de preencherem o teu formulário de subscrição, confirmem num link enviado para aquele endereço de email que querem realmente receber a tua comunicação. Quando estás a oferecer um produto de borla ele só será enviado depois da pessoa fazer esta confirmação, então a probabilidade de ela a fazer é gigante.

Logo nesse momento, deves alertar para o facto de que a mensagem enviada poderá ter ido parar ao spam. Uma mensagem aberta e clicada, ou até removida do spam, irá fazer com que o teu conteúdo tenha muito maior probabilidade de, dali em diante, ir para a caixa de entrada.

 

Adicionar aos contactos

Quase todas as ferramentas de email permitem adicionar um link nas newsletters que convida as pessoas a adicionarem o endereço de email de onde envias a comunicação à sua lista de contactos. Deves reforçar isto, principalmente na primeira newsletter que envias, alertando para o facto de que se não te adicionarem aos contactos poderão vir a perder todas as tuas dicas super úteis, promoções e ofertas.

Isto porque, se te adicionarem aos contactos o servidor de email vai entender que o teu endereço é um endereço desejável e que os teus emails são importantes, sendo que não serão mais enviados para o spam.

 

Autoridade do domínio/endereço de email

E por falar em endereços de email… Os domínio novos, e consequentemente os endereços de email novos criados para esses domínios, ainda não têm autoridade perante os servidores de email. Ou seja, quando um endereço de email ainda não trocou nenhuns ou quase nenhuns emails com ninguém, ou pertence a um domínio registado há pouco tempo, há sempre uma maior desconfiança e os servidores de email têm tendência a enviar essas mensagens para o spam. À medida que o teu site vá sendo visitado, partilhado, espalhado pelas redes, e que o teu endereço de email tem um uso ativo e tem histórico não associado a spam, vais ganhando autoridade e há menor risco.

Uma coisa que podes fazer ao começar é utilizar um endereço de email gmail como remetente, nos primeiros tempos.

 

# Dica extra

Se os teus emails forem reportados como spam também aumenta a probabilidade de, a partir daí, o teu conteúdo ir parar à caixa de spam de outras pessoas – outras que não quem reportou como spam. Assim sendo, certifica-te que envias conteúdo completamente relevante e interessante para quem te lê, que não és NUNCA demasiado publicitária nem invasiva, para não seres penalizada.

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