Antes de começarmos, é importante lembrar algo: ninguém sabe quais são todos os fatores que influenciam o posicionamento de um site nos motores de pesquisa. Alguns são efetivamente conhecidos, outros concluídos por especialistas após testes exaustivos. Obviamente, isto faz com que exista muita desinformação e especulação sobre as técnicas de SEO, o que torna difícil a seleção da informação correta. Para te ajudar, decidi decompor 7 mitos de SEO que oiço com regularmente.
Se ainda não estás familiarizada com as técnicas de SEO, recomendo-te que faças o download gratuito do Guia de SEO. Este guia possui algumas ideias introdutórias sobre optimização em motores de pesquisa e uma checklist para que o teus artigos fiquem sempre com um excelente ranking.
8 mitos de seo em que tens de deixar de acreditar
Se trabalhares bem o SEO do teu site, vais aumentar exponencialmente as tuas visualizações.
Não necessariamente. Quanto melhor te posicionares nos motores de pesquisa, maior vai ser a probabilidade de gerares cliques no teu site, sem dúvida. No entanto, não basta trabalhar o posicionamento – este é um grande mito de seo.
É essencial que trabalhes o posicionamento para as palavras-chave certas, pesquisadas pelo teu público-alvo. Além disso, o teu título e a tua meta-descrição têm de apelar ao clique, caso contrário de nada te serve aparecer em primeiro lugar nas pesquisas. Por isso sim, importa que trabalhes o teu posicionamento e que agrades aos algoritmos dos motores de pesquisa, mas nunca te podes esquecer da componente humana. Quem escolhe onde clica, no final do dia, é o utilizador.
As tuas meta-descrições são essenciais para um bom posicionamento nos motores de pesquisa
As meta-descrições são apenas mais um fator que contribui efetivamente para um bom posicionamento nos motores de pesquisa. Contudo não possuem toda a relevância que lhes é atribuída. Se tiveres em conta todos os outros fatores (repetição das palavras-chave, títulos, títulos alternativos nas imagens, links, etc.) não é a falta da meta-descrição que vai fazer com que não apareças no ranking.
Mas então, porque é que a meta-descrição é tão falada? Exatamente porque conjuga a componente humana. A meta-descrição é o pequeno texto que vês abaixo do título da publicação nos motores de pesquisa e pretende ser um incentivo ao clique. Quanto mais convidativa for a tua meta-descrição, maior a probabilidade do utilizador clicar. Ah, e sim, quanto mais cliques o teu site tiver, melhor vai estar posicionado nos motores de pesquisa.
Um certificado ssl não tem importância no SEO
Um certificado ssl, de uma forma básica, permite encriptar as informações que passam entre o servidor web e os visitantes de um site. Ou seja, um site com certificado ssl passa uma imagem de mais seguro, não só aos utilizadores, como também aos motores de pesquisa. O Google, inclusive, já afirmou publicamente que entre dois sites, um com e outro sem certificação, o site com certificação será sempre privilegiado.
A maior parte dos serviços de alojamento oferecem um certificado ssl, no entanto este certificado não autentica o site, garante apenas a sua segurança mínima. Isto tudo para dizer que investir num certificado ssl tem efetivamente importância no posicionamento do teu site.
a palavra-chave tem de estar no início do título
Um dos mitos de SEO mais comuns! Idealmente, a palavra ou frase-chave deve estar no início do título do teu artigo. No entanto, há casos em que isto não faz sentido. Não fazendo, és prejudicada por colocar a palavra ou frase-chave a meio do título? Claro que não. Desde que a palavra ou frase-chave continue no título e que trabalhes o SEO do conteúdo, vais indexar da mesma forma.
Torno a repetir: lembra-te que antes de estares a escrever para os motores de pesquisa, estás a escrever para pessoas. Não faz sentido nenhum perderes a oportunidade de escrever um título atrativo em prol de estar algumas posições mais acima dos motores de pesquisa. Como mencionei acima, de nada te adianta estares bem posicionada se não apelares ao título. Clicarias num título sem sentido só porque tem a expressão que acabaste de procurar? Claro que não.
