Se ainda não estás familiarizada com o termo SEO, significa que o teu site está a perder pontos. É uma afirmação dura, mas a verdade é que ao não estares a utilizar o SEO a teu favor, estás a perder chances de chegar às pessoas que estão literalmente à procura do que tens para oferecer. Estás não só a perder visitas, como a perder dinheiro! Com este artigo, quero ajudar-te a potencializar os teus resultados e por isso vamos falar de algumas dicas para melhorar o SEO do teu site.

Mas antes, voltemos ao início. SEO significa Search Engine Optimization, o que traduzido à letra significa optimização para motores de pesquisa. Basicamente, técnicas de SEO são técnicas que te permitem melhorar o teu posicionamento no Google, por exemplo, fazendo com que seja mais fácil encontrar-te numa rápida pesquisa.

Porque é que isto te interessa? Porque quanto melhor posicionado estiveres, mais probabilidade há de clicarem no teu site. Isto, quando aliado a um excelente conteúdo e a uma boa estratégia de e-mail marketing torna-se a chave para tornar o teu projecto rentável por si só – neste caso, deixares de depender exclusivamente das tuas redes sociais.

As técnicas de SEO são um mundo, mas há pequenos passos que podes começar a aplicarr para melhorar o teu posicionamento nos motores de pesquisa o quanto antes. Reuni então neste artigo sete dicas rápidas para melhorar o SEO do teu site “para ontem”!

 

7 Dicas Rápidas para Melhorar o SEO do teu site

Cria um Sitemap

Um sitemap é uma espécie de guia que serve para demonstrar aos motores de pesquisa a estrutura do teu site, as actualizações do mesmo e as páginas que existem e que pretendes que sejam indexadas. Geralmente, o sitemap é criado e utilizado no formato XML.

Criar o teu próprio sitemap não é propriamente uma tarefa fácil, pelo que recomendo que utilizes uma aplicação que te ajude a fazer este trabalho, como o XML Sitemaps. Quando estiver concluído, só terás de carregar o teu sitemap no teu Google Search Console. Se ainda não conheces o Google Search Console, não sabes o que estás a perder. É uma das ferramentas mais úteis para conseguires gerir da melhor forma o teu posicionamento nos motores de pesquisa. Permite-te, por exemplo, saberes quais foram os termos pesquisados que chegaram a um determinado artigo, qual o seu desempenho no Google, possíveis correções que possas fazer para melhorar o posicionamento, entre outros. Além de ser uma ferramenta gratuita, é muito fácil de utilizar e é um autêntico essencial para quem pretende melhorar os resultados de um site.

Se tens um website em WordPress é ainda mais fácil, basta instalares o plugin Google XML Sitemaps.

Verifica a rapidez do teu site

Sabias que os motores de pesquisa dão tanta importância à rapidez do teu site quanto ao seu conteúdo? Os motores de pesquisa acreditam que a boa experiência do utilizador está directamente relacionada com a rapidez com que conseguem navegar num website. Além disso, ter um site mais rápido significa automaticamente que este está bem programado e que não está cheio de “lixo virtual”, que pese no seu desempenho.

Há várias plataformas que permitem avaliar a rapidez de um website, como é o caso do Google’s PageSpeed Insights. Novamente, esta é outra ferramenta gratuita do Google excelente para controlar a rapidez de carregamento de um website. Basta colocar o link para obter facilmente uma análise profunda do desempenho do site tanto em computadores como em dispositivos móveis, a par com uma lista de alterações possíveis que melhoram a rapidez do mesmo. Idealmente, um website deve ter uma classificação entre os 70 e os 100%.

 

Lê também: 5 dicas para o WordPress carregar mais depressa ou 5 dicas para o Blogger carregar mais depressa.

 

Verifica se o teu site é responsivo

Longe vão os tempos em que só utilizávamos os computadores para aceder à Internet. Hoje em dia, qualquer site tem de estar preparado para ser acedido tanto através do computador como por dispositivos móveis. Os motores de pesquisa sabem disso a importância de ter um site funcional em todos os dispositivos e é por isso que esta é uma prioridade: se o teu site não for responsivo, não estiver preparado para ser visto em diferentes aparelhos, não vai ficar bem posicionado nos motores de pesquisa.

