Nesta fase, existem ainda muitas empreendedoras e criadoras de conteúdo que utilizam aplicações externas para gerir o seu conteúdo, especialmente no Instagram, desconhecendo que existe uma ferramenta própria da plataforma criada para esse propósito: o Estúdio de Criação do Facebook. Com este Estúdio é possível administrar o conteúdo e resultados de várias páginas, tanto de Facebook como de Instagram, de forma fácil e rápida. Além de teres tudo no mesmo local, podes ainda agendar conteúdo sem veres o teu alcance prejudicado – para mim, o grande plus da plataforma. Neste artigo, quero explicar-te como usar o Estúdio de Criação do Facebook e falar-te dos seus maiores benefícios.
O que é o estúdio de criação do facebook?
O Estúdio de Criação do Facebook foi desenhado para dar aos utilizadores a possibilidade de poder gerir todas as suas páginas de Facebook e Instagram num só local. Permite-te criar, publicar e agendar publicações, aceder às tuas estatísticas, comunicar com os teus seguidores e, inclusive, monetizar o teu conteúdo. A plataforma, para já, está disponível em formato de website e aplicação e pode ser acedida de forma gratuita por todos os utilizadores que possuam conta comercial ou conta de criador de conteúdo.
O Estúdio de Criação do Facebook foi lançado em Setembro do ano passado, com o intuito de rivalizar com as ferramentas de criação de conteúdo e análise de resultados do Youtube. Aliás, se criares vídeos seja para o Facebook ou para o Instagram, vais perceber que o grande ênfase da plataforma é esse. Por exemplo, no IGTV consegues aceder a estatísticas detalhadas e específicas sobre o teu público.
Pessoalmente, não vejo grande vantagem para já, na utilização da aplicação do Estúdio de Criação. Para começar, é efetivamente uma aplicação mais limitada e com menos opções que a versão de website. Depois, as ações que consigo fazer na aplicação, consigo fazer na app do Facebook e do Instagram sem qualquer constrangimento. Acredito que, a aplicação só seja realmente vantajosa para quem tem várias contas para gerir. Pode ser de alguma forma proveitoso fazer todas as publicações e ter acesso a toda a informação num só local.
Exatamente por sentir que o maior proveito vem da utilização em computador, esta publicação vai ser realmente mais focada em como usar o Estúdio de Criação do Facebook na versão desktop.
Como usar o Estúdio de Criação do Facebook?
Para acederes ao Estúdio de Criação do Facebook, basta fazeres login com a conta de Facebook à qual está associada a tua página de negócio e a tua conta de Instagram. Todas as contas são imediatamente introduzidas no Estúdio. Se tiveres mais que uma página de Facebook associada à mesma conta, com cargos diferentes, não há problema: todas elas aparecem automaticamente.

O mesmo não acontece com contas de Instagram. A única conta de Instagram introduzida de forma automática é a conta que está associada à tua página de Negócio principal mas não te preocupes, adicionar outras contas é muito simples. Só precisas de, no menu do topo, selecionar a vista de Instagram. clicar na opção Contas de Instagram, na barra de ferramentas do lado esquerdo e depois na opção Nova Conta de Instagram. Depois, basta introduzir as credenciais das tuas diferentes contas de Instagram.

Como usar o Estúdio de criação para Páginas de Facebook?
No menu do lado esquerdo, na vista de Facebook, vais encontrar todas as opções que a plataforma te permite gerir no Estúdio de Criação. Sendo que a plataforma vale realmente a pena explorar, vou partilhar apenas as minhas ferramentas favoritas.
Na Página Inicial, tens uma vista mais geral dos teus últimos conteúdos, estatísticas e próximas publicações. É também na página Inicial que podes aceder aos menus para criar publicações e histórias para a tua página. Atenção: é possível fazer agendamentos para criar publicações, mas o agendamento ainda não é possível para as histórias.

