O Design Cap trata-se de um software de design recente no mercado, que tem como objetivo facilitar a hora de criação de conteúdo. Este tipo de ferramentas são um excelente auxiliar para empreendedoras, por permitirem a criação da componente visual de uma forma fácil e rápida.

Continuo a achar que faz todo o sentido contratar um designer gráfico em inúmeras ocasiões, especialmente se tiveres a disponibilidade financeira. No entanto, a verdade é que este investimento nem sempre é possível numa fase inicial. Se calhar, estás mais confortável em gastar uma prestação mensal de 5€ ou 6€ num software de design com uma série de templates disponíveis do que fazer, para já, um investimento substancialmente maior num logótipo, por exemplo. É uma questão de orçamento e prioridades.

Como referi, o Design Cap é uma novidade no mercado e creio que, a longo prazo, poderá tornar-se rapidamente um concorrente do Canva. Ambos possuem um conceito muito similar, sendo que a subscrição do Design Cap é mais económica e não perde demasiado face ao concorrente. Ou seja, pode ser uma boa opção para quem quer poupar na subscrição.



Quais são as vantagens do Design Cap?

É extremamente amigo do utilizador

Todo o interface é muito fácil de utilizar e intuitivo. Após clicares no menu “Meus Designs” vais imediatamente para a página de criação, onde tens acesso a uma série de opções para criares os teus designs. Podes optar por uma tela em branco ou utilizar os templates disponibilizados como ponto de partida. Mesmo quem percebe zero de design vai conseguir facilmente trabalhar com a aplicação. Se, mesmo assim tiveres dúvidas, o site tem disponível uma secção onde podes assistir a vários tutoriais passo a passo.

software de design para iniciantes


Templates, elementos e um banco de imagens!

Esta, para mim, é a grande vantagem deste género de softwares: a quantidade de ferramentas que tens disponível numa subscrição mensal. O Design Cap tem disponíveis mais de 1000 templates, que te ajudam a ter uma base estruturada para criares criativos para as tuas redes sociais, apresentações, infográficos, logotipos, entre outros. A plataforma está também associada a um banco de imagens, algo extremamente útil caso não possas utilizar as tuas próprias fotografias. Possui ainda ferramentas de pesquisa de elementos, gráficos e módulos para tornar os teus designs mais criativos e dinâmicos. A melhor parte é que tudo isto está pensado de uma forma que sinto muito direcionada para quem cria conteúdo digital. Se por acaso escreveres “cooking” na barra de pesquisa, aparecem-te uma série de designs pensados para o nicho de culinária.

como utilizar o design cap


Permite-te poupar tempo

Graças à reunião de ferramentas que tens no mesmo local, o Design Cap permite que poupes tempo na criação de qualquer design para o teu projeto. Além disso, com a variedade de templates disponíveis, tens excelentes pontos de partida para criares os teus criativos sem perderes demasiado tempo ou necessitares de ter jeito para esta parte do design digital. Especialmente quando estás na fase do início de negócio, estes sentidos nem sempre estão especialmente apurados. As competências e a facilidade na criação visual também se adquirem! Por isso, o Design Cap também equivale a uma boa poupança nas frustrações, já que “metade do caminho” já está feito. Resta-te adaptares esses designs à tua identidade visual.



Fazer upload da tua própria fonte

Uma das características que mais gostei do Design Cap reside na possibilidade de podermos fazer o upload das nossas próprias fontes. Já mencionei várias vezes que o quanto identidade visual é importante para a tua marca, certo? É ela que te dá coerência visual e permite que sejas reconhecível para a tua audiência. O tipo de letra que escolhes faz parte do leque de características incluídas nesta identidade visual e é por isso que deve ser aplicado em todos os criativos que desenvolves. Infelizmente, a maior parte dos softwares de design mais simplistas obriga-te a que fiques limitado às fontes disponíveis, enquanto que o Design Cap permite que faças o upload dos tipos de letra que escolheste para a tua marca. Um grande bónus que está disponível na ferramenta pro.



Os preços são bastante acessíveis

Os preços do Design Cap são efetivamente os mais acessíveis do mercado, tendo em conta as funcionalidades. O pacote gratuito tem muitas limitações, sem dúvida, mas serve perfeitamente para testares a aplicação. Não é, no entanto, suficiente para tirares proveito do software para o teu projeto. Depois, o Design Cap possui um plano Basic e um plano Pro, que custam $4,99 e $5,99 respetivamente. Pela diferença de preço, recomendo vivamente o Pro, que inclui o upload das tuas próprias fontes, permite que salves até 1000 designs e que faças o upload de 1000 imagens próprias.



Infelizmente, o Design Cap não possui ainda uma aplicação para telemóvel. Esta é a única desvantagem que sinto que tenho de destacar mas, acredito que com o crescimento da plataforma, essa se torne uma das ambições do software. Caso queiras testar a aplicação, podes fazê-lo através deste link. Se precisares de alguma ajuda extra, deixa um comentário abaixo!

Este artigo foi realizado em parceria com a Design Cap e contém links de afiliados.