Se tens um negócio online, sabes o quão importante é criar uma página de vendas eficaz. Uma página de vendas é uma página online onde apresentas um produto aos teus clientes, enumerando as suas características, ose seus benefícios e de que modo pode solucionar as dores dos teus potenciais compradores. É também uma página que deve ser criada de forma estratégica, já que o teu objetivo é que a página deixe transparecer o valor do teu produto, convencendo o cliente a efetuar a compra. Para facilitar esta tarefa, há determinados aspectos que podes incluir na tua página de vendas. 

 

Como criar uma página de vendas eficaz?

Cria uma ligação com o teu cliente e desperta o seu entusiasmo

Para criar uma página de vendas eficaz, é essencial que o teu cliente sinta entusiasmo ao entrar na tua página de venda. Imediatamente numa primeira abordagem, deves explicar o que é o teu produto e porque é que ele é único. A forma mais comum de fazer isto é com um título bem destacado, que agarre automaticamente a atenção do teu cliente, seguido de duas ou três linhas que descrevam o teu produto e de uma imagem ou de um vídeo. Mas o que escrever? Os teus clientes estão saturados de páginas de vendas, por isso é essencial que despertes a sua curiosidade. O que quer que escrevas tem de ser impactante o suficiente para o teu cliente tenha vontade de ler a restante página. Por isso, o que recomendo é que ou faças uma pergunta, uma promessa bem arrojada ou uma afirmação polémica – sempre completamente alinhada com o teu produto.

Deves, igualmente, conectar-te com o teu cliente. Mostra aos teus clientes que és exatamente como eles. Faz com que percebam que os compreendes, que percebes os seus problemas e que já passaste por esses constrangimentos. Quanto mais claro isto ficar, mais depressa os teus clientes vão achar que a tua solução é a perfeita para eles. Partilha a tua história e explica como é que decidiste criar o teu produto.

 

Sê claro com aquilo que o teu produto oferece

Há obviamente várias formas de comunicar o teu produto, mas cada vez mais o cliente pretende clareza. Numa página de venda, deves ter bem específico o que é o teu produto e quais os seus benefícios. Partilha as suas características e não te esqueças de incluir tudo o que o teu produto oferece. Não estou apenas a referir-me a aulas, vídeo, acompanhamento, peças, etc. Estou também a falar de todas as vantagens que o teu produto traz e nas formas como pode melhorar a vida do teu cliente.

Mas atenção: não faças promessas que não podes cumprir. Não embelezes demasiado o teu produto. Mesmo que consigas converter agora, tu queres voltar a converter. Queres fidelizar o teu cliente. Por isso, é importante que o teu produto cumpra as expectativas que criaste nos teus clientes. Criar uma página de vendas eficaz não significa que deves deixar de ser honesta sobre o teu produto.

 

Prova o valor do teu produto

Vejo muitas vezes empreendedoras fabulosas que criam uma comunicação excelente para os seus produtos mas que não apresentam provas de que os seus produtos realmente funcionam. Óbvio que deves ter muito claros os benefício do teu produto, mas não podes esperar que os teus clientes acreditem simplesmente neles. Antes de mais, seres vista como um autoridade na área é meio caminho andado e, isto, engloba obviamente todo o caminho que construíste até aqui. A forma como te posicionaste nas tuas plataformas, o conteúdo de valor que entregaste, o que ofereceste aos teus clientes e, obviamente, o feedback que obtiveste.

Numa página de venda, faz todo o sentido incluir testemunhos. São estes testemunhos que vão validar o teu produto e mostrar ao teu cliente que o teu produto é credível e eficaz. Coloca algumas frases ou pequenos vídeos em que os teus clientes partilhem a sua opinião sincera sobre o produto. Ainda não tens clientes? Sem problema, pede aos teus amigos ou familiares para experimentarem genuinamente o produto e utiliza os seus testemunhos. Caso não te sintas confortável com isto, podes utilizar feedback feito ao teu conteúdo. Sempre que alguém disser algo de positivo sobre o teu projeto, a tua marca ou a tua metodologia, aproveita-o! Podem ser comentários no site ou nas redes sociais, mensagens privadas ou e-mails, por exemplo. Ah, e se utilizaste a tua própria metodologia ou produtos e obtiveste resultados, não te esqueças de incluí-los (o método “antes e depois” funciona muito bem).