No menu Biblioteca de Conteúdos podes aceder às tuas publicações e histórias, já publicadas e agendadas. Novamente, a maioria das opções são para quem cria vídeos para a plataforma e posso desde já adiantar que são realmente muito úteis. No menu Clipes podes criar e editar pequenos clipes dos teus vídeos em direto, por exemplo. Já o menu Série é dedicado à criação da tua própria série de vídeos, depois reproduzida na Facebook Watch. Especialistas afirmam que a utilização desta ferramenta proporciona um alcance extra ao upload de vídeos.
Para quem também cria vídeos, existe ainda o menu Gestor de Direitos, que ajuda a proteger os teus conteúdos com direitos de autor, tanto os criados no Facebook como no Instagram. Uma das melhores funcionalidades é o fato da plataforma detetar vídeos que estão a utilizar o teu áudio e podes escolher aplicar determinadas restrições nos mesmos.
monetização no Facebook?
No menu Monetização, podes candidatar-te a parceiro do Facebook. Penso que este é um dos maiores destaques da plataforma, porque sinto que a maioria das pessoas não tem noção que isto pode efetivamente acontecer como já acontece no Youtube. Há várias opções de monetização que, basicamente vais desbloqueando à medida que cresces, sendo a primeira a colocação de anúncios nos teus vídeos. Para te candidatares então à colocação de anúncios nos teus vídeos, precisas de ter uma página com mais de 10000 seguidores e ter 30000 visualizações de um minuto nos últimos 60 minutos.
Podes ler também: Ainda vale a pena ter uma página de Facebook?
Podes também candidatar-te a Gestor de Colaboração entre Marcas, contudo acrescem dois critérios aos anteriores: ter 15000 interações nos últimos 60 dias e 180000 minutos visualizados em vídeos. Ser gestor de Colaboração entre Marcas significa poder trabalhar com marcas parceiras do Facebook através de conteúdo pago.
Como usar o Estúdio de criação para o Instagram?
Para mim, usar o Estúdio de Criação do Facebook para o Instagram é super proveitoso – sinto que é mesmo aqui que residem as vantagens. Primeiro, porque é a forma mais fácil de publicarem através do vosso computador. Confesso que, quando crio as minhas publicações mais informativas, gosto de fazê-lo no computador, através do Canva. Resultado: havia sempre o constrangimento adicional de ter de passar a imagem para o telemóvel e, honestamente, nem sempre era prático escrever uma legenda comprida no espaço proporcionado pelo Instagram. O problema fica resolvido com o Estúdio de Criação: faço o upload da imagem diretamente do computador e consigo publicar ou agendar a publicação usufruindo exatamente de todas as ferramentas que consigo usufruir na plataforma – até de emojis!
A melhor parte de tudo isto é, que se quiser agendar uma publicação, não vejo o meu alcance cortado pelo Instagram. Posso escolher as horas a que quero que a plataforma publique e funciona tudo na perfeição. Como referi acima, isto reduz também os riscos dos bloqueios do Instagram, que são cada vez mais comuns.

Tal como no Facebook, é possível responder a mensagens e comentários através do Estúdio de Criação no computador. O único senão é que, na Caixa de Entrada, não podem colocar emojis. para mim não é de todo um entrave, mas é algo a ter em consideração. Os comentários ficam ordenados do mais recente para o mais antigo e são gerados inclusive pequenos alertas nas publicações para novos comentários – o que acaba por dar muito jeito em publicações antigas.
O Facebook lançou também um comunicado há alguns meses onde referia que a criação e agendamento de Instagram Stories poderá vir a ser uma realidade na plataforma.
Porque é que para mim fez todo o sentido fazer esta partilha contigo? Porque a consistência é um dos fatores mais importantes nas redes sociais, especialmente no Instagram. Teres uma ferramenta que te permite agendar conteúdo, sem prejudicar o teu alcance, é excelente e dá imenso jeito para planeares e publicares os teus conteúdos. Se o teu objetivo é ter visibilidade no Instagram, este é um dos grandes segredos.
Boa tarde Maria,
será que me consegues ajudar numa dúvida?
Tenho utilizado bastante o estúdio de criação no entanto estou com um pequeno ‘Bug’, e não consigo associar uma conta de instagram ao estúdio de criação, que apesar de no facebook ter a integração feita, no instagram continua a dar erro.
Mas a minha questão prende-se pelo facto de que tenho cerca de 10 contas de facebook associadas à minha conta, ou administro ou sou gestora, mas há uns tempos para cá em duas delas, cada vez que preciso de editar ou criar conteúdo sem ser no estúdio de criação, o FB pede-me para abrir o perfil dessa página. Ou seja não consigo fazer as edições/publicações que quero estando com a minha conta online, e obriga-me a mudar para o perfil da página que quero editar… o estranho é que só acontece nas páginas que tenho associadas uma conta de instagram. Estará relacionado? Não consigo inverter isto?… de forma a conseguir editar qualquer página sem ter de fazer logout da minha conta como acontece com as restantes contas de facebook?
Obrigada
Olá Flávia, isso são questões demasiado específicas e associadas muitas vezes a bugs do Instagram e do Facebook por isso não faço ideia como te ajudar. É uma situação particular que nunca vi acontecer com mais ninguém.
Acontece-me o mesmo. A minha conta principal do Facebook não me aparece como opção para publicar, e é a que está linkada no instagram.
Boa tarde Ângela, então deverias pedir ajuda a um especialista. Se não tiveres nenhum contacto, envia um email para geral@studioandco.pt