O WordPress é uma das plataformas mais utilizadas para criação de sites. Muita gente pensa que o WordPress está apenas associado a blogs (foi efetivamente assim que começou), no entanto esta plataforma aloja neste momento cerca de 30% de todos os sites da Internet. É um favorito de todos por ser versátil o suficiente para permitir a construção de diferentes tipos de websites, de forma fácil e rápida (especialmente quando envolvemos os plugins certos). É a “casa” de marcas de topo, como a Disney e o New York Times e, se estás neste artigo, foi também a tua escolha para criares o teu próprio site. Neste artigo, quero ensinar-te como instalar o WordPress passo a passo.
Apesar deste ser um processo simples, senti algumas dificuldades quando nos primeiros passos. É muita informação, especialmente se perceberes zero de programação e websites. O truque para simplificar o todo processo é escolher as ferramentas certas – e é exatamente isso que quero partilhar contigo neste artigo. Preparada para instalar o WordPress em menos de dez minutos?
O que precisas de saber antes de instalar o WordPress?
Antes de mais, ao fazeres a tua primeira pesquisa sobre WordPress, vais encontrar o WordPress.com e o WordPress.org. De um modo simples, o WordPress.com trata-se de uma plataforma gratuita para a criação de sites, proporcionando-te o acesso a algumas ferramentas da plataforma ainda que de uma forma muito limitada. Já o WordPress.org permite-te fazer o download da ferramenta do WordPress. Esta aplicação é posteriormente instalada no teu alojamento e pode ser acedida através do teu domínio. O que é que isto significa? Significa que este WordPress.org também é gratuito, mas necessita que tenhas um domínio e um alojamento comprados. Neste artigo, podes ler mais sobre as diferenças do WordPress.org e do WordPress.com.
Neste artigo, vou ensinar-te a instalar o WordPress.org porque esta é a ferramenta que recomendo. Se queres ter um site profissional, é nesta variante que deves apostar. Vou dar-te três razões que para mim são as mais óbvias para escolheres o WordPress.org:
- Podes instalar temas no WordPress.org e personalizar completamente o teu website. O WordPress.com não permite esta personalização e não podes aceder ao código do mesmo.
- Podes instalar TODO o tipo de plugins no WordPress.org. Os plugins são aplicações externas que podes instalar no teu WordPress e que te dão uma liberdade enorme na quantidade de coisas que consegues fazer dentro do teu website. O WordPress.com não permite a instalação de plugins. Permite-te utilizar algumas ferramentas mas são muito limitadas.
- O WordPress.com só te permite monetizar o teu conteúdo a partir das 25000 visualizações. Além disso, há a hipótese do WordPress passar anúncios no teu site sem a tua autorização – afinal estás a utilizar uma ferramenta gratuita do plataforma e o controlo não é completamente teu.
Domínio e alojamento
Se já estás convencida em avançar com o WordPress.org, tens de adquirir um domínio e alojamento próprios. Pessoalmente, recomendo os serviços da Webhs. Além de sentir que os preços são relativamente acessíveis, adoro o apoio ao cliente da empresa. São muito rápidos no tempo de resposta e extremamente assertivos e prestáveis na resolução de problemas. Já adquiri estes serviços em plataformas internacionais e a comunicação nunca era fácil, por mais que dominasse o inglês. A mudança para uma empresa português fez-me todo o sentido por isso – e eu não podia estar mais satisfeita! Só o apoio prestado pela empresa permite-te que sejas minimamente independente na manutenção do teu site, o que é fantástico já que muitas vezes este tipo de serviços são dispendiosos.
Para alojamento, recomendo o Linux, nomeadamente o pack HS@S. Mais tarde e especialmente se tiveres uma loja online, também recomendo que adquiras um certificado SSL, que garante a seguração da manipulação de dados dos teus clientes.
Como instalar o WordPress?
Neste artigo, vou explicar-te como instalar o WordPress.org através do cPanel. Terás acesso ao cPanel sempre que optares por um alojamento Linux. Vai ser no cPanel que vais fazer a manutenção do teu site e é através desta mesma ferramenta que vais fazer a instalação do WordPress.org.
No cPanel vais encontrar uma ferramenta extremamente útil para te ajudar a instalar o WordPress: o Softaculous. O Softaculous é um instalador automático que basicamente permite-te instalar algumas aplicações populares (como é o caso do WordPress) em menos de um minuto. Este processo também pode ser feito manualmente, mas a verdade é que é um processo mais demorado e que é substancialmente mais difícil, especialmente para um utilizador iniciante.
Como instalar o Worpress através do cPanel?
