O Pinterest é uma das minhas plataformas favoritas para direcionar tráfego para o meu site. Aliás, como já partilhei várias vezes, o Pinterest foi o local que fez com que conseguisse fazer crescer o meu negócio em quase 300% em apenas 3 meses. Basicamente, acho que esta frase diz tudo sobre o potencial desta plataforma. A fórmula para crescer no Pinterest não é propriamente simples e exige alguma análise e tacto, não vou mentir. No entanto, com alguma consistência e muita estratégia é possível atingir resultados similares ou superiores aos meus – e que o digam as alunas do meu Flash Push de Pinterest Marketing!

Neste artigo, vou partilhar contigo aquelas que considero serem as dicas essenciais para crescer no Pinterest. Sem estares a ter atenção e a cumprir todos estes tópicos, dificilmente vais conseguir ter os resultados que ambicionas Por isso, anota esta fórmula mágica e vamos a isso!

 

 

8 Dicas Essenciais para Crescer no Pinterest

Torna a tua conta numa conta de nicho

Especialmente no Pinterest, é muito fácil dispersar e começarmos a publicar conteúdo sobre tudo e mais alguma coisa. No entanto, quanto mais específico for o conteúdo da tua conta, melhor o Pinterest vai saber a quem mostrar os teus pins. O Pinterest funciona como qualquer outra plataforma: quanto mais abordares determinado assunto, mais o Pinterest te vai assumir como uma autoridade e, consequentemente, mostrar com maior frequência os teus pins. Por isso, já sabes, centra as tuas publicações num só nicho e trabalha por subtópicos. Apaga ou oculta também todos os álbuns que não são relacionados com o teu nicho.

 

Pesquisa por palavras-chave relevantes para o teu nicho

O grande segredo para crescer no Pinterest é a utilização das palavras-chave certas. O que é que são palavras-chave certas? São palavras-chave relacionadas com o teu nicho, que os utilizadores estejam efetivamente a utilizar para chegar ao teu conteúdo. Uma boa forma de fazeres isto é pensares como é que alguém pesquisaria por determinado conteúdo. Regista todas as palavras que te surgirem e utiliza a barra de pesquisa do Pinterest a teu favor para perceber se essas palavras e expressões são realmente procuradas e para achares outros termos que possam ser relacionados.

 

Sê consistente e utiliza a plataforma

O Pinterest prioriza MESMO quem passa tempo dentro da plataforma. Sou uma enorme fã de automatismos e eu própria utilizo o Tailwind para agendar pins, no entanto, também faço questão de passar tempo no Pinterest e publicar pins manualmente, mesmo que de uma forma substancialmente menor. Quanto mais tempo passares a criar conteúdo e a fazer repins (recomendo um mínimo de 20 pins por dia), mais o Pinterest te achar a tua presença relevante e vai dar-te o “presente” da visibilidade.

 

Tem atenção aos títulos

Tal como nos artigos de blog, os títulos devem ser curtos, cativantes e gerar interesse suficiente para que o utilizador clique no teu pin. Utiliza termos que suscitem curiosidade, como “segredos” ou “truques”, mas garante sempre que entregas o que prometes. Ainda que o teu posicionamento no Pinterest não fique prejudicado, a duração de sessão média no teu site diminuirá, o que a longo prazo pode trazer um impacto menos positivo no posicionamento do teu site nos motores de busca. Se não tens muito jeito para esta parte, faz uma pesquisa por pins similares e vê que tipos de títulos estão nas primeiras posições.

 

Garante que os teus pins são visualmente atrativos

O Pinterest é um motor de pesquisa visual, por isso estaria a mentir se dissesse que o aspecto dos teus pins não interessam. É importante que os teus pins se destaquem, estejam em concordância com o teu branding e integrem call to actions que realmente chamem a atenção e incentivem ao clique. A par com a descrição, o visual dos teus pins é outro dos elementos principais que ditam o teu sucesso dentro da plataforma. Neste artigo, podes descobrir como criar um pin perfeito visualmente.

 

Analisa os teus resultados

Espera que os teus pins estejam ativos durante pelo menos 15 dias e analisa o seu desempenho. Vê o número de impressões e, acima de tudo, o número de cliques que estão a obter. Se estão a ter uma boa performance, tenta perceber o que é que está a funcionar e replica as tuas estratégias para os próximos pins. Se não estão a funcionar, compara com estatísticas anteriores para compreender o que podes melhorar da próxima vez. Não tenhas medo de utilizar a estratégia de tentativa-erro, porque só assim vais conseguir perceber o que funciona.

 

Não faças apenas um pin para cada artigo

Este é um erro muito comum para quem está a começar no Pinterest, mas a verdade é que criar vários pins para o mesmo artigo é a melhor forma de ver o que resulta para cada temática. Podes nem publicá-los todos no mesmo dia – para também rentabilizares o teu conteúdo – mas, desta forma, vais conseguir ter diferentes resultados para a mesma publicação, eliminando automaticamente a variável do tema do artigo. Assim sendo, consegues perceber que descrições, palavras-chave e visuais funcionam ou não.

 

Recicla conteúdo

Não tenhas medo de voltar a publicar os mesmos pins com outras palavras-chave, desde que com algum tempo mínimo de intervalo. Aliás, isto ajuda-te a rentabilizar o trabalho que tiveste na criação de pins e é um truque muito utilizado pelas grandes contas no Pinterest. Para fazer isto, eu utilizo o Tailwind. O Tailwind permite-te que adiciones os teus pins a ciclos, fazendo com que os mesmos estejam constantemente a ser republicados com a frequência que a própria aplicação define como a mais proveitosa para a tua conta. Este pequeno gesto, além de potencializar o trabalho que dedico a criar e agendar pins, faz com que tenha sempre qualquer coisa a ser publicada, ganhando mais relevância na plataforma.

 

Resumindo e concluindo: crescer no Pinterest exige estratégia, análise e consistência. Com trabalho, é possível teres resultados incríveis já que estes passos são muitos simples. Começa já a tirar partido do Pinterest, aumenta as visualizações do teu site, melhora o teu posicionamento nos motores de busca e atrai novos clientes! Quem está à altura do desafio?

+100 palavras-chave para descrições no Pinterest

As palavras-chave são o segredo para conseguires viralizar no Pinterest e angariar milhares de visitas para o teu site.  Neste guia, partilho contigo +100 palavras-chave, divididas por áreas de negócio, para utilizares nas tuas descrições e obteres o melhor desempenho possível! Vamos a isso?