Ter um Instagram bonito é meio caminho andado para conseguir mais seguidores e atrás deles vem mais interação e melhores resultados em geral. Mas como planear o feed de Instagram de forma rápida, sem desesperar?

Tempo é algo que quase todos temos em falta e não nos podemos dar ao luxo de o desperdiçar. Como em quase tudo, a produção em massa leva a uma grande poupança. Neste caso, a produção de conteúdo em massa leva a uma gigante poupança de tempo. Se conseguires alocar um bloco de um dia por mês para esta tarefa, vai ser muito mais produtivo do que fazê-lo semanalmente ou, pior, diariamente.

Como planear o feed de Instagram

Organização do feed

A primeira coisa que precisas de saber é: como é que queres o teu feed?

Se são só fotografias, deves intercalar fotografias de pessoas com as chamadas “fotografias de respiro” – fotos com menos elementos que ajudam a equilibrar visualmente o feed.

Se são fotografias em conjunto com imagens com texto, deves definir o rácio de um e outro conteúdo e o design dos conteúdos de texto de forma a respeitar o branding da tua marca.

Se são só conteúdos escritos ou com gráficos, deves igualmente definir os designs, as cores, as fontes, de forma a que haja uma coerência gráfica e um forte branding.

Exemplos de organização de feed:

Como planear o feed de Instagram

1. Conteúdo alternado | 2. Conteúdo alternado mas em puzzle [este pode ser comprado aqui e editado todo no Canva com os teus textos, fotos e cores]

Como planear o feed de Instagram

3. Mistura de fotografias com textos e gráficos [@mariagoncalves.pt] | 4. Praticamente só textos e gráficos [@branding.lab]

Paleta de cores

As cores das fotografias que publicas, ou o fundo das imagens que crias em editores, precisam de contribuir para a coerência gráfica e harmonia do teu feed. Começa por pensar numa paleta de cores com base ou nas cores da tua marca ou nas cores do ambiente que te rodeia e onde tens facilidade em fotografar – se a tua casa não é toda branquinha e queres tirar fotos em casa, dificilmente vais conseguir ter um feed branquinho.

A maneira mais fácil é escolheres uma cor mais forte, de acentuação, e brincares com essa cor sempre no meio de tons neutros. Outra coisa importante é saberes que um dos maiores segredos para fotos uniformes entre si é o tom do branco ser sempre o mesmo. Se umas vezes é azulado, noutras acinzentado, noutras amarelado, nunca vais conseguir que fique uniforme.

Como não vais fotografar um ano inteiro num só dia, o próprio dia lá fora pode influenciar as cores das tuas fotos (se está sol, se está nublado…). Tenta fotografar sempre à mesma hora, junto a uma janela virada a norte e usa os editores de fotografia para fazer os ajustes necessários à uniformização do branco (a app do Lightroom é a minha favorita).

Definição de cadência de publicação

O segundo passo é definires quantas vezes vais publicar por semana. Isto depende essencialmente de dois fatores: o tamanho da tua conta e o tempo que tens disponível. Se tens uma conta pequena [até 5 mil seguidores], deves deixar um intervalo de 1 ou 2 dias entre cada publicação para dar tempo de conseguires o máximo de alcance e interação. Se tens uma conta média [5 mil – 50 mil seguidores] deves publicar pelo menos 5 dias por semana. Se tens uma conta grande, deves publicar todos os dias e podes até publicar mais do que uma vez por dia.

Mas tudo isto também depende do tempo que tens para publicar e interagir. Claro que com estas dicas de como planear o feed de Instagram vai ser muito mais fácil teres tudo sob controlo e seres muito mais consistente.

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Como conseguir 1000 seguidores no Instagram

 

Planeamento e criação do conteúdo

O terceiro passo é, com base nas vezes que vais publicar por semana, definires os dias exatos do mês em que vais publicar conteúdo e, com base na estrutura de feed que escolheste, definires quantas fotos/imagens de cada necessitas e produzires esse conteúdo. Podes começar por fazer um planeamento de conteúdos, escolhendo as temáticas que queres abordar e partir disso para a criação das imagens e das fotografias. Podes também aproveitar para escrever já os textos que irás colocar na descrição de cada publicação e assim ficas com o trabalho todo pronto.

Agendamento ou publicação

Com o trabalho de planeamento concluído tens 90% do trabalho de criação de conteúdo para Instagram feito, só fica mesmo a faltar publicar. E quanto à publicação tens duas hipóteses: colocar um alarme nos dias e horas em que queres publicar para o fazeres manualmente ou usares uma ferramenta de agendamento.

Fala-se muito na quebra de alcance quando se agenda conteúdo no Instagram e não é um mito, é mesmo verdade que publicar manualmente tem, em geral, melhores resultados. Mas quando usas ferramentas parceiras do Instagram a diferença de resultados não é significativa.

De todas as que já experimentei, a minha ferramenta favorita para agendar conteúdo no Instagram – e que é parceira da app, tendo todas as vantagens possíveis – é a Tailwind. Nesta ferramenta podes pré-visualizar o feed para perceberes se vai ficar exatamente como queres e podes até depositar conteúdo em massa e agendar para que a app publique um conteúdo aleatório, dentro da base de dados que produziste – isto é espetacular para quem tem um Instagram só de quotes por exemplo.

Estes são essencialmente os truques que utilizo para planear o feed de Instagram. Tento ter sempre conteúdo para, pelo menos, um mês e vou apontando dúvidas de seguidores e clientes e também conteúdos interessantes que vou lendo ao longo do mês para ter ideias para novos temas no mês seguinte.

Ter um feed assim muito mais organizado e geométrico permitiu-me nunca mais ter de me perguntar “O que é que eu vou publicar hoje? Será que esta foto fica bem?”.

Como tenho uma estrutura rígida, todas as fotografias são tiradas e editadas a pensar no feed e as restantes imagens têm combinações próprias de cores que são sempre as mesmas. Só tenho de perceber quantas imagens azuis, quantas imagens castanhas, quantas imagens brancas e quantas fotografias é que preciso naquele mês para publicar com a cadência definida e cumprir a organização do feed. Assim consigo despachar esse conteúdo no Canva.com em poucas horas e o restante tempo dedico-me a escrever as descrições.

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