Uma sessão fotográfica de marca é realmente essencial para a profissionalização do teu negócio.

Se tens uma marca, vendas produtos ou serviços, certamente já te deparaste com a necessidade de ter conteúdos de imagem para várias plataformas e formatos. Seja para atualizares as redes sociais, compores o website, enviares nas newsletters ou ilustrares materiais promocionais, as fotografias são importantes.

É certo que algumas pessoas recorrem a bancos de imagem para o efeito, e não é que isso esteja errado, mas há sempre desvantagens. As fotografias de bancos de imagem para além de parecerem sempre muito mais artificiais, não foram criadas a pensar especificamente na tua marca. Podem servir, mas não são um perfect fit.

Ainda para mais se tens produtos físicos ou se a tua imagem é importante na comunicação da marca, faz ainda menos sentido que utilizes fotografias que não são tuas.

Fazer uma sessão fotográfica de marca sai mais caro do que subscrever um banco de imagens, mas garanto-te que o resultado final – se escolheres bem o profissional com quem queres trabalhar – vai ser incrível!

Como sabes, não sou fotógrafa, mas desde 2019 que trabalho com uma fotógrafa profissional na minha marca e acho que é um dos melhores investimentos que tenho feito. As minhas imagens são únicas, são criadas a pensar especificamente na minha marca, no seu posicionamento, no público-alvo, nos produtos que tenho para vender… e são tão ou mais bonitas do que as fotos de banco de imagem.

Por ter esta experiência, decidi criar este pequeno guia para te ajudar a planear uma sessão fotográfica de marca, porque para que tudo corra bem é essencial ter atenção aos detalhes.

 

Como planear uma sessão fotográfica de marca

Quando penso numa sessão fotográfica de marca penso sempre em alguns detalhes que são essenciais e que vão fazer toda a diferença no resultado final. Infelizmente nem sempre os fotógrafos estão atentos a isto e te pedem que definas tudo o que é essencial para que o resultado final fique o melhor possível, alguns limitam-se a aparecer e disparar sem uma grande estratégia – algo impensável neste tipo de fotografia.

 

O que deves ter em consideração:

  • branding da marca
  • estilo de fotografia que pretendes
  • fotógrafo
  • onde vais usar as fotografias
  • local
  • adereços
  • pós-produção

 

Branding da marca

Quando comunicas em qualquer plataforma, tudo o que utilizas na tua comunicação deve estar alinhado com o branding da tua marca, das cores ao tom de voz, das fotografias à fonte utilizada. Usar fotografias que nada têm a ver com o look & feel da tua marca só irá tornar o teu negócio confuso e pouco coerente. Isto significa que para a tua sessão fotográfica de marca deves reunir todos os elementos, da luz às cores , da composição à decoração, que reflitam a imagem da tua marca e uma imagem que se mantenha coerente em todos os canais e em todas as fotografias, de sessão para sessão.

 

Estilo de fotografia

Existem diversos tipos de fotografia, mais artística ou mais realista, mais lifestyle ou mais editorial, mais minimalista ou completamente o oposto. Tudo isto vai transmitir mensagens completamente diferentes e é preciso definir o estilo de fotografia que pretendes antes de te lançares em qualquer sessão fotográfica. Criar um moodboard no Pinterest pode ser uma grande ajuda. Guarda o máximo de fotografias que consideras que representam a maneira como tu vês a tua marca e como gostavas de a comunicar e depois trabalha com o fotógrafo para perceberem como podem executar. Podes ver aqui o meu álbum de Pinterest.

 

Fotógrafo

E por falar em fotógrafo, este também é um passo importante. Não existem muitos fotógrafos em Portugal que sejam especialistas em fotografia de marca e isso pode fazer uma grande diferença no resultado final. Não, nem todos os fotógrafos são bons fotógrafos. E não, fotografar retrato não é o mesmo do que fotografar produto ou lifestyle. Define primeiro exatamente que tipo de fotos queres para depois procuras o fotógrafo que melhor se adapta àquilo que pretendes. Não contrates alguém só por recomendação de uma amiga se o que essa amiga fez foi uma sessão de grávida ou umas fotos com os filhos. Isso não significa que essa pessoa seja capaz de transmitir a mensagem da tua marca.

 

Onde vais usar as fotografias

Dependendo das plataformas e materiais onde queres usar as fotografias poderás necessitar de formatos diferentes (horizontal, vertical, quadrado), de fotos com espaço negativo que dê para escrever texto, de fotografias específicas que comuniquem determinado produto ou serviço… convém teres uma lista de todas as fotografias que queres fazer, todos os artigos de blog ou vídeos que queres ilustrar, todos os posts de redes sociais, newsletters, comunicações de produto, anúncios….

 

Local

Quando pensamos em fotografar a nossa marca normalmente pensamos em usar a nossa loja, o nosso escritório ou até mesmo a nossa casa. O problema? Nem sempre estes espaços têm a luz necessária, a decoração que precisamos para o estilo de fotografia que procuramos, o espaço, os elementos… Quando isto acontece, é necessário procurar uma alternativa. Pode ser um hotel com quem tentes uma parceria para te deixar simplesmente ir fotografar um dia em troca de mencionares o espaço, pode ser um espaço que permita ser alugado especificamente para o assunto (uma das minhas últimas sessões foi feita n’O Jardim), ou até mesmo uma casa de Airbnb que alugues especificamente para o assunto (também já fiz isto, aluguei uma casa que tinha bastante luz e uma decoração mais branquinha como precisava).

Se pensares fotografar no exterior, por fazer mais sentido para a tua marca em particular, é essencial que escolhas um local onde seja autorizado fotografar (ou que solicites a autorização às entidades competentes) e que tenhas atenção às condições climatéricas e ao facto de poder ser necessário mudar de roupa.

