Quando um novo negócio é lançado, há várias questões que surgem em relação à conta de Instagram da marca. Como lançar uma marca no Instagram? Há todo um entusiasmo em trazer a público um projeto, muita ansiedade de fazê-lo chegar às pessoas certas, mas também há muitas dúvidas e incertezas na forma como fazê-lo.
Apesar de dizer sempre que nenhuma marca deve ter apenas redes sociais, que um website é essencial para um presença profissional online, não deixa de ser verdade que, para a maioria dos negócios, a presença no Instagram é realmente relevante e faz todo o sentido.
Como lançar uma marca no Instagram
Prepara o lançamento com antecedência para que consigas ter todos os materiais, conteúdo e tudo bem preparado. Se estás a lançar toda uma marca do zero, vais ter muito para fazer mesmo depois do dia do lançamento, por isso aconselho-te a deixares, no mínimo, um mês de conteúdo criado para que não aconteça fazeres o lançamento e depois, assoberbada com tudo o que surge para fazer, desapareceres por completo durante uns tempos – acredita, vejo isto acontecer demasiadas vezes.
Usar a conta atual ou criar uma nova
O que é importante analisar para responder a esta pergunta é: quem é que te segue na tua conta atual? São as mesmas pessoas que consideras os teus potenciais clientes, ou pessoas completamente diferentes e/ou aleatórias?
Se for o último caso, é preferível que cries uma conta nova especificamente para a tua marca. Poderás continuar a usar a tua conta pessoal e divulgar lá as coisas da tua marca, mas a estratégia será aplica a uma conta específica para o assunto e cuja audiência será composta, do zero, por pessoas segmentadas.
Criar uma bio
A bio de Instagram é o primeiro contacto que as pessoas têm com a tua marca. Deve ter bem presente a proposta de valor principal assim como encaminhar para uma ação – website, página de produtos ou outra coisa do género. Não te esqueças de adicionar uma fotografia de perfil que seja apelativa e que se destaque nas caixas de comentários.
Preencher o feed com conteúdo
Toda a gente começa do zero, sabemos disso, mas não há nada mais frustrante do que chegar a uma conta e não ter praticamente publicações para ver. Como é que um cliente vai decidir se segue ou não a tua marca se ainda nem é capaz de perceber exatamente sobre o que vais falar?
Para evitares este constrangimento, prepara 6 a 9 posts e publica-os no dia ou na véspera do lançamento oficial. Assim, quando alguém chegar ao teu perfil, já consegue perceber exatamente do que se trata a página.
Para te facilitar a vida, podes comprar templates de Instagram editáveis em Canva para que consigas criar conteúdo super rapidamente, mantendo a coerência gráfica.
Mostrar a marca ao mundo
Usa hashtags, interage noutras contas e, se necessário, faz uma publicação patrocinada para que o teu público-alvo perceba que há uma nova marca no mercado e comece a prestar atenção. A interação para gerar exposição é sempre importante, mas no início é completamente indispensável.
Crescer no Instagram pode parecer uma tarefa difícil, apesar de existirem cada vez mais utilizadores online. No início é essencial que tenhas um ritmo de publicações bastante regular, porque quanto mais conteúdo tiver a tua página, mais fácil será para quem chegar perceber exatamente o que é o teu negócio e se se identifica ou se faz sentido para si. Mesmo que tenhas ideia de publicar apenas 2 a 3 vezes por semana no Instagram, nos primeiros dois meses esforça-te por publicar dia sim dia não no mínimo.
Presta atenção a todos os detalhes, não faças coisas só porque “toda a gente está a fazer assim” e não percas tempo a fazer coisas sem objetivos concretos. Cada publicação, cada Instagram Story, têm de ter um sentido, um caminho. Tens de perceber como é que essas publicações vão fazer com que os teus potenciais clientes avancem no funil de vendas da tua marca, sem isso estás apenas a perder o teu tempo a brincar ao Instagram.
Guia para Gestão do Instagram
Se queres aprender ainda mais como lançar uma marca no Instagram e como gerir o Instagram de um negócio depois do lançamento, tenho uma checklist e muitas dicas super úteis que podes estudar fazendo download do guia “Gestão do Instagram”.
Guia de Gestão do Instagram
Ter uma conta de Instagram de sucesso que cresce diariamente exige planeamento e estratégia. Não sabes por onde começar? Criei este guia exatamente para te ajudar a estruturar uma estratégia de sucesso. Este guia inclui dicas, checklist de tarefas e 30 ideias do que publicar!
Conteúdo muito útil para quem pretende lançar uma marca. Obrigada