Pode parecer impossível, hoje em dia, deparares-te com um site que não seja responsivo mas a verdade é que eles existem. E existem muitas vezes devido a templates adquiridos que efetivamente não são funcionais em todos os dispositivos. Por isso, antes de adquirires um novo template, utiliza uma ferramenta como o Responsinator. O Responsinator permite-te ver se um site é responsivo e inclusive perceber como é a sua vista num telemóvel.

Planeia o teu artigo e pesquisa o teu nicho

Porque é que é importante pensares no teu nicho? Porque há palavras que inevitavelmente vão ser associadas à temática que abordas e que, para os motores de pesquisa, têm de estar presentes no teu site para o mesmo ter relevância na área onde atuas. Isto é muito fácil de perceber com este exemplo: os motores de pesquisa sabem que um bolo leva farinha, ovos e açúcar. Como? Porque os artigos com melhor desempenho nesta categoria têm estas palavras, logo novos artigos com estas mesmas palavras serão privilegiados. O bolo não leva farinha? Não faz mal, ao escreveres “bolo sem farinha” estás a incluir a palavra na mesma mantendo a otimização.

Isto não só é importante para os teus artigos individuais como para a página principal do teu site. Ou seja, se providencias um serviço e se pretendes posicionar-te da melhor forma nos motores de pesquisa, é essencial que pesquises quais são as palavras e frases-chave que a tua concorrência está a utilizar, para poderes incluí-las também nos títulos e descrições do teu site.

Dá sempre nome às tuas imagens

Algo que cai muito no esquecimento são os nomes das imagens. Pode parecer que não importa a forma como guardas as tuas imagens, mas a verdade é que os motores de pesquisa necessitam que lhes dês títulos pertinentes. Porquê? Porque os motores de pesquisa não conseguem ver as tuas imagens, conseguem apenas identificá-las através dos títulos que lhes atribuis. Ou seja, se estiveres utilizar títulos como “DS51298.jpeg” nas tuas imagens, estás a perder a oportunidade destas aparecerem nos motores de pesquisa.

Além do título propriamente dito da imagem, é sempre importante identificares também o texto alternativo das mesmas. O texto alternativo funciona como a descrição da imagem por extenso. Novamente, esta descrição é extremamente útil para os motores de pesquisa, que não conseguem ver as imagens. Outro dado curioso: também o texto alternativo que é lido em casos em que a pessoa é invisual. O que é que é então importante aqui? Que cries uma frase com o mínimo de lógica, que descreva a imagem, e em que inclua a palavra ou frase-chave que descreveste para o teu site ou artigo.

Instala o Yoast SEO

Esta dica é exclusiva para sites alojados no WordPress: um plugin de SEO. O Yoast SEO é, para mim, um dos melhores plugins do WordPress porque avalia o desempenho de cada página do teu site nos motores de pesquisa. O Yoast SEO cria uma espécie de checklist que tens de cumprir para conseguir que determinada página do teu website fique com uma avaliação verde, aumentando as suas probabilidades de ser bem indexada pelos motores de pesquisa. A melhor parte? O próprio plugin indica-te quais as modificações a fazer para conseguires melhorar o desempenho das tuas páginas. É excelente e, para mim, é um plugin essencial em todos os meus sites.

 

Lê também “Como instalar e usar o Yoast SEO”

 

Utiliza uma checklist de SEO para te ajudar

Não tens o teu blog alojado em WordPress e não podes instalar o Yoast SEO? Utilizas o Yoast SEO mas gostas de fazer um planeamento do teu artigo? Utiliza um checklist de SEO para que nada fique de fora. A parte aborrecida do SEO de cada artigo é que são efetivamente muitos detalhes a ter em conta e é difícil organizar tudo mentalmente. Uma checklist vai ajudar-te a que nada escape e que mantenhas sempre um bom padrão de resultados.

Para facilitar a tua tarefa, criei este mini-guia de SEO completamente gratuito, onde poderás encontrar uma checklist com tudo o que tens de ter em consideração para indexar facilmente os teus artigos.

 

Como menciono em todos os meus cursos, o SEO é crucial para manter um bom fluxo de visitas ao teu blog e para atingir um novo público-alvo que ainda não conhece o teu trabalho. Sim, podes pagar por publicidade e atingir novas pessoas mas não precisas de pagar para ter um bom posicionamento dos motores de pesquisa e chegar exatamente às pessoas que têm as dores que pretendes solucionar. Dá trabalho, sem dúvida, mas é extremamente compensatório.

Prometo-te que, se colocares estas dicas rápidas para melhorar o SEO do teu site em prática, vais ver excelentes resultados a longo prazo!