Trabalhar em casa já é sempre um desafio de concentração e produtividade, mas trabalhar em casa com filhos pode tornar-se numa missão impossível se não souberes exatamente no que te concentrar – e como gerir o resto.
Em 2018 montei o meu negócio a partir de casa enquanto tomava conta do meu filho Martim. Não posso dizer que foi a coisa mais fácil do mundo mas sobrevivemos e não podia estar mais contente com os resultados.
Quer estejas a trabalhar em casa com filhos por opção ou porque algo assim o exige, isto foi o que eu aprendi durante os meus 13 meses de experiência como working from home mom.
Dicas práticas para trabalhar em casa com filhos
1. Acorda antes dos teus filhos
Isto é algo que ninguém quer ouvir, mas que é super importante!
Estando a trabalhar em casa sem grandes obrigações de horários é comum deixarmo-nos estar na cama até mais tarde ou esperar que sejam os nossos filhos a acordar-nos.
Mas isso não vai ser nada produtivo para ti!
Acorda o mais cedo que conseguires e aproveita esse tempo para adiantares as tarefas mais difíceis de fazer com eles por perto.
Podem ser apenas 30 minutos para escrever um email, agendar conteúdo de redes sociais ou terminar de editar um artigo de blog, mas é um começo muito mais produtivo para o teu dia!
Se és daquelas que não aguenta mesmo madrugar e trabalha muito melhor à noite, então troca o horário e deita-te mais tarde para deixares algumas tarefas concluídas.
O objetivo aqui é que consigas dedicar algum tempo de concentração completa ao teu trabalho.
2. Separa as tarefas que exigem mais energias das que exigem menos energia
Isto é uma tática básica no mundo dos experts em produtividade – porque funciona mesmo!
O princípio geral é dividires a tua lista de tarefas entre tarefas grandes que exigem muita energia mental e emocional e tarefas pequenas que consegues completar facilmente.
Mas no caso de quem trabalha em casa com crianças no lugar de completar estas tarefas com base no seu próprio estado de espírito, deve fazê-lo com base no estado de espírito e comportamento da criança.
Se os teus filhos estão doentes, cansados, com fome ou irritados, vão exigir mais de ti, certo? E isso faz com que sobre menos energia para dedicares a outras tarefas.
Quando os teus filhos estão mais bem dispostos, entretidos, com as suas necessidades supridas, é mais fácil lidar com eles e sobra-te mais tempo e disposição para o resto.
Tu melhor que ninguém sabes como este mood varia ao longo do dia, na maioria dos dias. Aproveita todos os momentos em que sabes que precisam menos de ti para tarefas que exigem mais energia e concentração, e nas alturas mais críticas dedica-te a tarefas mais simples.
Tarefas que requere menos energia:
- ler um ebook ou ouvir uma aula de um curso
- organizar pastas, emails ou outros
- responder a comentários ou mensagens
- fazer likes e comentar nas redes sociais
- guardar pins
Tarefas que requerem mais energia:
- escrever artigos de blog ou livros
- reuniões com clientes
- brainstorming de ideias
- fotografar ou filmar
Se seguires a primeira dica, de acordar mais cedo do que os teus filhos, adivinha que tarefas deves fazer enquanto eles ainda dormem?
BINGO! As tarefas que requerem mais energia, mais foco e mais esforço.
3. Usa um temporizador
Se os teus filhos forem mais crescidos isto pode até funcionar mesmo com eles.
A técnica Pomodoro consiste em trabalhares durante 25 minutos numa tarefa e fazeres um intervalo de 5 minutos antes do próximo bloco de 25. Ao fim de 4 sessões de 25+5, fazes uma pausa de 30 minutos.
Se os teus filhos já conseguirem compreender isto, coloca um temporizador visível para todos. Isto indica que a mãe estará a trabalhar enquanto o temporizador não tocar e que lhes dará atenção quando tocar.
Se interromperem a meio, mais tempo terá de ser adicionado ao temporizador adiando a altura de plena atenção por parte da mãe.
Mas CUIDADO: se quando fizeres a tua pausa eles estiverem entretidos, não os interrompas, pois podes demorar bem mais do que 5 minutos a conseguir que fiquem nesse estado de novo.
4. Usa todo o entretenimento à tua disposição
Sei que todas as crenças de parentalidade atuais dizem para anter os miúdos afastados das televisões, telemóveis e tablets o mais possível.
