Com certeza sabes o quão os hábitos são importantes para um mindset de sucesso. Criar uma rotina em torno dos teus objetivos faz toda a diferença, especialmente quando queres criar um negócio próprio. O percurso de empreendedora nem sempre é fácil e, na verdade, quanto mais focada estiveres, melhores vão ser os teus resultados. Há momentos em que, para avançar, é preciso dar um passo atrás e ser crítica com o que estamos efetivamente a fazer com o nosso negócio. Estás realmente a dedicar-te como deverias? Estás a fazer o que devias estar efetivamente a fazer? Inspira-te nestes seis 6 hábitos de empreendedoras de sucesso e aproveita para fazer uma introspeção sobre o papel que o teu negócio tem na tua vida.
6 Hábitos de empreendedoras de sucesso que deves replicar para o teu negócio
Estão atentas às necessidades do seu público-alvo
Por mais que tenham uma ideia de negócio, as empreendedores de sucesso têm o hábito de estar especialmente atentas às dores dos seus clientes. O nascimento de uma ideia de negócio vem, na sua maioria das vezes, de uma lacuna que existe no mercado ou de uma necessidade que ainda não foi suprimida. Conclusão: o hábito de estar atenta aos problemas e dúvidas dos outros é praticamente incutido por estar associado a bons resultados num projeto.
Lembra-te que, sem o teu público, o teu projeto não funciona. Tu não cresces, não ganhas relevância nem autoridade na área e, acima de tudo, não vendes. Se estás a criar conteúdo sem perceber o que a tua audiência quer, dificilmente vais conseguir atrair a atenção que pretendes. Sê sensível à forma como o teu público reage a determinado conteúdo ou produto, está atenta às suas questões e aproveita as ferramentas que as redes sociais te oferecem hoje em dia. Por exemplo, no Instagram Stories, facilmente consegues criar sondagens e abrir caixas de perguntas para chegar ao que a tua audiência realmente quer ver. Sim, é importante que estejas satisfeita com o que fazes mas é ainda mais importante que o teu público esteja mais satisfeito.
Estão atentas às suas estatísticas e analisam com frequência os seus resultados
As empreendedoras de sucesso fazem das estatísticas as suas melhores amigas. Para que possam estar ainda mais em sintonia com aquilo que o seu público necessita, analisam frequentemente o desempenho dos seus produtos, das suas publicações nas redes sociais e do seu site. Por mais que possam ter uma perspetiva generalizada do que resulta melhor ou não, validam as suas conclusões com os dados claros e objetivos que recolhem dos seus resultados. Se algo não está a funcionar como desejado, eliminam-no ou ajustam-no, sem medos.
Para replicares este hábito, algumas horas semanalmente para olhares para as tuas estatísticas. No teu site podes orientar-te pelo Google Analytics e nas redes sociais podes utilizar as ferramentas de análise das próprias plataformas. Já relativamente aos teus produtos, deves olhar para as vendas e para quaisquer métricas que te possam ajudar a validar o interesse do teu público. Ao olhares para as estatísticas, vais conseguir compreender o que está a funcionar e o que não está. E saberes o que está a funcionar é meio caminho andado para construíres uma estratégia, tanto eficaz como eficiente para o teu negócio.
Estão em constante aprendizagem
As empreendedoras de sucesso estão constantemente a tentar aprender mais sobre a área em que incidem. Querem ser vistas como uma autoridade na matéria e como uma referência, não só para os seus clientes como para a concorrência. Estão sempre a par da última tendência do seu nicho, em busca de nova informação e não deixam em momento algum datar o seu conteúdo. Estão em constante atualização.
A lição que podes tirar deste hábito? Estuda. Inclui tempo no teu dia para estudares, para estares atenta a novos cursos, livros ou podcasts da área em que incides. Mostra a quem te acompanha que te preocupas com a informação que passas e que és uma expert no teu nicho. Fala sobre tópicos relevantes na tua área, aborda novas questões, partilha estudos e documentários. Dá relevância aos teus próprios conhecimentos.