 

Adiciona Call to Action, mas não demasiados

É impossível criar uma página de venda eficaz sem adicionares call to action. Os call to action servem para direcionar o cliente para o passo que tu pretendes que ele dê e são importantíssimos para uma boa conversão. Exatamente pela sua importância, há muitas empreendedoras que caiem no erro de colocar vários calls to action ao longo da página. Não há nada de errado nisto, desde que o objetivo de todos eles seja o mesmo. A tua página de vendas só deve ter um propósito e um propósito único: vender.

Ainda assim, certifica-te que vários não se transformam em demasiados. Vejo, muitas vezes, páginas de vendas com calls to action a cada parágrafo, o que acaba por tornar-se saturante para o teu cliente. Sê estratégica com a colocação dos teus calls to action. Cria alguma distância entre eles e coloca-os nos momentos em que sentes que é mais fácil o teu cliente converter. Por exemplo, sempre após os gatilhos de urgência ou após os testemunhos dos teus clientes. O teu call to action também deve estar sempre nos momentos de comunicação com mais impacto.

 

Cria urgência na aquisição do teu produto

Uma das melhores formas de converter é dar ao teu cliente um motivo para adquirir o produto agora. O ser humano é procrastinador por natureza e se não deres todas as razões ao teu cliente para fazer a compra agora, é possível que ele deixe para depois. O gatilho de urgência é uma das melhores adições que podes fazer à tua página de venda para efetivamente imprimir esta sensação.

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Há várias formas de fazer isto. Podes, por exemplo, adicionar uma oferta por tempo limitado. Diz ao teu cliente que só vai poder adquirir o teu produto com este desconto ou com esta oferta adicional durante os próximos x minutos. Um relógio com uma contagem regressiva tende a funcionar especialmente bem enquanto emparelhado com este género de ofertas, já que também cria uma urgência visual. Podes também utilizar o gatilho da escassez, mencionando o quão limitado é o teu produto. Ambas as técnicas são as mais comuns e podem ser utilizadas tanto em produtos digitais como em produtos físicos.

 

Torna o passo de pagamento simples e rápido

Cada vez mais, o cliente procura facilidade e rapidez em todas as etapas de uma compra, inclusive do pagamento. De nada te adianta criar uma página de comunicação espetacular que convence o teu cliente que o teu produto é o ideal, quando dificultas o momento da venda. Aliás, posso dizer-te que não há nada mais frustrante para alguém do que quer adquirir algo e ter de estar à procura de como fazê-lo. Se o momento de compra não for rápido e intuitivo, o que vai acontecer é que o teu cliente vai desistir a meio – e tu perdeste uma venda.

É essencial que seja extremamente percetível para o teu cliente onde fazer a compra do produto. Utiliza botões, links com uma cor destacada, calls to action… O que estiver ao teu alcance para tornar o local de compra claro. Certifica-te também que não obrigas o teu cliente a passar por demasiadas páginas até ao momento de compra. Idealmente, deves ter uma página de venda, uma página de compra e, no momento seguinte, o teu cliente deve receber a confirmação de compra e o produto propriamente dito, no caso do teu produto ser digital.

Recomendo-te também que tenhas em especial atenção o teu público-alvo na escolha dos métodos de pagamento. Eu compreendo: nem sempre é fácil ter todos os métodos disponíveis e não necessitas – mas necessitas de ter o método que o teu público utiliza. Por exemplo, se o meu público estiver numa faixa etária entre os 40 e os 50 anos, é muito provável que não tenha Paypal ou Mbway. Talvez, neste caso, o ideal é optar por transferência bancária, mesmo que isso não me possibilite a mesma automação. É uma questão de escolhas estratégicas, como em tudo no teu negócio.

 

Remove o risco da compra

Um dos maiores motivos pelo qual há hesitação no momento na compra é efetivamente o risco. O risco de fazer um investimento num produto que pode não funcionar ou não ser exatamente aquilo que o teu cliente procura. Para removeres o risco de compra dos teus produtos, é essencial que cries uma garantia. Não precisa de ser uma garantia no sentido literal; podes garantir resultados, por exemplo. Fazer isto ajuda os teus clientes a perceber que não têm nada a perder, proporcionando mais certeza à compra.

 

Criar uma página de vendas eficaz é um trabalho que, além de um enorme conhecimento do público-alvo, exige conhecimento. Exige que tenhas algumas noções de marketing, técnicas de escrita e estratégia, o que muitas vezes dificulta o processo. Mas não desistas. Além de todas estas competências, as páginas de vendas também vivem da tentativa erro. Cria diferentes páginas e tenta perceber o que é que converte melhor para o teu público. A experiência vai fazer toda a diferença neste caso e, tu própria, vais sentir as discrepâncias nos resultados!

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