Após longas semanas de teste no Brasil, Holanda, Alemanha e na Índia, o Instagram Reels foi finalmente lançado no dia 5 de Agosto, como ferramenta integrante do Instagram em mais de 50 país – Portugal incluído. O Reels, com um conceito muito similar ao do Tiktok, permite aos utilizadores gravar e editar vídeos com a duração de 15 segundos, de uma forma fácil e rápida incluindo efeitos e áudios à escolha. Para que possas tirar proveito desta nova funcionalidade, decidi escrever um guia sobre como utilizar o Instagram Reels para negócios e criação de conteúdo.

 

Como utilizar o Instagram Reels passo-a-passo

Como gravar um vídeo no Instagram Reels?

Para gravar um vídeo no Reels, basta abrir a câmara integrante do Instagram (onde crias habitualmente os teus stories) e deslizar a tela para a opção “Vídeos do Reels”. Este é o ecrã onde vais gravar e editar os teus vídeos. Aqui, possuis cinco ferramentas distintas:

  • a ferramenta de áudio, onde vais poder adicionar música ou áudio aos teus vídeos dentro da biblioteca disponível no Instagram. Contudo, caso pretendas criar o teu próprio áudio, basta fazeres a gravação do vídeo normal e o áudio captado será transformado numa faixa de “áudio original”. Se tiveres a tua conta pública, os outros utilizadores vão poder utilizar o teu áudio para criar os seus próprios vídeos. Para isso, só têm de clicar no teu vídeo e clicar de seguida na opção “usar áudio”.
  • a ferramenta de velocidade, que te permite controlar a velocidade do teu vídeo. Podes acelerar ou desacelerar tanto os clips de vídeo como o áudio. Isto pode ser extremamente útil para efeitos mais dinâmicos ou para quando pretendes manter-te na perfeição no ritmo da música.
  • a ferramenta de efeitos, que te permite ter acesso a todos os efeitos já disponíveis anteriormente no Instagram. Sabes aqueles efeitos favoritos que já utilizas vezes sem conta nos teus stories? Podes igualmente utilizá-los nos teus Reels! Podes utilizar um efeito diferente em cada trecho de vídeo e há centenas de opções por onde explorar. Pesquisa, por exemplo, “green screen” na biblioteca de efeitos para encontrares opções onde consegues mudar facilmente o fundo dos teus vídeos ou utiliza os filtros dos teus criadores de conteúdo favoritos.
  • a ferramenta de temporizador, que te permite definir um temporizador para gravar os teus vídeos no modo mãos livres. Após selecionares esta ferramenta, vais poder definir o período de tempo em que a tua câmara faz contagem regressiva antes de começar a gravar. Ao pressionares o botão para começar a gravar, verás uma contagem decrescente no ecrã antes da câmara entrar em ação.
  • a ferramenta alinhar, que só aparece após fazeres a gravação do primeiro clip. Esta é uma das ferramentas mais úteis do Reels para que quer fazer transições impressionantes, já que esta ferramenta coloca um frame anterior em dupla exposição no teu ecrã, para conseguires alinhar o próximo vídeo na perfeição.

Tal como no Tiktok, o Reels também te permite fazer o upload de vídeos já terminados, contudo apenas com o limite de 15 segundos. Esta é uma das diferenças significativos face ao Tiktok, sendo que a plataforma permite a publicação de vídeos com até um minuto de duração.

 

 

Como publicar vídeos no Reels?

Após a gravação ou o upload do teu vídeo, vais poder escolher uma fotografia de capa e adicionar a tua legenda e respetivas hashtags. Para já, as hashtags parecem funcionar de uma forma muito similar às próprias publicações do feed. Podes incluir até 30 hashtags, mas recomendo-te que te mantenhas entre as quatro e as oito para melhores resultados. Depois, o Instagram vai dar-te a opção de publicares o vídeo no teu Reels ou nas Histórias, ou em ambos.

Dentro das opções do Reels, podes escolher partilhar apenas no teu Reels ou também no teu feed. Se optares por publicar apenas no Reels, o vídeo não irá aparecer no feed dos teus seguidores; apenas no separador Reels do teu perfil e no Explorar. Ou seja, ao escolheres publicar apenas no Reels estás a perder a oportunidade de aumentar as visualizações dos teus vídeos e de inclusive ir parar ao menu “Explorar”.

como publicar no instagram reels

“Oh Maria, mas eu tenho o feed organizado e é difícil criar vídeos que fiquem bem no meu planeamento!”

