O SEO by Yoast, só por si, é uma ótima desculpa para ter o WordPress. É a melhor ferramenta para otimizares o SEO do teu blog e para disparares o tráfego de forma gratuita graças ao poder dos motores de busca.

Embora não dispense conhecimentos prévios de SEO, a verdade é que o Yoast SEO ajuda bastante todos aqueles que querem construir artigos potentes, prontos a serem descobertos no Google.

Mas desengana-te se pensas que basta instalares o Yoast SEO para que os teus artigos fiquem automaticamente optimizados. É preciso saberes usar esta ferramenta para poderes tirar o maior partido dela.

Por isso, se não sabes como instalar e usar o Yoast SEO, continua a ler para descobrires todo o potencial desta ferramenta maravilhosa.

 

COMO INSTALAR O YOAST SEO

A primeira coisa a fazer é entrares no painel de controlo do teu blog e, na secção de PLUGINS, clicares em Adicionar Novo.

yoast seo

Na caixa de pesquisa que se encontra do lado direito, pesquisa Yoast SEO e deverás encontrar o plugin logo no primeiro resultado. Clica em INSTALAR AGORA e já está!

como usar o yoast

Depois de o teres instalado e ativado, irás começar a ver um painel do Yoast SEO no final de cada página quando estás a criar um novo artigo ou uma nova página para o teu blog.

 

COMO USAR O YOAST SEO

Qual é o objetivo? Otimizar cada post ou página para receberes uma “bolinha verde” no ranking tanto no SEO como na legibilidade. O Google tem cerca de 250 factores que ajudam a colocar os artigos nos primeiros lugares dos resultados de pesquisa. Embora não revele grande parte deles, nem a sua preponderância, já são sabidos alguns deles e supõem-se outros tantos.

O Yoast SEO funciona como uma espécie de semáforo para cada uma das suas duas secções: legibilidade do artigo e palavra-chave do artigo:

  • Vermelho: Cuidado! Precisas de fazer muitas e profundas alterações ao teu artigo.
  • Laranja: Não está mau mas pode estar melhor.
  • Verde: Parabéns! Tens um artigo bem optimizado!

No caso de estares a vermelho ou a laranja, não entres em pânico. Para além de dizer qual é o problema, o Yoast SEO diz-te também como resolveres cada um dos problemas que vai encontrando, para teres artigos infalíveis em termos de SEO! Vamos ver tudo isto de seguida.

 

LEGIBILIDADE

legibilidade

A secção de Readability (Legibilidade) explica o que está bom ou precisa de ser melhorado na escrita do teu artigo. Devido à quantidade de artigos que já filtrou, a equipa do Yoast SEO consegue perceber o que torna os conteúdos mais fáceis de ler. São esses elementos que vão analisar nos teus artigos. Por exemplo, se tens frases demasiado longas (porque são mais difíceis de ler), se te faltam subtítulos, etc. O objetivo é teres um artigo que, para além do bom conteúdo (que depende de ti), visualmente seja apetecível para os leitores e não seja um bloco de texto maciço, com frases e parágrafos gigantes e cansativos.

 

PALAVRA-CHAVE PRINCIPAL

Esta é a secção que, por definição, aparece em primeiro lugar quando chegas ao plugin. É aqui que deves inserir a palavra-chave principal do teu artigo.

frase principal

No entanto, o melhor é não escreveres apenas uma palavra mas sim uma expressão. Chamam-se “long tail keywords”. Por exemplo, neste artigo, em vez de definir apenas como palavra-chave “SEO” ou “Yoast”, configurámos uma expressão mais longa: “Como instalar e usar o SEO by Yoast”. Uma expressão mais longa, especialmente pensada com base na forma como as pessoas pesquisam nos motores de busca pelo conteúdo que publicamos, ajuda a tornar a pesquisa mais refinada e mais direccionada ao artigo que estás a escrever. Logo, aumenta a probabilidade de o nosso artigo aparecer nos primeiros resultados caso alguém pesquise por aquela expressão.

 

PRÉ-VISUALIZAÇÃO DO FRAGMENTO

A segunda tab é o Snippet, em português definido como “pré-visualização do fragmento”. Este fragmento traduz-se na forma como o teu artigo será visto nos motores de pesquisa e nas redes sociais. Sabes quando partilhas um artigo no Facebook e, automaticamente, te mostra um preview desse conteúdo com o título e uma descrição? Pois bem, é isso mesmo! Se não configurares esta secção no Yoast SEO, irá aparecer automaticamente o título do teu artigo, bem como as primeiras palavras/frases do mesmo. Obviamente que, tendo a oportunidade de criar um título e uma descrição específica para este efeito, só tens benefícios porque podes aliciar os leitores que te encontram nos motores de busca ou nas redes sociais a ler o teu artigo.

Aqui podes editar:

fragmento

Título SEO: Podes ter um título apenas dedicado ao SEO. Ou seja, quando o leitor está dentro do teu artigo, vê o título que lhe atribuíste e que pode ser mais original e até nem conter a palavra-chave. No entanto, o título SEO vai ser aquele que os motores de busca vão ler e que as pessoas vão encontrar no Google e nas redes sociais. Teres dois títulos (um dentro do artigo e um apenas para os motores de busca) é algo fantástico que deves aproveitar sempre. Por exemplo, neste artigo o título SEO será sempre “Como instalar e usar o SEO by Yoast” que, neste caso, até é a expressão que usei como palavra-chave. Mas, dentro do artigo, poderia ter um título mais original como “O plugin que vai pôr os teus artigos no primeiro lugar do Google”.

Slug: O slug é o link do post que publicas. Por pré-definição, o slug é o título original do artigo. No entanto, podes e deves mudá-lo para conter a palavra-chave que definiste e, idealmente, ser o teu título SEO.

Meta descrição: A meta descrição é um breve resumo do teu artigo, que deve conter a palavra-chave principal que elegeste para o teu artigo. Quanto mais sedutivo e convidativo for a tua descrição, maior a probabilidade de ganhares novos leitores para esse artigo.

 

ANÁLISE SEO

análise seo

Tal como acontece na Legibilidade, o Yoast SEO mostra na tab de SEO uma análise aprofundada de vários elementos que ajudam o teu artigo a ficar melhor classificado em termos de SEO. Apesar de querermos sempre ser encontrados nos motores de busca, não nos podemos esquecer que o conteúdo (e as pessoas) devem estar sempre em primeiro lugar. Por isso, se o plugin te recomendar algumas mudanças que consideres que vão prejudicar o conteúdo que estás a publicar, a decisão será sempre tua.

 

Conseguires a classificação verde nas duas secções, Legibilidade e Palavra-Chave Principal, é o teu objectivo para cada página e artigo do teu blog. Felizmente, com a ajuda das dicas do Yoast SEO vais conseguir otimizar todos os teus conteúdos para SEO.