Estatísticas de Instagram, o que são, para que servem e como podes recolhê-las?

As estatísticas de Instagram são métricas associadas à atividade da tua conta de Instagram. São dados que te mostram se as ações que estás a realizar estão a trazer resultados, e se estão a trazer os resultados que tu queres.

 

O que são métricas?

Métricas são indicadores que permitem medir resultados de ações. Neste caso, estarás a medir métricas de Instagram referentes a ações de marketing digital.

 

Porque são importantes?

Se não analisares os resultados, de forma objetiva, como poderás saber se a tua estratégia está a resultar e o quão perto estás do teu objetivo final?

Analisares as métricas mais relevantes para cada ação (KPI’s) é fundamental para tomares decisões estratégicas acertadas e fazeres prosperar o teu negócio. E isso não se aplica apenas a um funil de conversão mas a TUDO o que fazes.

 

Diferença entre métricas e KPI’s

Uma métrica é todo e qualquer dado relevante que pode ser medido: número de visitas ao site, percentagem de novas visitas, número de seguidores, alcance, taxa de interação, número de subscritores no canal, tempo médio de visualização, taxa de abertura, taxa de conversão… Mas para que a análise das métricas faça sentido, ela tem de se fazer acompanhar de objetivos. Só faz sentido analisares se divulgar o novo vídeo no Facebook resulta, se tiveres um objetivo, como por exemplo levar as pessoas a visualizar o vídeo.

Então, olhando para o número de visitas que vieram do Facebook percebes o impacto que essa ação teve. Ainda assim, olhando para o número por si só como é que podes saber se é um bom ou mau número? Tem essencialmente a ver com os objetivos que defines. Se definires que queres aumentar 10% as visualizações dos teus vídeos, então consegues perceber em quanto é que as partilhas no Facebook estão a colaborar para esse objetivo final.

Quando uma métrica é essencial para analisar um determinado objetivo, ela torna-se num Indicador-chave de desempenho – KPI.

Voltando ao nosso exemplo: se não partilhaste o vídeo na newsletter, então a taxa de abertura da newsletter daquela semana não é uma métrica relevante para o objetivo de aumento de visualizações no vídeo. Não deixa de ser uma métrica, mas não é um KPI neste caso.

 

Estatísticas de Instagram visão geral

1. Visão geral das Estatísticas de Instagram

Para acederes às estatísticas de Instagram, deves ir ao teu perfil e clicar no botão “estatísticas”. Mal o faças, irás ter uma visão geral das tuas estatísticas. Podes filtrar todas as tuas estatísticas por “últimos 7 dias” e “últimos 30 dias”. Pessoalmente, como a minha estratégia já está definida, olho para as minhas estatísticas de forma mensal no entanto, quando estás a construir a tua estratégia de comunicação no Instagram, faz todo o sentido que todas as semanas tires alguns minutos para analisares as tuas estatísticas ao detalhe.

Neste primeiro ecrã, vais poder ver o número de contas que alcançaste, o número de interações que geraste e o quanto cresceste ou decresceste no período que definiste. Neste primeiro ecrã, é interessante olhares para as percentagens que estão em cada um dos parâmetros, já que o próprio Instagram faz uma comparação com o teu desempenho, neste caso, do mês anterior e diz-te se os teus números sofreram um aumento ou uma quebra. Por exemplo, no meu caso, tanto as métricas de alcance como de interação decresceram porque este último mês tenho estado a reestruturar o meu negócio e, por isso, não consegui manter a coerência habitual no Instagram.

 

Lê também “Como ter um feed de Instagram bonito e coerente”

 

2 e 3. Alcance

Para acederes ao menu de alcance, basta clicares em “contas alcançadas”. No primeiro gráfico, vemos o número de contas alcançadas total e o número de contas alcançadas por dia. Por exemplo, consigo perceber que dia 23 de Fevereiro foi um dos meus dias de maior alcance dos últimos 30 dias, enquanto que o dia 22 foi um dos piores. Essa é uma das análises que faz sentido fazer neste menu: perceber os dias em que atingiste mais contas e menos contas e analisar o que publicaste nesses dias.

Depois, temos as impressões gerais que são o número de vezes que o meu conteúdo foi visto, mesmo que seja pelas mesmas pessoas. Mais abaixo, temos as visitas ao perfil (o número de vezes que a página do meu perfil foi visitada), os toques em site (o número de vezes que as pessoas clicaram no link que tenho na bio) e os toques no botão de email (o número de vezes que as pessoas clicaram no botão do email no meu perfil). Faz sentido registares também estes números porque, no fundo, podem ser minimamente representativos da conversão do teu perfil: quanto mais envolvido o cliente estiver, mais cliques na bio vais ter, por exemplo. Um aumento nestes números significa que estás a envolver mais a tua audiência.