Têm objetivos definidos e concretos
As empreendedoras de sucesso sabem exatamente para onde vão. Têm a certeza que só tendo os seus objetivos bem definidos, conseguem alcançar os resultados que pretendem. Criam autênticos planos de ataque tendo em conta os objetivos que criaram e, após a conclusão dos mesmos, são críticas com o que poderiam ter feito de forma diferente.
Antes de criares estratégias para o teu negócio deves ter definidos objetivos SMART. O que é que isto significa? Que os teus objetivos devem ser específicos, mensuráveis, possíveis de ser alcançados, realistas e devem estar balizados no tempo. Se os teus objetivos possuírem estas características, vais conseguir ter uma perspetiva muito clara do que fazer para ir na sua direção. Consegues perceber porque é que “quero ganhar 100 seguidores no Instagram em 2 meses” é diferente de “quero crescer no Instagram”? Não definiste o que significa para ti crescer no segundo objetivo. Não definiste um período para o fazer. Se nem tu própria sabes concretamente o que pretendes, como é que lá vais chegar?
Estão constantemente ligadas aos seus clientes
A aproximação aos clientes é crucial para desenvolver uma relação e as empreendedoras de sucesso sabem disso. Na sua estratégia, têm tempo definido para responder a mensagens e comentários, interagir nas contas dos seus clientes, responder a e-mails e criar conteúdo inspirador com que facilmente a sua audiência se identifique. Elas sabem que têm de mostrar os seus clientes o quão importantes são para o seu negócio.
Cria relações verdadeiras com o teu público. Mostra que comunicas para eles, que te preocupas com as suas opiniões e que são realmente o que move o teu negócio. Engaja com os teus clientes como gostarias que engajassem contigo. Faz comentários pertinentes às suas fotografias nas redes sociais, responde aos e-mails e mensagens com carinho e mostra que efetivamente leste e tentaste relacionar-te com o que escreveram. Não deixes comentários por responder, seja nas redes sociais ou no teu site. Tem também especialmente atenção à forma como cuidas do pós-venda do teu cliente. Cria, por exemplo, uma comunicação por e-mail após a compra com mais informação pertinente, tendo em conta o que adquiram. Pede um feedback, pergunta se gostaram… Foca-te em criar algo com significado e humaniza o teu projeto.
Sabem tirar proveito das suas plataformas
As empreendedoras de sucesso não utilizam a mesma estratégia em todas as plataformas. Têm presente que todas as plataformas funcionam de forma diferente e tiram proveito disso. Sabem que a forma como comunicam no site não pode ser igual à forma como comunicam no Instagram e vice-versa. As empreendedoras de sucesso sabem também que as redes sociais não são todas iguais e que têm de ter consciência dos seus algoritmos e dados demográficos para conseguir bons resultados. Ah, e não estão a perder tempo a querer estar em todo o lado quando sabem que há locais em que não faz sentido estar.
Antes de começares a criar conteúdo em tudo o que é plataforma, é importante saberes que o teu tempo é limitado. Não vai mesmo dar para estares em todo o lado ao mesmo tempo. Assim sendo, é essencial que sejas estratega com as tuas escolhas. Tendo em conta a tua área de negócio e o teu público-alvo, em que locais faz sentido estar? Faz sentido ter uma conta de Instagram, de Facebook, um Tiktok e um Linkedin? Basta ter uma conta de Instagram e um site? Analisa e tenta compreender em que locais vais efetivamente conseguir converter. Depois, cria comunicações adequadas a cada canal. Sabes que faz sentido escrever um artigo informativo e extenso para o teu site mas, se calhar, no Instagram tens de ser mais sucinta e tentar que o conteúdo seja mais dinâmico e interativo, certo? Adapta sempre o teu conteúdo ao local onde vais publicá-lo.
Se sentes que tens quatro ou mais dos hábitos que mencionei nesta listagem. estás claramente num excelente caminho. Se, no entanto, não cumpres com a maioria, o necessário é que repenses os básicos do teu negócio.