Não te preocupes que já descobri um truque! Selecionas a opção que te permite colocar o Reels também no feed e, após a publicação, vais ao teu feed, abres a publicação e clicas nos três pontinhos no canto direito superior do teu vídeo. Depois selecionas a opção “ocultar da grelha do feed”. O vídeo desaparece automaticamente do teu feed e continua visível no feed dos teus seguidores. Excelente, certo?

 

Como funciona a nova aba Explorar do Reels?

Na opção “Explorar” do Instagram foi adicionado um primeiro vídeo de Reels, onde é possível acederes ao menu “Explorar” da nova funcionalidade. Expecta-se que esta não seja a versão final da opção “explorar” do Reels, mas para já é o local onde podes encontrar os vídeos com melhor alcance.

Ao clicares no Reels do menu “Explorar”, é automaticamente aberto um menu muito similar ao For You do Tiktok. Ao fazeres scroll, vais deparar-te com os vídeos mais populares na plataforma. Tal como no Tiktok, é igualmente possível clicar num áudio e entrar num menu onde estão todos os vídeos que utilizam esse áudio como banda sonora. Se reparares, há também alguns vídeos com a etiqueta “Em destaque”. Esses são os vídeos em ascensão na plataforma! São óptimos para perceberes o que é que está a funcionar e como é que podes replicar isso no teu negócio.

Para já, ainda não é clara a forma como o algoritmo do Reels está a funcionar, contudo aparenta ser extremamente similar ao que já acontece na filtragem de publicações no Instagram: segundo os teus interesses, a interação na primeira hora, o número de vezes que os utilizadores revêm o vídeo, o próprio desempenho do perfil, etc.

 

Como utilizar o Instagram Reels para Negócios?

Como já é costume no Instagram, a plataforma tende obviamente a oferecer os melhores resultados nas primeiras semanas após o lançamento de uma nova funcionalidade. Ou seja, este é o momento ideal para tirares proveito dos resultados do Instagram Reels e aumentar o teu engajamento. Mas como podes enquadrá-lo no teu negócio?

Como sempre, o ideal é que publiques conteúdo alinhado com a tua marca e que explores formas originais de criar vídeos dinâmicos e divertidos. O desafio no Reels, face ao Tiktok, é que ainda tens menos tempo para cativar e atrair. Neste caso, as tuas primeiras frames são cruciais para ditar o desempenho do teu vídeo, por isso é crucial que despertem a curiosidade dos teus seguidores, que são esteticamente atraentes ou que expliquem numa frase o que vai acontecer.

 

Aproveita para mostrar o lado mais descontraído da tua marca

Em comparação ao que aconteceu no Tiktok, são várias as marcas que aproveitaram a plataforma para mostrar o seu lado mais descontraído. Mostra os bastidores do teu trabalho, adere a vídeos que estejam a ser muito recriados e arisca inclusive em criar desafios na plataforma, exatamente como acontecia no Tiktok. Aliás, o que é expectável é que este padrão se repita no Reels.

Publica conteúdo de valor, inspirador ou de entretimento

Não é por estares a utilizar uma ferramenta mais descontraída que isto significa que possas publicar qualquer coisa. O teu conteúdo deve continuar a acrescentar ao teu público. Neste esquema, o que tende a funcionar melhor é conteúdo informativo, que inspire ou que realmente entretenha o utilizar. O resto fica completamente ao mercê da tua inspiração e sinceramente, no Reels, parece-me que o céu vai ser o limite.

Já estás no Tiktok? Recicla conteúdo!

Se já estás no Tiktok e tens criado conteúdo de forma constante para a plataforma, coloca-o também no Reels. Lembra-te apenas de fazer algumas alterações no próprio editor do Instagram, isto porque expecta-se que como de costume, o Instagram priorize quem está a utilizar as ferramentas da plataforma. Atenção a legendas que envolvam a palavra Tiktok! Para já, parece que ter o símbolo da plataforma rival parece não ser grave, contudo evita colocá-lo sempre que possível.

Está atento aos casos de sucesso no Reels

Já há marcas a dominar o Reels e um dos casos de sucesso já mencionado em vários artigos é o da Sephora France. Os vídeos da marca atingiram números excelentes em alguns dias, replicando aquilo que já é tendência no Tiktok. Em Portugal, o Paulo Sousa e a Mafalda Sampaio são, para já, os criadores de conteúdo com melhor desempenho.

 

Já sabes, quando o Instagram faz o lançamento de novas funcionalidades, o melhor é mesmo “apanhar o barco” e desfrutar dos bons resultados que as primeiras semanas tendem a ter. Há, inclusive, especialistas que referem que a utilização do Reels está a melhorar o seu engajamento geral e isso é excelente para catapultares o teu projeto. Utilizar o Instagram Reels é relativamente simples, por isso dá asas à tua imaginação e desfruta sem medo desta nova funcionalidade!

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