A palavra ou frase-chave tem de estar repetida sempre da mesma forma
Ainda está muito presente a ideia de que tens de repetir a palavra ou frase-chave constantemente ao longo do teu conteúdo, sempre da mesma forma. Sabias que, ao fazê-lo, podes estar inclusive a prejudicar o ranking do teu artigo ou da tua página?
Deves sempre, sim, repetir a palavra ou frase-chave ao longo do texto consoante as relações estipuladas (por exemplo, um texto com 1000 palavras deve repetir a palavra-chave num mínimo de 5 vezes). No entanto, utilizar demasiadas vezes a palavra ou frase-chave pode ser considerado má prática. Novamente, estás a escrever para pessoas. Os motores de pesquisa são inteligentes o suficiente para perceber que não faz sentido a palavra ou frase-chave estar três vezes na mesma frase. A solução? Utilizar sinónimos.
A única coisa que tens de fazer com as tuas imagens é adicionar um título alternativo
Optimizar as imagens para motores de pesquisa é muito mais do que simplesmente adicionar um título alternativo às mesmas. Antes de mais, é importante saber que o Google só indexa imagens guardadas nos formatos BMP, GIF, JPEG, PNG, WebP e SVG. Depois, é igualmente importante ter em consideração que as imagens de boa qualidade tendem a aumentar o peso de um site, o que consequentemente afeta a sua velocidade. Assim sendo, o ideal é sempre comprimi-las. Podes utilizar sites gratuitos como o Iloveimg.
Pode ser também necessário redimensioná-las: não faz sentido uma imagem ter 1000×2500 pixeis quando aparece efetivamente num local onde é mostrada com 100×250 pixeis. De seguida, é importante colocares a palavra ou frase-chave que escolheste tanto no título da própria imagem, como no título alternativo da mesma. Lembra-te que o título alternativo deve representar uma legenda para a imagem, enquadrando a palavra ou frase-chave que escolheste. E surpreende-te: isto é só o básico. Optimizar imagens é um mundo.
Os motores de pesquisa dão mais importância ao conteúdo do que à experiência do utilizador
Este é um dos maiores mitos de SEO. Há imensas pessoas a trabalhar afincadamente no SEO do conteúdo e depois esquecem-se que a experiência do utilizador no website é igualmente importante. O que é que isto significa? Que os motores de pesquisa analisam fatores como a rapidez, a facilidade de utilização, a leitura, a qualidade de imagens e a responsividade do teu site. Esta análise é tão minuciosa que pode ir a detalhes como a largura das margens do teu site.
Faz todo o sentido que te preocupes com a forma como rediges os teus artigos e páginas, mas não é tudo. Tem sempre presente que as técnicas de SEO são uma reunião de fatores e que não importa investires num dos lados se não investires nos restantes.
Não vale a pena preocupar-me com o SEO no início porque o site tem de ter imenso conteúdo para indexar
Esta afirmação tem o seu fundo de verdade: quanto mais artigos tiveres escrito sobre um determinado tema, maior relevância vais ganhar para os motores de pesquisa naquela temática. Por isso sim, quanto mais conteúdo tiveres, mais sólido vai ser o teu posicionamento. Ainda assim, não precisas de muito conteúdo para começar a indexar. Obviamente que se o teu site só tiver uma publicação não vai aparecer em primeiro nas entradas do Google, mas pode começar a aparecer em páginas anteriores, começando a ganhar relevância.
Além disso, quanto mais cedo começares a pensar no SEO, melhor o teu site vai ficar posicionado com o passar do tempo. Se não começares logo a pensar na optimização, vais ter o dobro do trabalho. Porquê? Porque depois vais ter de voltar a todos os teus artigos e páginas antigas e optimizá-los caso queiras melhorar o teu posicionamento. Faz o trabalho desde o início – acredita que vai fazer toda a diferença.
É muito importante desmistificar estas afirmações para que consigas aplicar as técnicas certas no teu site. Qualquer um destes mitos pode facilmente fazer com que te distancies do caminho certo e que acabes a prejudicar o teu posicionamento. Já sabes: quando pesquisar por esses temas, opta sempre por fontes fidedignas e questiona, sempre que for pertinente.
Foste confrontada com algum destes mitos de SEO recentemente? Tens dúvidas sobre este assunto? Partilha tudo comigo nos comentários!