Ter um negócio próprio é o sonho de cada vez mais pessoas. Com a explosão do digital, tornar esse objetivo uma realidade parece cada vez mais simples. E efetivamente é. Contudo, há conhecimentos que necessitas de adquirir para conseguir criar, manter e prosperar o teu negócio. Pensa comigo: vais ser a gestora do teu negócio. Como tal, o ideal é que possuas as bases necessárias para conseguires tomar as decisões corretas e levar o teu negócio na direção desejada, certo?  É por isso que hoje gostava de falar-te sobre os 7 livros que deves ler antes de criar um negócio.

Estamos na era do online e a verdade é que a informação está à distância de um clique. Uma rápida pesquisa no Google e são centenas as entradas para qualquer informação que possas imaginar. Mas eu continuo a achar que não há nada como um bom livro técnico. Porquê? Porque um livro condensa toda a informação no mesmo local de uma forma organizada, oferecendo-te alguma estrutura. Especialmente quando não possuis bases num tema, teres esta linha guia é meio caminho andado para facilitar a aprendizagem.

 

Lê também: “Que conhecimentos precisas para criar um negócio online?

 

Neste percurso de criação de um negócio próprio, vai ser pertinente leres sobre marketing digital, gestão e economia. Deixo-te apenas uma ressalva: atenção ao comprares livros de marketing digital. Ao contrário das restantes temáticas, o marketing digital continua a evoluir a uma velocidade incrível, fazendo com que a informação desatualize ao mesmo ritmo. Idealmente, adquire sempre livros de marketing digital recentes ou com reedições recentes. Por exemplo, se comprares um livro que não tenha atualizações há mais de dois anos, estás a perder o teu tempo, porque aquela informação estará definitivamente ultrapassada.

Vamos então às sugestões de livros que deves ler antes de criar um negócio?

 

Este artigo contém links de afiliados. Se comprares através do meu link não tens qualquer custo adicional para ti mas ajudas-me a manter o conteúdo deste blog gratuito.

 

Livros que deves ler antes de criar um negócio

Influencia!

Escrevi o Influencia! com o intuito de ajudar criadores de conteúdo a tornar este o seu trabalho a tempo inteiro. Este é um livro extremamente prático, com dicas para que possas efetivamente arregaçar as mangas e pôr mãos à obra. Cada capítulo possui uma parte teórica, para que possas aprender as bases sobre marketing digital e comunicação nas redes, e termina com uma componente prática, com exercícios, listas de tarefas e exemplos, para que possas realmente fazer acontecer. O Influencia! é a chave para tornares o teu sonho num projeto rentável. [compra aqui]

 

Mercator

O Mercator é um manual de referência do marketing na sua globalidade, tanto a nível académico quanto empresarial. É um livro que recolhe todas as bases de marketing e que é um essencial na prateleira de quem pretende dirigir-se por este caminho. Recentemente, foi criada uma nova edição que inclui dois novos capítulos que incidem muito sobre o marketing digital e sobre a introdução do marketing no nosso quotidiano. [compra aqui]

 

Gestão para Totós

Para que possas gerir o teu próprio negócio de uma forma eficiente, é essencial que tenhas o conhecimento básico. O Gestão para totós é uma ótima opção para adquires todos os alicerces para que possas tomar decisões estratégicas e ultrapassar dificuldades, de uma forma leve e direta. Fala sobre instrumentos e técnicas de gestão, métodos para delegar e encontrar bons colaboradores, formas de motivar uma equipa e avaliações de projeto e de resultados. Muito útil, sem dúvida. [compra aqui]

 

Isto é Marketing!

Seth Godin, o CEO da Yoyodyne, inspirou milhares de empreendedores a começar os seus negócios com as suas palestras. O autor partilha uma abordagem à importância de desenvolver o marketing de qualquer negócio perante as necessidades dos consumidores, numa tentativa genuína de tentar melhorar o mundo. Inclui ainda exemplos práticos que demonstram com clareza que há espaço para um pensamento emocional no marketing. [compra aqui]

 

Marketing Digital na Prática

O Marketing Digital na Prática, de Paulo Faustino, é muito focado na criação de estratégias palpáveis para desenvolver um negócio online e, consequentemente, gerar vendas. Novamente, tem uma componente altamente prática com exemplos concretos e imagens passo-a-passo, que facilitam bastante a passagem do conhecimento para a realidade. É uma boa escolha para empreendedores que estejam a tentar inserir-se no digital, já que é muito focado na rentabilização do negócio. [compra aqui]

 

Marketing de Conteúdo

Rafael Rez aborda a importância do marketing de conteúdo, no seu livro com o mesmo nome. Estamos num momento em que é realmente importante limitar a abordagem direta de venda, oferecendo informação pertinente e utilizando estratégias que entreguem valor à tua audiência, captando a sua atenção para a importância do teu produto. Com o “Marketing de Conteúdo” vais perceber como é que podes agregar valor ao teu negócio, oferecendo conteúdo ao teu público. [compra aqui]

 

Marketing Estratégico

Este livro pretende ser um apoio prático às decisões de marketing relativas ao planeamento estratégico de um negócio. Manuel Maçães foca-se nas quatro questões principais para o delineamento de uma estratégia de sucesso e procura dar resposta às mesmas, de uma forma percetível por todos. É um livro fantástico se estiveres a começar o teu negócio, já que reúne conhecimentos básicos de gestão e de marketing, num só local. [compra aqui]