Aha, hoje vou revelar um dos maiores segredos das contas de sucesso que também eu demorei a descobrir: como publicar todos os dias em várias redes sociais.

Existem tantas plataformas, como é que há quem consiga estar em todas, publicar diariamente e conseguir manter este ritmo sem enlouquecer? Talvez tu própria já tenhas tentado ser mais consistente no Facebook, no Instagram, no Blog… mas há sempre qualquer coisa que, em algum momento, te faz falhar. Gerir tudo sozinha é bastante complicado e pode parecer uma missão impossível mas não é.

Vou explicar-te como publicar todos os dias em várias redes sociais sem dar em maluca e sem precisares de contratar uma equipa.

Como publicar todos os dias em várias redes sociais

Escolhe as redes sociais certas

A primeira coisa em que deves pensar é se as redes sociais em que queres publicar diariamente fazem mesmo sentido para o teu projeto ou se estás apenas a ir na maré e a querer estar em todo o lado ao mesmo tempo. Não é preciso que marques presença em todas as redes mais sim que escolhas aquelas que realmente fazem sentido.

Como é que podes saber as que fazem sentido? Pensa em quem é o teu público-alvo e onde é que essas pessoas costumam pesquisar pelo produto/serviço/conteúdo que tens para oferecer.

Define conteúdo que te seja possível produzir

Se não passas o dia em casa e te é difícil tirar fotografias para publicar todos os dias e manter um feed de Instagram perfeito, então tens de encontrar outra solução que não passe por publicar tantas fotografias. Por muito que adores vídeo e que os teus seguidores também reajam muito bem a esse tipo de conteúdo, não vale a pena assentares a tua estratégia na criação de muitos vídeos se não tens material ou tempo para o fazer com essa regularidade.

Tens de ser inteligente na forma como crias o teu conteúdo e fazer de maneira a conseguires criar muito conteúdo de uma só vez.

Planeia com antecedência

E por falar em criar muito conteúdo de uma só vez, esquece a ideia de que vais produzir conteúdo todos os dias para publicar. Isso até pode resultar durante um tempo mas depois vai tornar-se impraticável. Basta que aconteça alguma coisa fora do teu controlo que te impeça de criar conteúdo nesse dia e lá se vai a consistência.

Não deixes o sucesso do teu projeto à mão do acaso! Prepara-te para o inesperado planeando com antecedência.

O facto de produzires conteúdo com mais antecedência permite-te até poupar tempo. Depois de definires layouts para os teus conteúdos, podes produzir o conteúdo de um mês no Canva em apenas algumas horas. A mesma coisa em relação às fotografias, aproveita uma sessão [seja profissional ou feita mesmo por ti própria] para tirares fotografias para um mês ou mais. Não cries apenas conteúdo para o momento, ao agrupares numa só tarefa irás poupar imenso tempo.

Usa uma ferramenta de agendamento

Este é o verdadeiro segredo! Uma ferramenta de agendamento como por exemplo a é tudo o que precisas para ter conteúdo diário, nas horas em que irá funcionar melhor e sem precisares de alarmes no teu telemóvel. Mete o Facebook, o Pinterest, o Instagram e até o LinkedIn em piloto automático enquanto te dedicas a outras coisas.

“Oh Maria, mas agenda conteúdo não prejudica o alcance das publicações?”. Sim, é verdade. Pelo menos no Facebook e no Instagram já comprovei que agendar prejudica o alcance, mas prejudica ainda mais publicar a horas más ou não publicar de todo. O que cheguei à conclusão foi que, tirando o Instagram, eu acabava por não publicar quando não agendava. Ou porque não me lembrava sempre, ou porque não considerava prioritário e acabava por ficar para trás…

Desde que comecei a agendar conteúdo para sair todos os dias no Facebook e regularmente no Pinterest que as visualizações do meu website dispararam, aumentando também as conversões. Já não é só o Instagram que me traz clientes, apesar de continuar a ser a fonte principal de tráfego.

