Para uma marca, trabalhar com influencers pode ser extremamente atrativo. Cada vez mais, o digital estabelece a sua eficiência enquanto veículo publicitário e a vontade de apostar em marketing de influência é cada vez mais comum – e fundamentada! Contudo, para criar uma estratégia de marketing de influência que ofereça realmente resultados palpáveis, é importante ter vários parâmetros em consideração e como fazer uma proposta a um influenciador – uma que realmente seja considerada – é sempre uma das maiores dúvidas das marcas.

 

4 dicas para fazer uma proposta a um influenciador e conseguir resultados

Define objetivos relativamente à parceria

Antes de pensares em fazer uma proposta a um influenciador e avançar com uma parceria, é importante definires exatamente os resultados que pretendes. Queres que as pessoas saibam que a tua marca existe? Queres aumentar a tua comunidade digital? Ou vender x unidades do produto y, em z semanas?

Os influenciadores podem ser úteis para as marcas em três pontos:

  • no awareness da marca, ou seja, na consciencialização para a existência da marca;
  • na perceção da marca, ou seja, no reconhecimento da marca pelo seu diferencial, posicionamento, idealismo, etc.;
  • na conversão, ou seja, na conversão em mais vendas, em mais seguidores, etc,;

Estabelecer objetivos claros vai ajudar-te a criar uma estratégia de marketing de influência mais eficaz e, acima de tudo, a comunicá-la da melhor forma possível ao influencer com quem pretendes estabelecer parceria. Além de te ajudar a gerir as tuas expectativas, esta planificação permite-te ainda criar parâmetros mesuráveis, que te ajudem a perceber se esta parceria resultou ou não.

 

Escolher o influenciador certo de acordo com o perfil da marca e o seu público-alvo

Para obter os melhores resultados, é crucial escolher um influencer que não só se enquadre no perfil da marca, como compartilhe o mesmo público-alvo.

Sendo mais clara: imagina que vendes roupa de bebé e que a tua marca é uma marca de luxo, com um preço mais elevado, justificável pela qualidade dos teus materiais. Será pertinente escolher uma influencer de moda, que comunica para um público mais jovem, que está à procura de ideias para looks ou das últimas tendências? Se calhar, neste caso, o melhor é optar por alguém que efetivamente fale de moda, mas que tenha sido mãe recentemente ou que esteja grávida e que esteja a partilhar ativamente esses momentos. Dentro dessas opções, faria também mais sentido optar por alguém que partilhe artigos de luxo e marcas mais dispendiosas do que alguém que partilha “achados” ou “pechinchas”. Este é, sem dúvida, um dos maiores erros das marcas relativamente a marketing de influência: escolher um influencer que não comunica para o seu target.

Este erro é, muitas vezes, cometido em prol da escolha de um criador de conteúdo com uma comunidade maior. Obviamente que é atrativo trabalhar com influencers que comunicam para milhares de seguidores, mas se não comunicam para o teu público-alvo, que resultados te podem efetivamente oferecer? É que, apesar da comparação ser drástica, é o mesmo que estares a pedir alguém para vender carne a um público vegetariano.

 

Ser direto relativamente às directrizes da marca e da parceria

Na hora da proposta de parceria para trabalhar com influencers, lembra-te de ser claro. Apresenta a tua marca de uma forma direta, focando-te naquilo que te diferencia dos teus concorrentes e que te liga ao influencer que escolheste. Nunca te esqueças desta introdução, já que esta apresentação permite que o influencer te conheça e que se identifique com a tua marca (ou não).

Depois, formula a tua proposta de parceria. Este é o momento em que deves ser o mais concreta possível com os teus objectivos e com o que definiste como possível estratégia para os alcançar. São duas fotografias no Instagram e cinco instastories? É um vídeo no perfil? É uma publicação no blogue? É tudo isto junto? Seja o for, é importante que sejas confiante nesta fase. Não deixes a estratégia ao critério da influencer, já que isso pode demonstrar inexperiência e pouco profissionalismo. Está disposta a ouvir, mas antes apresenta um plano estruturado. Não te esqueças também de falar em valores. Aqui, tens duas hipóteses: ou pedes um orçamento relativo ao tipo de comunicação que pretendes ou fazes logo uma proposta de valor – normalmente esta última funciona melhor, principalmente com pequenos e médios criadores de conteúdo.

