Se tens um negócio online, sabes que o planeamento é uma das chaves para conseguires manter a consistência na tua presença digital. Um bom planeamento, além de te ajudar a ser consistente, pode ajudar-te a cumprir datas (e a não deixar escapar momentos importantes), a combater bloqueios criativos e, acima de tudo, a permitir-te ser estratégica no que toca a todas ações em torno do teu negócio. Nesta fase, com certeza já sabes a importância que o teu conteúdo tem para a tua autoridade online por isso, neste artigo, quero ajudar-te a criar um calendário editorial estratégico, uma das ferramentas que mais me ajuda no que toca a planeamento.

 

O que é um calendário editorial?

Numa linha mais simples, um calendário editorial é uma agenda de conteúdo. Serve para estruturar a tua estratégia de conteúdo, identificado o que vais publicar e quando. É uma espécie de cronograma, que te permite olhar com uma visão mais ampla (e critica!) para o teu conteúdo. Podes criar um calendário editorial para cada rede social ou ter apenas um calendário editorial para o teu negócio – o que recomendo, já que te dá uma perspectiva 360.º de como multiplicar, ligar e criar o teu conteúdo.

Ainda assim, esta é uma das perspectivas mais simples de um calendário editorial. Quando explorado da forma correta, pode funcionar como uma agenda, ajudando-te a estipular prazos, metas e objetivos no que toca ao teu conteúdo. Pode ajudar-te a criar um plano de divulgação do conteúdo, com datas e ações, planeamento de palavras-chave, categorias de publicação, etc. – no fundo, em tudo aquilo que é necessário para que o teu conteúdo tenha o melhor desempenho possível.

 

Quais são as vantagens de ter um calendário editorial?

Atualmente, o conteúdo é rei. O conteúdo tem um poder gigantesco no sucesso do teu negócio, por isso planeá-lo com assertividade e espírito crítico vai, no final do dia, ajudar-te a converter mais.

Sei que muitas empreendedoras não têm este hábito e, se és uma delas, posso dizer-te que o mais provável é que esta falta de planeamento esteja a prejudicar o teu negócio. Quando pergunto às minhas clientes o porquê de não serem ativas nas suas redes sociais ou a escrever artigos para os seus blogs, a maioria responde que nunca sabe o que publicar. O problema, na maioria das vezes, não é saber o que publicar; é que, muitas delas, publicam apenas quando surge uma ideia e não perdem tempo a “olhar” para aqueles que são as temáticas que interessam ao seu público-alvo.

Ao criar um calendário editorial, consegues ser muito mais estratégica com o teu conteúdo. Para além de todo o trabalho que fazes para construir o teu calendário, estás ainda a tirar tempo para pensar em conteúdo realmente ajustado à tua audiência. Conclusão: os resultados dos teus conteúdos vão ser muito melhores do que os da maioria das ideias que tiras à “última da hora da cartola”. Consegues também ter ideias com muito mais facilidade e criar ligações pertinentes entre publicações.

Se ficaste surpreendida com as inúmeras vantagens e funções desta ferramenta, vou ensinar-te como podes criar o teu próprio calendário editorial e, assim, potencializar a forma como crias e estruturas o teu conteúdo. Sim, porque cada empreendedora, embora se possa basear numa estrutura já feita, deveria criar o seu próprio calendário, enquadrado nas suas necessidades específicas. É exatamente por isso que não estou a oferecer-te um template neste artigo.

 

Como criar um calendário editorial?

Escolhe a ferramenta que vais utilizar

Podes optar por algo simples, como uma folha de Excel, com colunas que abordem tudo aquilo que é realmente necessário para o teu planeamento.

Eu, pessoalmente, gosto muito de utilizar o Notion. O Notion é uma ferramenta de registo e planeamento gratuita que te permite organizar e registar TUDO aquilo que te venha à cabeça, desde as finanças às citações dos livros que lês. A nível visual, a ferramenta é uma das mais visuais que já experimentei, permitindo-te adicionar templates, esquemas, checklists, tabelas, calendários, etc. É exatamente nesta vista de calendário que gosto muito de criar o calendário editorial estratégico de cada mês.
 