O primeiro passo é fazeres login na tua conta no cPanel e procurares pela aba Softaculous Apps Installer e clicar no símbolo do WordPress. Em versões mais antigas, podes ter de clicar primeiro no ícone da Softaculous.
Ao clicares em WordPress, vais abrir o painel de Overview desta ferramenta. Para entrares no local certo para fazeres a instalação, deves clicar em Install.
O passo seguinte é associares o WordPress ao teu domínio. Para isso só tens de escolher a opção http:// e colocar o teu domínio. Atenção que a opção “in directory” tem escrito wp por defeito e, para instalares o teu WordPress corretamente em http://oteudominio.pt deves eliminar aquele “wp”, caso contrário o teu link ficará http://oteudominio.pt/wp. Nas minhas opções, podes ver que está selecionado por defeito o protocolo https:// porque eu tenho um certificado SSL adquirido no meu alojamento. Deves também dar um nome e uma descrição ao teu site, em “site name” e “site description” respetivamente.
Mais abaixo, vais escolher um nome de utilizador, uma password e um email para associar ao teu WordPress. Vai ser com estes dados que vais, a partir de agora, conseguir aceder ao teu site. O Softaculous vai preencher automaticamente o username e o password, no entanto, podes modificá-las para algo que consigas memorizar mais facilmente. Ainda assim, lembra-te sempre que deves utilizar uma palavra-chave forte, sendo que o recomendado é que inclua letras, número e símbolos. Certifica-te também que colocas correctamente o teu email. Vai ser para aqui que o WordPress te vai enviar informação e para onde vai ser feito o reset da tua password, caso te esqueças da mesma.
É também neste ecrã que podes modificar a linguagem para português.
Ao clicares em “Install”, vais ver uma barra de progresso onde vais ver o estado da instalação do WordPress. Não feches esta janela antes dessa barra de progresso chegar ao fim, caso contrário podes comprometer a instalação. Mal esta chega ao fim, vais ver os links que te vão permitir aceder ao teu novo site!!
Para acederes ao mesmo, basta que faças login com os dados que selecionaste em http://oteudominio.pt/wp-admin. Mal cliques em “Iniciar Sessão”, vais saltar para a página de rosto do teu WordPress. Está pronto, já estás no teu website e agora é só começares a trabalhar.
O que fazer depois de instalar o WordPress?
O básico está pronto, contudo o teu site ainda está num estado embrionário. Estes são os primeiros passos que tens de dar:
- Escolher um tema. Depois de instalares o WordPress, podes escolher um tema para personalizares o teu website. O WordPress tem um banco de temas gratuitos por onde podes começar caso não queiras para já investir no teu próprio tema ou adquirir um template. Para chegares a esse directório de temas, basta que cliques no menu “Apresentação” já no WordPress, em “Temas” e que cliques em “Adicionar novo”. Caso queiras elevar o teu site ao próximo nível, podes espreitar estes 7 templates de WordPress para um site mais profissional.
- Instalar plugins. Como referi acima, os plugins são aplicações externas que podes instalar no teu WordPress de forma a potencializar o desempenho do teu website. Existem plugins para te ajudar a controlar as estatísticas do teu site (como o Google Kit), plugins para te ajudar a posicionar melhor os teus artigos (como o Yoast SEO), plugins que te ajudam a trabalhar o aspeto do teu website (como o Elementor), plugins que te ajudam a criar uma loja online (como o Woocommerce)… E a lista não fica por aqui. Uma rápida pesquisa no Google vai surpreender-te com tudo aquilo que podes fazer no teu website.
- Explorar o WordPress. Se nunca trabalhaste nesta plataforma, a primeira coisa que deves fazer depois de instalar o WordPress é começar a explorá-la. Sei que à primeira vista pode ser intimidante, mas é verdade é que mal te familiarizes com o interface, vais ver que é muito mais simples do que parece!
- Começa a trabalhar no teu site! Isto implica começares a construir as tuas páginas para receberes os primeiros visitantes. pensa naquilo que queres comunicar no teu negócio e tenta que essa mensagem passe também através do teu site. Caso queiras trabalhar a autoridade do teu site nos motores de busca, também faz sentido que o teu site tenha uma componente de blog, onde possas escrever artigos que mostrem toda a tua expertice sobre a tua área de atuação. Passo a passo e com alguma paciência, vais ver que o teu site vai ficar pronto num ápice e prontíssimo para te ajudar a converter.
O que deves incluir na
homepage do teu site?
Ao criares um website há a tendência a querer mostrar tudo logo na homepage, mas isso pode tornar a utilização dos visitantes bastante complicada e fazê-los fugir da tua página. Neste guia vou ajudar-te a saber exatamente o que incluir na tua homepage para que o teu site se destaque e comeces a cativar potenciais clientes desde o primeiro contacto!