 

Exemplo possível de como fazer uma proposta a um influenciador

Olá, o meu nome é Maria Gonçalves e sou a criadora do projeto Baby Bump (www.babybump.pt), um projeto completamente português de vestuário para bebés e crianças até aos 3 anos. Estou a enviar este email porque tenho acompanhado o seu trabalho e gostaria de fazer uma proposta de colaboração.

O Baby Bump foi criado há 2 anos com o objetivo de criar peças confortáveis e divertidas para as nossas crianças. Como mãe, senti que não estava a encontrar peças com materiais de qualidade para o meu bebé e que, a grande maioria das opções ao meu alcance, não mantinham a suavidade após um par de lavagens e achei que podia arriscar tentar criar eu uma solução.

Atualmente temos uma loja física em Lisboa, um site próprio onde é possível adquirir todas as nossas peças e uma conta no Instagram, onde partilhamos peças e fotos dos bebés Baby Bump.

Sendo seguidora atenta das suas redes percebi que apela com frequência à consciencialização na hora da compra e prioriza não só a produção portuguesa, como materiais de qualidade – ideologias em completa concordância com as que a Baby Bump partilha. Dessa forma gostaria avançar com uma proposta de parceria, com o principal objetivo de criar awareness para a minha marca.

A proposta Baby Bump é a seguinte:

  • fazer um vídeo no igtv com a sua vinda à nossa loja, onde selecciona alguns dos seus produtos favoritos;
  • fazer uma partilha no instastories onde mostra algumas das peças que trouxe consigo (terá um budget de 150€ para gastar na nossa loja), sendo que todos os instastories terão de ter a identificação da marca;
  • uma fotografia no seu feed do Instagram a mostrar uma/várias peças, identificando a marca;
  • estes conteúdos deverão ser publicados durante o mês de março.

Gostaria muito de saber se estaria disponível para uma parceria nestes moldes e qual seria o orçamento para uma ação deste género. Ressalvo também que gostaria de publicar os seus conteúdos no Instagram da marca e que deixo a parte criativa completamente ao seu critério.

Fico a aguardar feedback.

Cumprimentos,

Maria Gonçalves

 

Trabalhar com influencers implica partilhar o processo criativo

Se escolheste aquela influencer, é porque te identificas com o tipo de conteúdo que partilha com o seu público. Logo, não limites demasiado sua a comunicação. É importante definir directrizes, sim, até porque tens de ter consciência se a acção vai ser feita de acordo com o perfil da tua marca e os teus objectivos. Contudo, não sejas demasiado rigorosa; não queiras pré-definir um discurso ou um tipo de imagem, já que facilmente isso gera desconforto não só para a influencer, como para o público que a acompanha de um modo mais próximo.

O conteúdo que o influenciador que escolheste cria é baseado nas suas opiniões, visões, experiências e com o seu cunho pessoal. Deturpar isso pode fazer com que a parceria nem sequer aconteça, ou torná-la totalmente ineficaz. Algo que pode fazer sentido é pedires o envio do conteúdo para aprovação antes de ser partilhado. Desta forma, podes ter algum controlo sobre o que é efectivamente comunicado sem interferires com o processo criativo.

 

Trabalhar com influenciadores é, sem dúvida, algo cada vez mais comum e após o primeiro contacto, as dificuldades tendem a dissipar-se. Contudo, se precisares de ajuda para a formulação de estratégias para a tua marca, podes usar a minha sessão de consultoria para definirmos toda a estratégia de marketing de influência para a tua marca, a lista de contactos a abordar e como abordar. Juntas, podemos definir uma estratégia de marketing de influência com resultados incríveis para a tua marca!