Ainda há quem acredite que podem gerir um negócio totalmente através das redes sociais. Claro, há quem o faça, melhor ou pior, mas a minha experiência de mais de 10 anos em marketing digital tem-me mostrado que um negócio com um website próprio tem melhores resultados do que uma marca que se limita às redes sociais.

As razões são fáceis de compreender. Por um lado, um website representa um investimento e se aquela marca investiu em ter uma presença online nesse formato é porque quem está por detrás da marca está a levar isto a sério, de forma realmente profissional. Por outro lado, como consumidor sinto-me muito mais seguro a pagar num website, comprando a uma marca que tem este tipo de presença, do que a enviar dinheiro por transferência bancária ou MBway através de trocas de mensagens numa rede social.

O que faz com que muitas empreendedoras se inibam de criar um website é a ideia de que este é um investimento caro que não têm capacidade de pagar, mas isso está longe de ser verdade e eu vou mostrar-te neste artigo como ter um site com alojamento e domínio próprio pode ser realmente barato.

 

O que é o alojamento?

O alojamento é um espaço em disco comprado a um servidor que permite armazenar todo o conteúdo do teu site na internet. Tal como o teu computador tem espaço em disco, para teres um site irás necessitar igualmente de ter espaço num servidor.

Nos sites que oferecem serviços de alojamento existe um leque infindável de funcionalidades e características associadas a cada uma das opções apresentadas. No entanto, para quem não percebe de programação, uma grande parte das coisas poderá apenas confundir mais do que ajudar. Os quatro pontos essenciais são:

  • domínio – o alojamento oferece já um domínio grátis na compra do primeiro ano? Ou terás de pagar o domínio à parte? E se oferece, qual é o valor do domínio a partir do segundo ano?
  • multi-domínios – para além do domínio principal, a hospedagem permite o alojamento de mais algum domínio? Esta pode ser uma característica útil se estiveres a pensar dividir o custo do alojamento com algum familiar ou amigo que também tenha um website ou se tens mais do que um projeto;
  • espaço em disco – outra característica muito importante é a quantidade de espaço disponível para fazer upload de todos os ficheiros essenciais ao funcionamento do website. 40 GB será completamente suficiente para começar e se ao fim de alguns anos necessitares de mais espaço basta fazeres o upgrade do teu alojamento;
  • contas de e-mail – a quantidade de contas de e-mail que podem ser criadas dentro do alojamento pode ser relevante quando pretendemos ter um contacto para encomendas, outro para parcerias, outro para reclamações… E se vais dividir o alojamento e ter mais do que um domínio associado também irás, provavelmente, querer ter pelo menos um endereço de e-mail para cada domínio.

O serviço de alojamento que mais aconselho é o da WebHS. Pode até nem ser o serviço com a oferta mais barata para o primeiro ano, mas como não penso no meu negócio a curto prazo, a verdade é que a partir do segundo ano é uma opção muito mais em conta do que outras que fazem campanhas gigantes de angariação, com preços fantásticos no primeiro ano, mas depois te cobram valores absurdos a partir do segundo ano – e, convenhamos, só o trabalho que dá mudar, vais arrancar cabelos.

Se seguires o meu conselho e comprares pela WebHS, o melhor pacote para a maioria dos casos é o HS @S que custa 5€ por mês ou 54€ por ano e tem 49 GB de espaço, caixas de email com espaço ilimitado (muito importante para quem recebe um grande volume de emails), subdomínios e domínios parqueados ilimitados (o que significa que, desde que não ultrapasses os 49 GB de espaço, podes ter quantos websites quiseres dentro do mesmo alojamento) e tráfego ilimitado.

 

O que é um domínio?

O domínio é um nome que define a localização do teu conteúdo. Para aceder ao conteúdo no alojamento é necessário saber o endereço de acesso, esse endereço é o domínio.

Existem domínios .com, .pt, .eu, .net e até alguns mais recentes com extensões interessantes como .fashion, .space, .shop, .photography…. Estes permitem uma maior personalização já que podem estar relacionados diretamente com o nicho do teu projeto.

Um domínio, para além de dar uma aparência profissional ao teu negócio, permite que tenhas endereços de e-mail personalizados como por exemplo omeunome@dominio.pt. Tudo isto cria credibilidade e confiança, algo essencial quando se quer tornar um negócio lucrativo.

O domínio deve ser curto e simples, a ideia é que as pessoas consigam facilmente lembrar-se dele e escrevê-lo sem erros.

Ao escolheres o teu domínio deverás evitar cópias. Sim, é óbvio que o mesmo domínio não poderá ser registado por duas pessoas diferentes mas, por exemplo, registar acocacola.com – ou outra qualquer variação de um nome de uma empresa já existente e com grande reputação no mercado – na esperança de que existam erros de digitação e que isso traga mais tráfego ao teu site, é um erro. As pessoas que digitam um domínio procuram chegar àquele site em específico, se, por erro de digitação, vão parar a um outro website, não irão prestar qualquer atenção ao conteúdo e irão sair o mais rapidamente possível – e provavelmente não voltar mais.

O preço dos domínios depende da extensão e também do site onde os compras, na WebHS um domínio .COM custa 11€ e um .PT custa 15€. Mais uma vez, no primeiro ano o valor pode não ser o mais baixo – alguns serviços oferecem o domínio no primeiro ano – mas a partir do segundo ano já compensa imenso e certamente não vais querer ter a preocupação de fazer essa migração mais tarde.

 

 

Ao teres o teu alojamento, e um domínio que aponte para esse alojamento, poderás criar o website que quiseres, no formato que quiseres. Os meus websites estão todos criados com o WordPress, uma ferramenta que instalas dentro do teu alojamento próprio e que te permite criar um website basicamente com a aparência que te apetecer. Há também quem utilize o Joomla ou o Shopify para criar o site dos seus negócios. E há mesmo que faça uma programação de raiz.

Mas não te assustes! Se utilizares o WordPress serás capaz de criar o teu site completamente sozinha com um investimento muito baixo – eu recomendo a compra de alojamento + domínio (64€/ano na WebHS) e a compra de um template pago (entre 40 a 70$, pagos apenas UMA VEZ), o que representa um investimento inicial de perto de 120€, no máximo!

Claro, todos os anos terás de renovar o teu alojamento e domínio, o que representará um encargo de 64€ anuais, mas não terás de pagar mais nada depois do site estar concluído.

.