O Site Kit é um plugin lançado há relativamente pouco tempo para Google, que pretende ajudar-te a reunir todas as ferramentas da plataforma no teu painel do WordPress. É uma excelente adição ao teu site e pode dar-te uma ajuda extra a compreender o que o teu público procura. Vamos perceber como?
Caso cries conteúdo online, é imperativo que olhes com alguma regularidade com as tuas estatísticas. As estatísticas permitem-te analisar o desempenho das tuas publicações o que, consequentemente, é a chave para perceberes o que está ou não a ser bem recebido pelo teu público. Porque é que isto é importante? Porque te ajuda a compreender o que é que é útil para a tua audiência, o que procuram, o que querem ver e que problemas estão a tentar resolver. Depois, ajuda-te a não perder tempo. De que é que te adianta estares a criar conteúdo se o mesmo não está a ser bem aceite pelo teu público?
Esta questão das estatísticas pode ir muito mais longe. Quando fazes análises mais minuciosas, vais conseguir compreender determinados comportamentos da tua audiência que podem ser, inclusive, utilizados para criar novas estratégias de vendas. No meu caso, adoro perceber os percursos que os utilizadores fazem no meu site. Que páginas estão a ver, que ligações fazem entre páginas, onde passam mais tempo… Isto ajuda-me a compreender que problemas estão a tentar solucionar ou sobre que temas querem saber mais. Estas informações são valiosíssimas para criar novos produtos que vendam em segundos!
O que é o site kit da google e como pode ajudar-te?
Ok, mas a questão é: o que é que tudo isto tem a ver com o Site Kit? O Site Kit da Google trata-se de um plugin criado pela plataforma para integrar as ferramentas de análise de site da Google diretamente no teu painel de WordPress. Tudo isto sem necessitares de grandes integrações! A única coisa que tens de fazer é conectar as tuas contas e o plugin fica pronto a utilizar. Isto é uma vantagem gigantesca, porque poupa o trabalho e as frustrações de ter estar a mexer no código do site – o que sei que deixa muita gente desconfortável.
Ainda assim, é importante que as informações que te são fornecidas no painel do WordPress são as mais importantes. Se quiseres analisar dados ao detalhe, basta clicares nos atalhos dados pela plataforma – e sim, não precisas de fazer integrações na mesma. O bom do Site Kit é que fica tudo integrado e pronto a utilizar O Site Kit reúne o Google Analytics, o Google Search Console, o Google PageSpeed Insights e o Google Adsense.
Google Analytics
O Google Analytics já é, com certeza, teu conhecido. Permite-te ver como é que os utilizadores navegam no teu site, o que é que procuram, quanto tempo estão a permanecer em cada página, etc. Com o Site Kit, podes gerar objetivos para o Google Analytics, o que acaba por ser uma motivação extra para te fazer trabalhar numa determinada direção. É uma adição muito gira.
Google search console
O Google Search Console é a plataforma que te permite analisar o teu desempenho nos motores de busca. Podes ter uma noção do desempenho das tuas páginas no Google Analytics, mas no Google Search Console tens uma série de ferramentas que te permitem aprofundar e compreender de que keywords é que os utilizadores estão a surgir, se todas as tuas páginas estão a indexar, em que termos estão a aparecer as tuas páginas… Uma série de informações importantíssimas que, quando bem trabalhadas, podem melhorar (e muito!) as visualizações do teu site.
Google adsense
O Google Adsense é o local onde geres os teus anúncios, caso estejas a utilizá-los. O plugin permite-te ver num só local os teus ganhos e quanto é que cada anúncio ou página estão a gerar individualmente. Pessoalmente não utilizo o Google Adsense – prefiro utilizar o site para vender os meus próprios produtos – mas no caso de seres blogger, por exemplo, é uma fonte de rendimento que pode ser simpática dependendo do teu número de visualizações.
Google pagespeed insights
Por último, o Google PageSpeed Insight trata-se da plataforma da Google que te permite ver a rapidez do teu site. Porque é que isto é importante? Porque é um dos fatores com mais peso para que fiques bem posicionada nos motores de busca. A experiência de utilizador é tão significativo quanto o conteúdo e a forma como crias, pelo que este aspeto é outro ao qual deves dar a devida importância. No Painel, vais conseguir ver onde podes melhorar a rapidez do teu site e o quão estável o mesmo é. É importante referir que estes dados estão muitas vezes relacionados com o template que escolhes, por isso atenção a essa parte!
Com todas estas ferramentas disponíveis no Site Kit vais conseguir, muito facilmente, melhorar os resultados do teu site. Se quiseres apostar nesta vertente de melhoria do teu site, aproveita e faz também download gratuito do meu guia de SEO. Neste guia, partilho contigo todos os segredos para que possas indexar o teu conteúdo com todo o sucesso. Vamos a isso?