Lê também “Como ter tempo para ter um projeto online tendo um trabalho das 9h às 8h”

Como usar uma ferramenta de agendamento como a PromoRepublic?

Esta ferramenta não publicar diretamente no Instagram, envia-te sim notificações para que publiques manualmente – para publicar diretamente no Instagram tens por exemplo a app Later. Mas nas outras redes sociais publica diretamente.

O que faço é:

  • crio todas as imagens para publicação
  • crio os textos para as descrições de todas as imagens
  • faço upload de textos e imagens para a
  • agendo para o dia que quero, à hora que sei que funciona melhor para cada rede social
  • programo a ferramenta para voltar a publicar a mesma publicação com a cadência que me parecer adequada – normalmente, 90 dias para o Facebook e LinkedIn e 8 a 10 dias para o Pinterest

Programas para voltar a publicar a mesma coisa, como assim?

Isso mesmo. Um dos maiores erros que cometemos é o de não reaproveitarmos o conteúdo que vamos criando ao longo do tempo. As pessoas que nos seguem vão aumentando, e mesmo as que já foram impactadas por aquele conteúdo antes provavelmente já não se lembram ou até agradecem por poder aceder a ele novamente – passa-nos tanta coisa à frente durante o dia que não são raras as vezes em que já nem sabes onde está algo que gostámos de ler ou que só vimos o título e nunca mais encontrámos.

Então porque não agendar diretamente nas plataformas, já que pelo menos o Facebook e o Pinterest permitem agendamento?

Porque dentro das plataformas apenas podes agendar cada conteúdo para um dia e hora específico. Imagina que tens um ebook para vender, crias um texto todo elaborado e bem estruturado, acrescentas uma imagem e agendas esse conteúdo no Facebook para sair dia 2 de janeiro às 22h. Tudo certo, o conteúdo irá ser publicado nesse dia a essa hora. Mas tu não queres comunicar o ebook só nesse dia, tu gostavas que todos os meses saísse pelo menos uma publicação sobre o ebook. Então, manualmente, irias ter de agendar o mesmo conteúdo 12 vezes, para os dias e horas que quisesses em cada mês ao longo do ano.

Com a não precisas de perder esse tempo!

Na altura do primeiro agendamento podes dizer que queres que a publicação se repita a cada 30 dias. Então, de 30 em 30 dias a PromoRepublic irá publicar naquela redes social o texto e imagem que definiste. Com apenas um agendamento ficas com as publicações programadas para TODO O ANO.

Agora imagina fazeres isto com TODOS os posts do teu blog? É bem provável que fiques com conteúdo a sair todos os dias, durante todo o ano e esse agendamento demore 1 hora ou pouco mais.

Às vezes pode parecer que é muito tempo ou dá muito trabalho planear com antecedência. Afinal de contas se demoras 1 hora a fazer um só conteúdo, imagina se fores tentar fazer um mês inteiro de conteúdos. Mas a verdade é que quando estás com a mão na massa acabas por otimizar processos e aquilo que, sozinho, demoraria 1 hora, no meio deste momento de produção se calhar acaba por ficar feito em 15 ou 20 minutos.

Requer alguma disciplina, mas é um alívio enorme. No lugar de estares preocupada, de olhares para o relógio e já passou da hora em que deverias publicar e ficas sem saber se publicas na mesma ou se deixas para amanhã, se te esqueceres por completo ou de se atravessarem imprevistos no caminho do sucesso do teu projeto, não deixes que nada disso aconteça!

A foi sem dúvida a melhor descoberta de sempre e vale cada cêntimo investido. Ao longo do meu trabalho no meu negócio, já percebi que às vezes queremos poupar uns euros, ou temos receio de os investir, mas há coisas que valem MUITO o nosso investimento porque nos poupam imenso tempo e/ou resolvem problemas que para tratarmos íamos estar constantemente a roubar tempo a outras coisas importantes que temos para fazer – e não são poucas.