O Instagram Stories é uma das ferramentas mais interativas do Instagram. Ajuda-te a estar mais próximo da tua audiência, dá-te um espaço para criar conteúdo mais dinâmico e despreocupado e, acima de tudo, permite-te desenvolver uma conexão genuína com quem te acompanha. É uma funcionalidade fantástica e faz todo o sentido que a aproveites a favor do teu negócio. O problema, normalmente, reside no que publicar. Nas minhas sessões de mentoria, noto que essa é uma questão que surge regularmente, o que é perfeitamente plausível porque com tantas plataformas digitais onde estar, torna-se difícil manter a criatividade e a consistência. Para te ajudar nesta tarefa, decidi partilhar contigo 22 ideias de conteúdo para Instagram Stories, que podes facilmente adaptar a qualquer área de negócio.

 

22 ideias de conteúdo para instagram stories

Cria conteúdo educativo

Nos dias de correm, qualquer pessoa pode partilhar o seu conhecimento prático ou teórico nas redes sociais. A partilha de conteúdo educativo é, inclusive, uma estratégia cada vez mais utilizada no marketing de conteúdo, especialmente quando uma marca quer ser vista como uma autoridade numa determinada matéria. Para o público, a partilha de informação pertinente aumenta a percepção de valor – afinal, tens de saber muito sobre um determinado assunto para conseguir ensinar outras pessoas.

Se queres ganhar relevância num determinado nicho, faz todo o sentido que cries conteúdo educativo sobre as temáticas que abordas tanto para o feed quanto para o Instagram Stories. Entenda-se, por conteúdo educativo, conteúdo onde exista uma partilha de conhecimento; conteúdo que informe a audiência, seja um auxiliar na tomada de decisão e útil para a resolução de problemas. Experimenta:

  • Abrir uma caixa de perguntas e responder às dúvidas dos teus seguidores;
  • Mostrar como resolver um determinado problema de forma simples e rápida;
  • Mostrar uma nova técnica que aprendeste recentemente;
  • Partilhar artigos, livros, documentários ou podcasts com os quais te cruzaste recentemente e que possam ter-te sido úteis na aquisição de novos conhecimentos;
  • Desmistificar um mito sobre um determinado assunto;
  • Explicar como realizas determinada tarefa de uma forma mais eficaz;

 

Inspira quem te segue

Ao criares conteúdo que inspire, estás a criar uma conexão emocional com os teus seguidores. Estás a mostrar-lhes que, o que eles ambicionam, é efetivamente possível. Não é por acaso que o conteúdo de inspiração é um dos mais bem recebidos no meu Instagram. Aliás, não há nada mais motivador do que ver uma frase que nos dê força para enfrentar o dia e atingir os nossos objetivos numa das nossas contas favoritas, certo?

Se não és fã da partilha de frases inspiradoras, partilha as tuas próprias experiências. Fala sobre uma lição que tenhas aprendido ou partilha uma história que ajude os teus seguidores a acreditarem nos seus sonhos. Fala genuinamente das tuas ambições e dos teus medos e prepara-te para perceber o impacto que estas partilhas podem ter no teu público. Experimenta como conteúdo no Instagram Stories:

  • Partilhar porque é que começaste o teu projeto;
  • Falar sobre como ultrapassaste determinado problema (um problema de pele, uma intolerância a um alimento, uma alteração no peso…);
  • Enumerar as mudanças que fizeste no teu quotidiano para atingires os teus objetivos e como é que essas mudanças trouxeram efetivamente resultados;
  • Criar ou partilhar frases motivacionais com que o teu público possa relacionar-se;
  • Repostar outras partilhas do género com que te identifiques e com as quais o teu público possa identificar-se também;

 

Envolve os teus seguidores

Para existir uma conversa, têm de estar duas ou mais pessoas envolvidas, certo? No Instagram Stories, tens a opção de envolver centenas ou milhares de pessoas nas tuas conversas. Já tinhas pensado nisto? Mostra-te disponível para tornar estas conversas numa “via de dois sentidos” e conhece quem te acompanha.

Atualmente, o Instagram está recheado de ferramentas que aumentam o envolvimento do público e que, inclusive, podem aumentar o alcance dos teus stories. Por isso, experimenta:

  • Criar uma sondagem para perguntar se o teu público partilha da mesma opinião que tu;
  • Abrir uma caixa de perguntas para pedir recomendações ou para incentivar à partilha de produtos/locais/restaurantes/alimentos preferidos;
  • Perguntar aos teus seguidores o que gostariam de ver no teu projeto;
  • Utilizar a ferramenta Questionário para perguntar aos teus seguidores o que preferem;

Depois, podes até partilhar as suas respostas, criando conteúdo adicional e oferecendo relevância a quem te acompanha. Um autêntico dois em um!

 

Tudo o que seja considerado partilhas pessoais gera aproximação junto da tua audiência. No entanto, é perfeitamente aceitável que te sintas confortável o suficiente para partilhar sobre x e não partilhar y. Inclusive, num instagram de marca, faz mais sentido que te cinjas a abordar apenas partilhas de uma determinada temática. Experimenta:

    • Mostrar aquilo em que estás a trabalhar hoje;

    • Partilhar o processo de criação de conteúdo ou de novos produtos;

    • Falar sobre a tua rotina diária e mostra como recolhes inspiração no teu quotidiano;

    • Partilhar uma história mais pessoal, relacionada com a tua marca.

 

Celebra as pequenas vitórias

Cria o hábito de celebrar as tuas pequenas no Instagram Stories. Além de estares a mostrar aos teus seguidores a importância que a tua marca está a ganhar, estás a mostrar o quanto valorizas o teu percurso. Faz partilhas sinceras e, de preferência, em vídeo de forma a aumentares a conexão com quem te acompanha.

Experimenta também estenderes esta onda de positivismo à tua comunidade. Partilha também os sucessos de quem te acompanha e admiras. Ah, e se alguém te enviou uma mensagem com um feedback maravilhoso, agradece-lhe através do Instagram Stories! Além de estares a criar conteúdo, estás a mostrar apreço pela tua audiência. Não é preciso explicar porque é que isto funciona, certo? Experimenta:

  • Partilhar um marco importante para a tua marca, como a chegada a um determinado número de seguidores ou uma menção importante na imprensa;
  • Agradecer publicamente feedback positivo dos teus seguidores, partilhando reviews e mensagens privadas quando fizer sentido;
  • Partilhar o lançamento digital de uma marca ou produto dos teus clientes mais ativos;

Estas ideias de conteúdo de Instagram Stories são generalistas, mas com certeza todas elas facilmente aplicáveis à tua área de negócio. Não te esqueças que esta ferramenta é excelente para te “humanizares” e criares uma relação de proximidade com o teu público.

Guia de Gestão do Instagram

Ter uma conta de Instagram de sucesso que cresce diariamente exige planeamento e estratégia. Não sabes por onde começar? Criei este guia exatamente para te ajudar a estruturar uma estratégia de sucesso. Este guia inclui dicas, checklist de tarefas e 30 ideias do que publicar!