Mas tenho uma coisa para te confessar: para quem trabalha em casa com crianças essas armas não podem ser dispensadas.
Claro que deves guardar tempo para poder brincar com eles com outras coisas, mas principalmente quando são pequeninos e ainda não conseguem ir para o quarto brincar sozinhos, muitas vezes músicas e desenhos animados são o que te permite trabalhar os tais blocos de 25 minutos.
Não é hora de quereres ser a mãe perfeita – até porque isso não existe.
Para de te culpar. Para de pensar que decidiste ficar em casa com eles para lhes poderes dedicar mais tempo e agora os colocas em frente a ecrãs para estares ocupada com trabalho no lugar de lhes dares atenção.
O dinheiro para os sustentar não cai do céu. Estas tarefas são importantes. E não é que os vás deixar lá o dia todo, basta que haja um equilíbrio.
5. Nas pausas maiores, cansa-os o mais possível
Brincadeiras como correr, lutas de almofadas, ir ao parque ou outras do género, são ideais para que eles sintam que estão a fazer coisas divertidas e que gastem energias, ficando mais calmos em seguida.
Isto também garante sestas mais longas ou noites melhor dormidas, nos mais pequenos. Quanto mais calmos estiverem, mais fácil será para ti trabalhar.
Precisas de ideias? Vê este artigo de coisas giras para fazeres com os miúdos.
6. Dá atenção a ti própria
Trabalhar em casa com filhos pode ser definitivamente a maior aventura da vida.
Nós, mulheres, quando estamos em casa temos a mania que tudo é nossa obrigação.
Os filhos, as tarefas domésticas e ainda gerir um negócio pode facilmente consumir todas as horas do teu dia.
Então e tempo para cuidar de ti própria?
Alimenta-te como deve ser, bebe água, lê um livro e continua a praticar exercício – nem que seja algumas vezes naquele tempo antes dos miúdos acordarem.
Reserva também tempo para manteres as tuas relações saudáveis – amorosa, familiares e com amigos.
6. Cria uma agenda
Para ti é indispensável que tenhas todas as tarefas organizadas, por ordem de prioridade e espalhadas ao longo da semana.
Mas se os teus filhos já entendem o conceito, ter um agenda para eles também pode ser muito útil.
Define tarefas/brincadeiras que fazem em cada dia, em cada bloco teu de trabalho, assim como as horas de refeições, as pausas e as horas de tempo de qualidade em conjunto sem pressa de regressar a nova tarefa.
Isto vai ajudá-los a gerir expectativas e criar rotinas que facilitam a vida de todos.
Torna a coisa divertida com um planner de colar no frigorífico que podem personalizar em conjunto.
7. Pede ajuda
Mas uma vez, não tentes ser a super-mulher!
O facto de estares em casa não faz com que o teu trabalho seja menos exigente do que o de quem sai para ir trabalhar fora de casa.
As tarefas domésticas devem ser divididas – ou delegadas a uma empregada se tiveres essa possibilidade financeira.
Os cuidados com os miúdos devem igualmente ser divididos, até porque tu já passaste o dia inteiro a tomar conta deles.
Não te deixes afundar pela pressão de que se estás em casa tudo é tarefa tua. NÃO É!
Até porque não estamos a falar dos casos de pessoas que simplesmente ficam em casa a tomar conta dos filhos e a tratar do lar, estamos a falar de alguém que tem um negócio mas simplesmente tem a vantagem de o poder gerir a partir de casa e com os miúdos presentes.
Não te sintas uma preguiçosa por achar que não tem de ficar tudo para ti.
Os miúdos ficarem com os avós ou tios de vem em quando não é nenhum crime. Ou até mesmo contratar esporadicamente uma babysitter numa semana em que estás com mais trabalho.
Teres uma assistente pessoal que te ajude com algumas tarefas também pode ser uma boa estratégia. Desta lado conto com uma assistente virtual que gere os meus emails, compras dos clientes e algum do trabalho de redes sociais, deixando-me tempo para criar novos produtos, produzir conteúdo relevante, fazer mentorias individuais e não elouquecer com tanto trabalho.
Dica extra
No que toca ao teu negócio, automatiza tudo o que puderes. Não faz sentido perderes demasiado tempo com tarefas que podes colocar ferramentas a fazer por ti. Agenda newsletters para um mês e usa por exemplo uma ferramenta como a Tailwind para agendares o teu conteúdo de Instagram e pins para o Pinterest – ganha um crédito de $15 através deste meu link.