Quando falo de newsletters, mailing lists e email marketing é comum que a reação seja negativa. Ninguém sabe muito bem como trabalhar esta ferramenta poderosa do marketing digital e portanto preferem ignorar que ela existe.”Mas enviar emails ainda funciona?”, funciona sim, provavelmente melhor do que possas imaginas. Hoje o que te trago é algo um bocadinho mais resumido: algumas dicas fundamentais para aumentares a lista de subscritores da tua newsletter e começares a ganhar dinheiro rapidamente! 

A maioria dos empreendedores digitais em Portugal não trabalha a sua base de dados. Alguns têm caixas de subscrição mas limitam-se a deixá-las espalhadas pelos seus sites à espera que milagres aconteçam.

Se, noutros tempos, isso era suficiente para fazer crescer a lista de emails, torna-se bastante claro que hoje em dia as pessoas estão mais atentas e estão fartas de lixo na sua caixa de entrada. Por isso, atrair pessoas para a tua base de dados tornou-se um pouco mais complexo do que semear caixas de subscrição.

E chega a grande questão, então como é que se faz?

As dicas que vou partilhar são o que eu tenho feito, com resultados muito positivos, e por isso já comprovei que funciona mesmo. Internacionalmente é uma das formas mais utilizadas para conseguir crescer bases de dados e vender produtos, criando ligações próximas com os seguidores.

 

 5 Dicas essenciais para aumentar a lista de subscritores da tua newsletter

1. Criar um produto íman muito atrativo

Um produto íman é algo valioso que ofereces gratuitamente em troca de um endereço de email ou de outra informação. Se ofereceres algo irresistível os teus visitantes irão dar-te o seu contacto alegremente.

As pessoas que subscrevem uma lista de emails, quando tens uma estratégia de email marketing bem montada, têm muito maior probabilidade de comprar um produto teu do que alguém que nunca teve esse contacto direto contigo.

Uma das formas de construíres a tua lista de subscritores é criando um produto íman, os chamados freebies. 

Mas, quando estás no início, como é que podes saber o que é um “produto irresistível”? Como é que tomas a decisão de que oferta criar?

A melhor forma de lá chegares é, como com quase todas as decisões estratégicas, conheceres profundamente a tua audiência – ou a audiência à qual pretendes chegar. Do que é que essas pessoas gostam? Que problemas têm? Do que é que precisam?
Um bom produto íman é algo que resolve um problema ou ensina alguma coisa. Tem de ser extremamente relevante e completo, tão interessante como se fosse um produto para venda – e, claro, TEM DE ESTAR DIRETAMENTE RELACIONADO COM UM DOS TEUS PRODUTOS/SERVIÇOS.

Há muito a tendência de criar um produto fraco, por ser algo gratuito. Queremos sempre que o nosso trabalho seja valorizado e temos dificuldade em investir tanto tempo em algo que depois vamos oferecer. Mas pensa, é o preço a pagar para aumentares a tua base de dados, e com uma lista forte vais conseguir gerar dinheiro que vai compensar todo esse esforço inicial.

 

 

2. Divulgar o produto íman em todo o site

Depois de tanto trabalho a construir o teu produto íman e toda uma comunicação em banners, email marketing e imagens para outras plataformas, vais querer que todos o visitantes do teu site saibam que essa oferta está disponível e não vais deixar que ninguém saia sem lhe apresentares a oportunidade de subscrever a tua lista de emails.

Imagens e call-to-actions fortes espalhados em várias zonas do site são a melhor forma de conseguires ótimos resultados. Ah! E não te esqueças de criar materiais que tenham uma comunicação visual consistente. Não faz sentido que um banner a anunciar a oferta não tenha nada a ver com o teu branding – assim como a newsletter deve ser graficamente coerente com o resto da marca.

Esquece as caixas a promover genericamente a tua newsletter. De acordo com o The Radicati Group, um utilizador médio recebe 122 emails por dia. Ninguém precisa de mais newsletters genéricas na sua caixa de entrada. Mas se, ao invés disso, ofereceres alguma coisa, algo tão apelativo que um email é um preço mais que justo a pagar para o conseguir, vais ver a tua lista a aumentar drasticamente.

 

3. Criar uma landing page específica para subscrição da tua newsletter

Ter o produto íman divulgado em várias páginas do te website é essencial, pois na maior parte das vezes as pessoas entram pela homepage ou por um artigo de blog e só a partir daí é que exploram outras páginas.

No entanto, é muito importante que tenhas uma página especificamente dedicada ao teu produto íman – vê aqui um exemplo. Porquê? Porque o teu website não é o único sítio onde o vais querer divulgar.

Quando estiveres a divulgar o teu produto íman nas redes sociais, vais mesmo querer que as pessoas se distraiam com o artigo onde tens a caixa de subscrição ou vais preferir enviá-las para uma página desenhada para as converter em subscritores?

Lembra-te que essa página, tal como todo o teu website, deve ser adaptada aos dispositivos móveis, ser de fácil leitura, carregar no menor tempo possível e estar alinhada com o branding da tua marca.

 

5. Partilhar no Pinterest

Uma das melhores formas de conseguires tráfego para o teu site é através do Pinterest, e conseguires downloads do teu produto íman não é diferente. Faz 3 ou 4 imagens distintas e partilha-as no Pinterest com link para uma landing page onde a pessoa possa fazer o download. Toma atenção ao texto que colocas nas imagens, certifica-te que utilizas frases catchy e que comunicam exatamente o que tens para oferecer. Vais surpreender-te com a forma como a tua lista de subscritores pode crescer só por utilizares as estratégias certas no Pinterest!

 

Resumindo

Fazer crescer uma lista de subscritores não é tão difícil como possa parecer e, com as ações certas, a tua lista continuará a crescer sem que tenhas de comunicar ativamente. Estas são as minhas 5 dicas para ires dos 0 aos 500 contactos na tua lista de subscritores na tua newsletter em 30 dias:

  • um produto íman imperdível;
  • muitas caixas de subscrição espalhadas pelo site;
  • uma landing page específica e otimizada;
  • divulgação nas redes sociais;
  • divulgação no Pinterest.

Agora é meteres mãos à obra para aplicares todas estas dicas. Depois de começares vais ver como vale cada minuto investido! Ah, e não te esqueças de me seguir no Instagram, em @mariagoncalves.pt para mais dicas! Let’s go!!!

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Faz o download gratuito deste guia e aproveita estas dicas de produtos-íman para aumentar a tua lista de subscritores e criar a estratégia de e-mail marketing perfeita para ganhares autoridade e venderes através dos teus emails! Vamos a isso?