A maior parte das pessoas que querem criar os seus negócios têm um trabalho a full-time. Então como criar um negócio próprio com um emprego das 9h às 18h e conseguir realmente dar o passo de passar de funcionária a empresária?
Quando comecei no digital iniciei por um blog, que conciliei com a faculdade e depois com o meu trabalho durante 8 anos, por isso sei bem o quão difícil é estarmos a tentar criar algo para nós ao mesmo tempo que temos um compromisso principal com o nosso patrão ao qual não podemos falhar.
É difícil, sim. Acima de tudo requer muito foco, mas não é impossível e neste momento pode ser o teu único caminho!
O teu primeiro desafio é encontrares um nicho de mercado que possa ser desenvolvido apenas no tempo que tens livre e encontrares o ritmo certo compatível com a tua agenda super preenchida. Ter tempo para ter um negócio online não será fácil, irás ter de abdicar de muitos fins de dia e fins de semana mas, com a dedicação certa, é o passo para ganhares a tua liberdade dentro de poucos meses.
Apesar de isto parecer extremamente difícil, e um grande sacrifício, as vantagens de teres um negócio de sucesso paralelo ao teu emprego regular são imensas. Estas dificuldades são apenas barreiras e desafios que vais ultrapassar.
Tendo um trabalho regular irá demorar mais algum tempo até o teu negócio atingir o sucesso, porque o tempo que tens para investir nele será sempre menor. É como uma pescadinha de rabo na boca: não ganhas o suficiente do teu negócio próprio para largar o teu trabalho a full-time porque não tens tempo para te dedicares mais; e não tens tempo para te dedicares mais porque continuas com o teu trabalho a full-time.
Mas com a organização, dedicação e a estratégia certas, poderás vir a ter até mais resultados do que quem se dedica a tempo inteiro ao seu negócio mas não sabe o que está a fazer – já vi isto acontecer várias vezes!
O facto de teres um rendimento, do teu trabalho das 9h às 18h, irá permitir-te fazer alguns investimentos no teu negócio. Isto dá-te uma vantagem significativa em relação a quem largou tudo para se dedicar a um projeto online ou a quem está desempregado e decidiu criar um negócio. Estarás a fazer o mesmo que os outros mas com um risco muito menor. Mas atenção: não te encostes a esse risco baixo porque se as ideias não saírem do papel ou não te dedicares de corpo e alma a isto, não vais ver resultados e vais sempre achar que não valeu a pena.
Como criar um negócio próprio com um emprego das 9h às 18h
Foca-te
A primeira ferramenta para construires o teu negócio online é o foco. O teu tempo, recursos e energia são limitados por isso é indispensável que te foques. Cria algo mais pequeno mas bastante estruturado e profissional, e vai crescendo à medida que vás tendo essa capacidade. Descobre o mais rapidamente possível o que funciona e o que não – analisa os negócios já existentes no mercado e os hábitos do teu público-alvo – para evitares perder tempo com o que não interessa. Será impossível estares em todas as redes sociais, aliás, provavelmente não conseguirás mais do que uma, duas no limite. Então precisas escolher bem!
Trabalha pequeno, pensa grande
Um passo de cada vez. Tens de ter paciência e perceber que o sucesso não aparece do dia para a noite, mas quando bem feito, o teu negócio pode faturar logo no primeiro mês. É importante que tenhas objetivos a longo prazo, e que não te retraias ao criá-los, mas é igualmente importante que os dividas em pequenos objetivos que sejam possíveis de alcançar na tua situação real.
Agenda tudo
Criar um negócio próprio com um emprego das 9h às 18h exige que todos os minutos do teu dia seja usados de forma inteligente e consciente.
O teu tempo é limitado por isso é indispensável que agendes todas as tuas tarefas, não só para saberes exatamente o que tens de fazer mas também para te manteres organizada e arranjares o tempo necessário para as fazeres. Neste momento uso a app Notion e o Google Calendar para me manter em cima de todas as tarefas e eventos e não me escapar nada.
Observa os buracos que vais tendo na tua agenda e preenche-os com as tarefas relacionadas com o teu negócio. Será natural que, num primeiro momento, sejas um pouco egoísta e que acabes a usar todo o tempo que tens livre para investir no teu projeto. Quem está à tua volta irá, certamente, compreender. Claro que isso será uma fase, a fase inicial exigirá muito mais de ti.
Em alguns momentos, ir para a cama 1 ou 2 horas mais tarde ou acordar 1 ou 2 horas mais cedo irá fazer toda a diferença no teu sucesso. É um pequeno esforço da tua parte que te ajudará tremendamente.
Lê também:
- 95 ideias de nichos para criar um negócio online
- 9 motivos para criar um negócio digital
- Como começar um negócio online do zero
Agrupa para poupar tempo
Muitas vezes temos a tendência de dividir demasiado as tarefas. Por exemplo, criar conteúdo todos os dias para as redes sociais pode demorar 20 minutos a pesquisar, 20 minutos a criar a imagem e mais 15 minutos a escrever a descrição. Isso dá um total de 55 minutos por publicação. Mas se fizeres os conteúdos da semana toda de uma só vês, em 30 minutos provavelmente consegues ter 5 ideias, em 40 minutos consegues criar as 5 imagens e em 40 minutos consegues escrever as 5 descrições. Isso significa uma poupança de 165 minutos que são quase 3 horas!
Fotografar é outra destas tarefas. O trabalho que dá preparar o cenário, o material, as ideias… não justifica servir para tirar apenas uma ou duas fotografias.
Agrupa as tarefas relacionadas o mais possível, para que consumas menos tempo na sua realização e sobre tempo para tudo o resto que tens de fazer.
Para de fazer coisas que não interessam
Todos nos sentimos cansados, todos gostamos de relaxar. Mas se tens um negócio que queres tornar lucrativo só poderás sentar-te a ver Netflix quando as tarefas relacionadas com o teu negócio estiverem cumpridas. Chega da desculpa “Não tive tempo”. Com organização e evitando a preguiça irás ter tempo para muito mais do que imaginas. É uma questão de alinhares as tuas prioridades.
Automatiza o máximo possível
As ferramentas de automação são, provavelmente, a melhor invenção neste universo dos negócios digitais. Há imensas ferramentas que permitem automatizar praticamente tudo, deixando-te apenas a parte criativa.
Uma das coisas que as pessoas mais automatização são as publicações nas redes sociais. Sim, o algortimo penaliza os conteúdos agendados mas mais vale agendar do que não publicar!
Espreita a Zapier e a Tailwind e descobre a magia da automação que te fará poupar muito tempo e dinheiro, pois evita que tenhas de contratar alguém para te ajudar tão cedo.
Ser um empreendedor é bastante difícil. Mas criar um negócio próprio com um emprego das 9h às 18h torna tudo ainda mais difícil. No entanto, se não trabalhares no duro nunca vais conseguir largar esse emprego e ter a rentabilidade suficiente do teu negócio próprio.
Trabalha afincadamente, mantém-te motivada, organiza-te e tornar-te cada dia mais eficiente. Se este projeto for importante para ti, irás sempre arranjar tempo para o fazer. Se não te dedicares a ele, então também não poderás esperar um retorno financeiro.
Preparada?
roadmap para criar um
negócio digital
Lançar um negócio completamente sozinha pode ser intimidante, acima de tudo pela quantidade de tarefas que implica. Para não te esqueceres de nada, criei esta roadmap onde vou dizer-te passo a passo o que precisas para tirar a tua ideia do papel!