 

Modelos

Em algumas marcas fará sentido que as fotografias que tires, especialmente aos produtos, incluam pessoas a utilizá-los. Se for o caso, deverás ter em consideração o convite (de forma paga ou gratuita, depende da situação) de pessoas que representem o teu público-alvo ou o público que tipicamente irá utilizar o produto. Deves dar a essas pessoas indicações sobre o que devem levar vestido, se aplicável, assim como todas as condições inerentes à participação na tua sessão de marca. Deves também elaborar um documento legal para assinarem em como permitem a utilização das fotografias para os efeitos a que se destinam (inclui tudo aquilo de que te lembrares, pois podes não estar a usar uma determinada plataforma ou formato neste momento mas vires a usar mais tarde e teres uma fotografia ideal mas para a qual não tens essa autorização).

 

Adereços

Para que as tuas fotografias fiquem interessantes, é essencial que tenham vários elementos a compor. No caso de fotografias como as da minha marca costumo usar almofadas, mantas, livros, material de escritório, computador, tablet, smartphone, velas, chávenas de café… Para cada marca os elementos podem ser diferentes mas são sempre essenciais. Analisa bem as fotos de Pinterest que guardaste e anota os adereços que aparecem em cada foto.

A roupa que vais vestir, se é o caso de apareceres nas fotos, também é importante. Se a tua marca é mais leve e branquinha, não te vistas de cores escuras pois vão pesar demasiado as fotos. Podes até mesmo vestir-te com algo da cor principal da tua marca, ou da cor de acentuação que usas regularmente no Instagram por exemplo. Lembra-te também de usar maquilhagem que te favoreça, de arranjar o cabelo, as unhas se as tuas mãos poderão aparecer em destaque e de usar alguns acessórios para pareceres o mais composta possível. Afinal de contas vais querer gostar de te ver nas fotografias, certo?

 

Pós-produção

Por muito espetacular que seja o fotógrafo que escolheres, todas as fotografias de marca necessitam de edição. Mais que não seja para manterem a coerência com o restante feed e entre as várias sessões, porque o espaço pode ser diferente, as condições de luz serão certamente diferentes… Um filtro é normalmente a solução arranjada. Um bom fotógrafo de marca poderá criar, em conjunto contigo, o filtro ideal para a tua marca, de acordo com o branding e o estilo de foto, e a partir daí aplicá-lo a todas as tuas fotografias e até disponibilizar-te para que possas aplicar a fotos que arrisques tirar tu, se for o caso.

 

 

Lê também “10 plataformas para deixas o teu blog ainda mais atrativo através da fotografia”

 

 

Outras dicas para planeares uma sessão fotográfica de marca

 

É obrigatório que o trabalho seja realizado por um fotógrafo profissional?

Obrigatório não é, conheço várias pessoas que não são profissionais e fazem um excelente trabalho a tirar as fotos das suas marcas. Se é o teu caso, se te ajeitas e consegues as fotos com a qualidade que pretendes, então força, aproveita todas as outras dicas e monta a tua própria sessão fotográfica. Mas se achas que és apenas mediana, talvez não seja esse o tipo de qualidade que queres para a tua marca.

Como posso encontrar um bom fotógrafo?

O Google é um bom local para realizares essa pesquisa. Claro, também podes estar atenta às fotografias de marcas concorrentes e perceberes se em alguma delas identificam o fotógrafo responsável. Reuni também uma lista, através de uma caixa de perguntas de Instagram, com algumas sugestões de seguidores. Podes consultá-la aqui.

Qual o valor justo por uma sessão deste género?

Acho que não há um valor padrão, porque cada fotógrafo faz os seus preços. O que deves analisar, numa comparação, é: quanto tempo de sessão está incluído, quantas fotografias te serão entregues, se as fotografias são editadas ou não, se é possível criar um filtro especificamente para ti (de preferência que fiques com ele) ou utilizar um filtro que já tenhas e seja adequado… Eu subscrevi o serviço premium da Margarida Pestana que inclui 4 sessões, ao longo de um ano, por 180€/sessão. A vantagem da Margarida é que, para além do trabalho de fotografia e pós-produção, realiza contigo o trabalho estratégico inicial.

Que fotografias devo tirar para a minha marca?

Tudo depende daquilo que vendas. De qualquer forma, deves pensar em ter 3 a 5 tipos diferentes de fotografia: detalhe, flat lay, em contexto, com espaço negativo… Isto serve para que, principalmente em plataformas como o Instagram, os teus conteúdos não fiquem demasiado repetitivos. Serve também para teres fotografias indicadas para todo o tipo de utilização que necessites, qualquer formato, qualquer tipo de comunicação.

 

 

15 ideias de fotografias para tirares na tua sessão fotográfica de marca

  • O teu produto/serviço a ser utilizado
  • O teu produto em detalhe
  • Flat lays
  • A trabalhares/atenderes um cliente
  • Poses anónimas (aparecem apenas mãos a mexer no produto ou um tablet ou smartphone com imagem do produto/serviço digital, sem se conseguir identificar quem é a pessoa)
  • O teu espaço de trabalho
  • Behind the scenes
  • Ferramentas que usas para desenvolveres o teu trabalho
  • Tu em ação
  • Head shots (para usares em fotos de perfil, cartazes de eventos ou palestras onde participes…)
  • A tua equipa
  • O processo criativo
  • Material para campanhas de marketing
  • Material para uma promoção (Dia dos Namorados, Dia da Criança, Black Friday, Saldos…)
  • Material para uma comemoração festiva (aniversário da marca, Natal, feriado específico que faça sentido…)