Uma página de vendas é uma página online onde apresentas um produto aos teus clientes, enumerando as suas características, os seus benefícios e de que modo pode solucionar os problemas dos teus potenciais compradores. É também uma página que tem de ser criada de forma estratégica, o que muitas vezes não é fácil, especialmente se estiveres numa fase inicial do teu negócio. Neste artigo, explico-te exatamente o que deves incluir numa página de vendas para que seja eficaz e converta nos resultados que tanto ambicionas.
O que incluir numa página de vendas?
Um título cativante
O título é a primeira coisa que o teu potencial cliente vai ler e faz todo o sentid0 que seja impactante. Se o teu título não for atraente o suficiente, é provável que não consigas reter mais os utilizadores na página e que estes acabem por sair. O ideal é que o teu título seja curto e que vá direto à questão. Pode, por exemplo, tocar imediatamente nas dores e problemas do teu público-alvo ou relacionar-se com a proposta de valor do teu produto/serviço. O que importa é que seja intrigante o suficiente para convidar os utilizadores a ler a restante página. Logo no título, podes começar a utilizar palavras que acionem gatilhos mentais.
Lê também: O que são gatilhos mentais?
Um primeiro parágrafo forte
Numa primeira fase, o título é o que atrai o potencial cliente a manter-se na página. No entanto, o primeiro parágrafo tem o papel de despertar a atenção para continuar a ler, acabando por converter. De uma forma muito prática, este potencial cliente só lê o resto da tua página de vendas se o teu primeiro parágrafo for bom. Aqui, deves explicar o que é o que teu produto faz, o real benefício que tem e qual é a necessidade que suprime. Podes também destacar uma característica que diferencia o teu produto, mas lembrando-te sempre que este primeiro parágrafo tem de ser extremamente claro. Especialmente se utilizares um título mais sensacionalista ou generalista, tens de ter o cuidado extra de utilizar este parágrafo para que o teu potencial cliente perceba exatamente o que estás a vender nesta página.
Imagens apelativas
Não há muito a dizer sobre isto, certo? Não recomendo de todo que cries páginas sem imagens, já que os utilizadores adoram estímulos visuais. Se tens um produto digital, tira partido dos mockups por exemplo! O Canva tem milhares de opções e é extremamente fácil de utilizar (mesmo se perceberes zero de design). Dá também uso aos bancos de imagens gratuitos se não tens fotografias próprias de alta qualidade. Existem imensos recursos gratuitos à tua disposição, por isso não há desculpas para não embelezares as tuas páginas.
Conta a história do teu produto
As pessoas sente-se sempre atraídas por uma boa história, porque querem saber o que vai acontecer a seguir. A nossa componente emocional é uma das coisas que mais afeta as nossas decisões de compra, por isso tenta conectar-te com quem está do outro lado. Conta uma história real sobre o porquê de teres desenvolvido este produto. Sempre que possível, liga o produto às tuas próprias dores e não tenhas receio de te expor. Se criaste o teu produto para resolver um problema que tinhas e se efetivamente este melhorou a tua vida, não te inibas de dizê-lo. Se existe uma história divertida por detrás da ideia, conta-a. Se existe uma história maravilhosa relacionada com um feedback de um cliente, partilha-a. E se não existe, então cria-a!
O storytelling aumenta a tua proximidade com os teus potenciais clientes e, se estes se identificarem com a tua história, a probabilidade de comprarem o teu produto será muito maior.
Botões de compra com call to action
Adiciona botões ao longo de toda a tua página e não apenas no fim. O teu potencial cliente nunca deve ter de fazer scroll para encontrar um botão e avançar para a compra, então adiciona um botão a cada “viragem de página”, ou seja, sempre que um botão desaparece no topo da página, tenta que um novo esteja a aparecer em baixo.
É também importante que estes botões tenham um call to action, que é uma chamada para ação. Basicamente, expressões que digam ao utilizador que pretendes que eles façam como “compra já”, “junta-te a nós”, inscreve-te” ou “experimenta agora”.
Apresenta-te
Esta é outra das estratégias utilizadas para diminuir o risco de compra e para mostrar ao utilizador que tu és a pessoa CERTA para ajudá-lo. Fala um bocadinho do teu percurso e posiciona-te como a especialista na área que és. Fala sobre o teu percurso académico, sobre as formações que fizeste pelo caminho, sobre os teus anos de experiência e, se nada disto se aplicar, fala da quantidade de pessoas que pessoas que já ajudaste. Se estás a começar, podes falar efetivamente mais sobre ti, sobre aquilo que te levou a escolher esta área e sobre os teus objetivos, tocando novamente na parte emocional.
Prova social
Os testemunhos são extremamente importantes numa página de vendas. Quando os utilizadores chegam à tua página, não vão saber se este produto é o mais adequado para eles, se faz realmente efeito ou se tu própria és confiável. Contudo, quando estes primeiros receios começarem a surgir, tu vais ter preparado uma série de testemunhos que validam o teu trabalho. Esta seção da tua página vai provar que o que tens para oferecer é realmente bom e vai diminuir o risco de compra. Idealmente, recomendo-te que peças aos teus já clientes para gravarem vídeos com os seus feedbacks, isto porque os utilizadores por norma sentem que o formato em vídeo é mais fiável. No entanto, caso só seja possível o envio em formato texto, adiciona sempre uma fotografia para humanizar aquele testemunho.
Ao incluires numa página de vendas todos estes pontos, vais ter já um excelente ponto de partida para conseguires converter. Pode parecer complicado no início, mas prometo-te que com o tempo, vais ganhando prática e este processo fica mais fácil! Ah, e não te esqueças de me seguir no instagram @mariagoncalves.pt para mais dicas!
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