Quando tens um negócio próprio, é muito importante que utilizes todas as ferramentas ao teu alcance para estimulares a tua relação com o teu público-alvo. Ao contrário do que possas pensar, o e-mail marketing é uma das mais eficazes. Não há nada mais pessoal do que enviares o teu conteúdo diretamente para a caixa de correio electrónica de alguém. Um conteúdo inspirador, informativo, relevante e valioso que, além de acrescentar ao teu público, permite-te converter em vendas. Problema: há erros de e-mail marketing que podes estar a cometer na tua newsletter que podem arruinar completamente a sua eficácia.
Sem uma estratégia pensada e bem desenhada, a tua newsletter passa a ser só mais um email da caixa de entrada dos teus subscritores. Aliás, a eficácia da tua newsletter é, tal como o teu site, uma das únicas ferramentas cujo sucesso depende exclusivamente de ti. Não depende de algoritmos que não podes controlar. No meu caso, a newsletter é uma das formas de comunicação que mais contribui para as vendas no meu negócio.
Não tens resultados com a tua? Talvez estejas a cometer um destes erros.
6 erros de e-mail marketing que estás a cometer na tua newsletter
Ainda não estás a utilizar o e-mail marketing
Faz este exercício comigo: imagina que tens o teu website super otimizado e que chega um novo utilizador através de uma pesquisa no Google. Chegou, leu o teu artigo, adorou e seguiu com a vida. Ok, se calhar gostou tanto que começou a seguir a tua conta de Instagram. Mas e se o Instagram acabar amanhã? Como vais continuar a manter a relação com estas pessoas? Como é que vais continuar a comunicar? É que longe vão os tempos em que guardávamos os nossos sites favoritos nos marcadores do nosso browser.
Não me canso de dizer que nunca deves depender das redes sociais para venderes os teus produtos/serviços. Estás a depender de algoritmos, a ter de investir para aumentar o teu alcance e chegar ao teu público-alvo e, acima de tudo, a assentar o teu negócio em algo que não controlas, de todo. Ao teres o teu próprio site e uma estratégia de e-mail marketing, estás a reter contactos. Estás a incentivar os utilizadores que chegam ao teu site a dar-te a sua forma de contacto digital mais pessoal e a abrir portas para uma maior relação de proximidade. A melhor parte? Estas pessoas estão mesmo engajadas com o teu conteúdo. Haverá melhor estímulo para concretizar uma venda?
Não estás a cativar com um produto-íman
Um produto-íman é um produto digital que ofereces gratuitamente aos visitantes do teu website em troca de um endereço de e-mail. É um produto pensado de forma estratégica, exatamente para ajudar a resolver as dores do teu público. Pode ser um e-book, um capítulo gratuito de um e-book, um mini-curso online, um planner, um desconto… Algo que cative e, acima de tudo, que seja útil e agregue valor ao teu subscritor.
Como já referi antes, o e-mail é a forma de contacto mais pessoal que existe na internet e tens de dar motivos suficientes aos visitantes do teu site para te darem o seu e-mail. Podes ter artigos muito bem escritos, colocar uma caixa de subscrição estratégica no local correto mas não há nada que estimule mais a inscrição numa newsletter do que um bom produto-íman. Afinal, estás a oferecer algo útil e desejado de forma gratuita! Haverá melhor estratégia que esta?
Por exemplo, no meu caso, um dos meus produtos-íman com melhores resultados é o Guia de Gestão de Instagram, um guia sobre Instagram com dicas para melhorares a tua perfomance, uma checklist de tarefas diárias e semanais e 30 ideias de conteúdo.
Só usas a tua newsletter para vender
Pensa no teu próprio comportamento: subscreves uma newsletter com todo o entusiasmo e, e-mail após e-mail, só recebes conteúdo relacionado com vendas. Apresentação de produtos, produtos afiliados, promoções… O que fazes? O mais provável é que faças unsubscribe ou que deixes de a abrir por completo. Deixou de te cativar. Deixaste de ter curiosidade em saber qual é o próximo e-mail que vais receber porque nunca é nada a pensar em ti e nas tuas dificuldades. Este é um dos erros de e-mail marketing mais graves que podes cometer.
