Como funciona a app Peoople, para que serve e como ganhar dinheiro com esta app? Bora lá tentar responder a todas estas questões.

Nas últimas semanas o Instagram inundou-se de partilhas sobre a app Peoople. Muitos foram os influenciadores digitais a partilharem o link do seu perfil nesta nova app e a convidarem os seus seguidores a seguirem-nos também por lá.

Importa começar por dizer que estas partilhas não foram coincidência, foi uma campanha de marketing de influência que a Peoople realizou e essas partilhas foram maioritariamente publicidade paga. Mas publicidade à parte, a verdade é que muitos outros criadores de conteúdo e empreendedores começaram a questionar-se se valia a pena criar conta na app Peoople, se realmente é uma rede social a seguir ou se não é assim tão importante.

Foi para ajudar a esclarecer estas dúvidas que decidi criar este artigo, porque já sabemos, apps novas surgem todos os dias e o nosso tempo é limitado, não podemos desperdiça-lo a testar tudo o que aparece de novo sob pena de negligenciarmos as coisas importantes que realmente nos dão rentabilidade.

 

O que é a app Peoople?

A app Peoople é uma plataforma de listas/coleções que te permite agrupar ideias e sugestões de produtos, conteúdo ou locais relacionado com determinadas áreas. Podes por exemplo criar uma coleção de séries e adicionar à lista as séries que queres ver nos próximos tempos.

Para os criadores de conteúdo digital é uma excelente forma de partilharem produtos e conteúdo que consideram relevante. No lugar de adicionarem as séries que querem ver, por exemplo, adicionam as séries que mais recomendam aos seus seguidores.

Por cada produto inserido numa coleção a app permite que os restantes utilizadores adicionem também aquele produto a uma coleção sua, existe um link clicável para um site externo (que pode ser um link de afiliado) e também são permitidos comentários. Tudo isto funciona um pouco como o Pinterest, em termos de interações possíveis.

 

Devo criar uma conta na app Peoople?

A resposta é: depende. Da forma como a app está desenhada neste momento não me parece que venha a ser uma app tão importante como o Facebook ou o Instagram – ao contrário do TikTok que é o favorito para substituir o Instagram dentro em breve.

O tipo de app que é a Peoople é ideal essencialmente para criadores de conteúdo potenciarem os seus links de afiliados, tal como é um dos grandes potenciais do Pinterest. Porquê? Porque é uma forma rápida de partilhares as tuas sugestões juntamente com links de afiliados e facilitar a vida dos teus seguidores, aumentando as tuas vendas.

Querem saber que máquina fotográfica recomendas? Cria uma coleção chamada “Material fotográfico que recomendo” e adiciona todas as tuas sugestões, com links de afiliados da Amazon por exemplo.

Querem saber de onde são as peças de roupa do teu look? Cria uma coleção só de looks com links para as peças que estás a usar, podendo ser também de marcas com quem tens parceria e link de afiliados.

Estás a perceber a ideia?

Para além disso, esta app também é boa para pessoas que não têm nenhum projeto mas querem explorar uma forma de tentarem ganhar algum dinheiro online. Em Portugal duvido que alguém que não seja um influenciador já implementado consiga ganhar muito dinheiro com a Peoople, porque os teus ganhos dependem de teres ou não uma comunidade, mas é uma oportunidade para ganhar uns trocos de uma forma simples.

 

A Peoople serve para promover os meus produtos e serviços?

Se és uma empreendedora e tens produtos próprios a app Peoople pode ser apenas uma perda de tempo e distração, pelo menos para já. Claro, podes sempre adicionar coleções com os teus produtos, mas as pessoas vão estar mais interessadas nos produtos sugeridos pelos influenciadores que já seguem noutras plataformas do que por contas de pessoas ou marcas que não conhecem de lado nenhum. Sendo que o volume de utilizadores em Portugal ainda é bastante baixo – e não sabemos se vai efetivamente explodir – não é uma boa aposta neste momento.

Se és uma criadora de conteúdo e trabalhas com bastantes programas de afiliados, então sim, esta pode ser uma aposta para tentares vender mais com os teus links – principalmente se tens um grande volume de seguidores.

Para criadores de conteúdo com poucos seguidores, o Google e o Pinterest continuam a ser opções com resultados muitos mais efetivos no que à venda através de links de afiliados diz respeito.

 

Como ganhar dinheiro com a minha conta Peoople?

Podes ganhar dinheiro na Peoople de três formas distintas: através das interações das outras pessoas na tua conta (visitas, cliques, etcs.), através da inscrição de novas contas na aplicação através do teu link único ou através de comissões de vendas.

Se o teu objetivo é efetivamente ganhar dinheiro, é uma boa estratégia virares as tuas recomendações para os interesses dos teu público-alvo e não propriamente para ti. Ou seja, as tuas coleções não servem para guardar coisas que te interessam mas sim coisas que potencialmente interessam a quem te segue e que são as tuas sugestões.

A Peoople atribui a cada conta um nível e tens algumas tarefas que deves cumprir para atingir o próximo nível – poderás ver quais são essas tarefas clicando em “Subir de nível” a azul, na parte superior direita dentro do teu perfil Peoople. A partir do segundo nível, Influencer, poderás ganhar dinheiro diretamente dentro da aplicação ao recomendares produtos e locais que encontras na pesquisa da app – sem ser necessário teres tu uma parceria e link de afiliado direto conseguido junto da marca.

Podes adicionar produtos que estão na lista de pesquisa – esses produtos têm um link de afiliado associado que te permite ganhar dinheiro, mesmo que essa marca não faça ideia quem tu és – ou produtos completamente novos sendo que és tu quem coloca o seu link e imagem – carregando no ícone que parece uma corrente, habitualmente já usado para adicionar links. No caso destes últimos, poderás obviamente adicionar produtos sem que tenhas um link de afiliados, e nesse caso não tens qualquer ganho, mas o mais inteligente é adicionares os produtos e serviços de marcas com as quais tens parceria e link de afiliados, para poderes aumentar o potencial das tuas comissões.

Evita ao máximo deixar produtos sem imagem, porque como em todas as outras redes atualmente, a imagem conta muito e é um dos principais fatores de atenção dos utilizadores.

Deixo apenas a ressalva que só é possível resgatar o dinheiro angariado na aplicação quando tiveres 10€ acumulados e que este processo acontece por transferência bancária.

 

Resumindo, a app Peoople é mais uma app nova que está a tentar implementar-se no mercado mas que não me parece que venha a popularizar-se tanto que justifique, em Portugal, a criação de conta para a maioria das pessoas – a não ser por mera diversão.

Para já, para empreendedores não é de todo uma boa aposta; para criadores de conteúdo pode ser algo a tentar se um dos seus maiores focos de rentabilização são programas de afiliados ou se têm uma grande influência na sua comunidade e querem aproveitar essa capacidade de influenciar para ganharem mais algum dinheiro, mas sempre através de links de afiliados.