Anota todas as datas importantes que façam sentido ao teu negócio

Porquê? Para garantir que não perdes oportunidade de deixar passar uma data que de alguma forma possa impactar o teu negócio. Por exemplo: se tens uma loja de roupa para bebés, faz todo o sentido que o dia da criança tenha importância para ti. Nos dias que antecedem esta data, já sabes que pode ser interessante criar conteúdo de venda, por exemplo. Dependendo da tua área de negócio, podes até sentir que não faz sentido celebrar nenhuma data festiva em específico – e está tudo bem com isso. No meu caso, as datas importantes resumem-se apenas ao aniversário do início da marca e à Black Friday.

 

Faz uma pesquisa

Começa por fazer uma pesquisa para garantir que sabes aquilo que o teu público-alvo está à procura. Dentro das temáticas que costumas abordar no teu negócio, quais são as maiores dúvidas/dores/dificuldades/questões da tua audiência. Quanto melhor noção tiveres daquilo que o teu público-alvo está à procura, mais eficaz serás na criação de conteúdo de valor. Para fazeres esta pesquisa, observa as tuas estatísticas e vê os temas que estão a funcionar no teu site e nas tuas redes sociais. Tenta perceber o que é que tem um maior feedback, quais são os conteúdos que geram mais respostas e verifica, inclusive, se existem sugestões de conteúdo que possas criar. Podes também utilizar ferramentas como o Answerthepublic ou o Ubersuggest para perceber o que está a ser pesquisado atualmente.

 

Organiza o conteúdo

Agora que já sabes aquilo que a tua audiência quer ver, pensa no grupo de temas que queres mesmo abordar. Dentro desses temas, define também vários tópicos mais específicos sobre os quais queres falar. Depois, calendariza cada um destes tópicos. Podes também, nesta fase, definir de quanto em quanto tempo vais escrever sobre cada tema e até tentar perceber se faz sentido pensar em reciclar conteúdo.

Quando estás a fazer esta calendarização, tenta também ser o mais específica possível sobre o conteúdo que queres criar. Por norma, nesta fase já estás com a criatividade estimulada, por isso é mais fácil teres uma visão do resultado final que queres. Por exemplo: define logo um título, as ideias-chave que queres abordar, o criativo ou imagem que queres utilizar, etc. Sê também realista no planeamento. Evita agendar a produção de 10 conteúdos para o mesmo dia, uma vez que é provável que venham a ter pouca qualidade.

Lê também: Como publicar todos os dias em várias redes sociais

 

Define datas e horas para cada tarefa

Ao definires datas e horas para a realização de cada tarefa, vais ser capaz de cumprir todos os prazos de publicação que criaste. Obriga-te a ser rigorosa com as tarefas que tens para cada dia e podes, inclusive, criar um sistema de recompensa associado. Por exemplo, se cumprires com toda a calendarização de semana x, podes recompensar-te com aquela peça de roupa que tanto querias ou até mesmo com um fim de semana passado a devorar a tua série favorita. Ainda assim, podes deixar um espaço na tua agenda para rever o teu calendário de forma semanal ou mensal. Às vezes, podem ser necessários pequenos ajustes!

 

Não te esqueças de definir analisar os resultados!

Analisares a performance de cada conteúdo ao final de um tempo determinado (por exemplo, eu gosto de fazê-lo ao final de 30 dias) é crucial para perceberes o que resultou ou não. Ainda que não esteja diretamente relacionado com o como criar o calendário editorial, está relacionado com o sucesso do teu negócio – por isso não podia deixar de te dar este conselho.

Cria o hábito de utilizar um calendário editorial para a criação de conteúdo e vais ficar surpreendida com os resultados. Se nunca sabes o que publicar e estás constantemente a falhar datas, esta é mesmo a ferramenta que não pode faltar no teu planeamento!