Mais abaixo, estão as tuas publicações organizadas por alcance. Primeiro as imagens que colocas no feed, depois as histórias e depois os vídeos do IGTV. É sempre muito importante analisares os conteúdos que chegaram a mais pessoas, tentando desta forma criar a tua fórmula de conteúdo própria. Igualmente importante é analisar o que não resultou bem, de forma a não voltares a perder tempo a criar conteúdo com esse padrão. Ainda assim, esta análise deve ser feita a par com a análise de interação. Porquê? Porque uma publicação até pode ter um alcance mais baixo, ou medíocre, mas ser por exemplo a tua publicação mais salva – e isso não pode ser desprezado.

 

 

Estatísticas de Instagram interação

4 e 5. Interações

Neste menu tens uma visão geral de como está a interação com o teu conteúdo. Podes ver o número total de interações, o total de gostos, de comentários, de guardados, interações com as histórias e o top 3 de posts do feed e também das histórias e dos vídeos IGTV com mais interação.

As interações com as publicações são o número de vezes que as pessoas deram um gosto, comentaram e/ou guardaram as tuas publicações. Todas as métricas têm o seu peso, mas neste momento, os guardados são a métrica que mais valida o teu conteúdo. Importante também dizer que o número de partilhas já não é mostrado, devido à nova política de privacidade implementada na Europa.

 

Estatísticas de Instagram conteúdo

6 e 7. Análise de Conteúdo

Se reparares, tanto no menu de alcance como no menu de impressões, tens um “ver tudo” ao lado tanto das publicações do feed como das publicações das histórias. Ao clicares nesse “ver tudo”, vais direta para um menu que te mostra o desempenho individual de cada uma das publicações.

No ecrã 6, estão visíveis as opções na história. Podes no menu superior do lado esquerdo, organizar as tuas histórias por alcance, retroceder, toque no botão ligar, toque no botão email, saídas, seguimentos, história seguinte, impressões, cliques na ligação, avançar, visitas no perfil, toques no botão texto e toques no site. Em termos de histórias, é importante analisar os teus conteúdos por alcance e por impressões – perceberes o que funcionou melhor e o que não funcionou.

A vista de análise de publicações no feed é a do ecrã 7. O primeiro menu onde lês “qualquer” refere-se às publicações que estão no teu feed e pode ser organizado por fotos, vídeos e carrosséis.  O segundo menu pode ser organizado por alcance, artigos guardados, comentários, gostos, impressões, interações com a publicação, seguimentos, toques no botão ligar, toques em obter indicações, toques no botão email, toques no botão texto, toques no site, visitas ao perfil e visualizações de vídeo.

Novamente, aqui é importante analisares as publicações por alcance, guardados, comentários, gostos e impressões, de forma a perceberes o que é melhor recebido pelo teu público.

 

Estatísticas de Instagram público audiência

8, 9 e 10. Público

Podes aceder ao menu público clicando em “o meu público”. É neste menu que vais poder o teu número de seguidores e algumas das suas características. Logo ao abrires o menu, é possível veres o teu crescimento ao longo do período que definires. Vais conseguir ver quantos seguidores ganhaste e quantos seguidores perdeste, assim como o teu crescimento efetivo. O que é interessante neste menu é que também vais poder ver um perfil muito simplificado do teu público-alvo, já que o Instagram mostrar-te as localizações principais, a faixa etária e o sexo das pessoas que te segue.

Mais abaixo, vais também poder ver os horários em que estas pessoas estão mais ativas no Instagram, o que obviamente é uma enorme vantagem para compreenderes a que horas é mais viável publicar.

 

 

Depois de recolheres todas as estatísticas de Instagram é altura de fazeres uma análise. O que é que estes dados te dizem sobre o conteúdo que estás a publicar? Qual o conteúdo com melhor performance? E qual o que tem pior? Quais os horários em que tens mais audiência ativa? Como está a evoluir a tua conta?

Conjugando estes dados com as estatísticas das restantes plataformas assim como as relacionadas com as vendas, poderás ter uma noção ainda mais aprofundada do estado do teu negócio e usá-las tanto para definir como para medir objetivos concretos.

 

Glossário de Estatísticas de Instagram

Aprende o que significa para uma das métricas que aparecem no ficheiro através deste glossário de termos.


FAZ O DOWNLOAD DO GLOSSÁRIO