Atenção, há mais do que espaço para vender numa newsletter. Mas também há um caminho a percorrer até tentar fazer essa venda e é aí que entram os funis de conversão. Os funis de conversão têm em consideração os diferentes momentos de jornada de compra do consumidor e passam por uma estratégia especifica de comunicação em cada fase.
Dependes demasiado das imagens
Ok, a tua newsletter está cheia de imagens lindíssimas, alinhadas com a tua marca, que sentes que vão cativar de imediato a atenção do leitor. Crias imagens alinhadas com o branding da tua marca para a comunicação de produtos e não há nada de errado nisto. Teres uma identidade visual só acrescenta profissionalismo e coerência à tua marca, mas há algumas coisas em ter em consideração.
Primeiro, há leitores que podem nem ver estas imagens, podem não ter o teu endereço adicionado à lista de remetentes seguros, por exemplo. Depois, de nada adianta utilizares imagens esteticamente apelativas se não souberes comunicar. Não vais conseguir incentivar à compra ou estimular uma relação através de imagens. São as tuas palavras que vão fazer com que os teus leitores percebam o quanto compreendes as suas dores, o quão és uma autoridade na matéria ou o quão inspirador é o teu percurso. Além disso, utilizares demasiadas imagens ou imagens muito pesadas pode aumentar a probabilidade da tua newsletter ir parar ao spam – e não ser lida, de todo.
Não utilizas um call-to-action
Outro dos erros de e-mail marketing mais comuns passa por não utilizar um call-to-action. Qualquer um dos teus conteúdos deve ter um call-to-action. Sem um call-to-action, o teu público não vai perceber claramente o que queres que eles façam – e tu estás a perder uma oportunidade de converter. Quando começares a escrever o teu e-mail, tem uma visão clara em mente. Pretendes aprofundar informação sobre a mais recente publicação no teu site? Queres informar os teus leitores sobre uma determinada temática? Queres vender? Foca o texto, imagens e design do teu e-mail nessa direção e escolhe uma chamada para a ação clara, percetível e que aponte exatamente para a conversão que pretendes obter.
Sê estratégica na escolha das palavras e opta por palavras de ação, que criem urgência ou gerem curiosidade como “lê mais” ou “compra agora”. Não utilizes termos demasiado vagos. Podes, inclusive, colocar o teu call-to-action com uma cor mais viva ou num botão, para que se destaque com facilidade. Repete-o se sentires que é adequado no comprimento do e-mail (sem tornar a comunicação forçada ou artificial). Ah, e não coloques demasiados call-to-action no mesmo e-mail, de preferência escolhe apenas uma ação que pretendes que o subscritor complete.
Não és consistente com o envio da tua newsletter
É essencial que definas uma periodicidade para a tua newsletter e que a cumpras. Isto remete à questão do planeamento: define automaticamente prazos que possas cumprir tendo em conta as tuas tarefas. Podes enviar a tua newsletter uma vez por semana? Excelente. Só consegues fazê-lo uma vez por mês? Tudo bem, desde que cumpras. Se não cumprires, vais cair no esquecimento. Aliás, esqueceres-te da tua newsletter e só te lembrares de vez em quando é outro dos erros mais comuns de e-mail marketing.
Basta falhares uma vez no envio da tua newsletter para perceberes o quanto isto afeta a tua taxa de abertura. Aliás, isto torna-se especialmente grave se tiveres um dia e horas de envio definidas, já que há pessoas que estão efetivamente à espera da tua newsletter – e ela nunca chega. Obviamente que isto tira o entusiasmo a quem te lê e faz com que, da próxima vez, já ninguém “espere” pelo teu conteúdo.
Criar uma estratégia funcional para a tua newsletter não é complicado, mas pode ser desafiante exatamente porque há vários erros de e-mail marketing que podes estar a cometer – e estes não são os únicos. Se sentes que precisas de uma ajuda mais pessoal na criação de estratégias para o teu projeto, recomendo-te que marques uma sessão de mentoria individual para que possamos juntas transformar os teus objetivos em resultados concretos!
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