Se estás aqui, é porque tomaste uma decisão muito importante e acertada – vais criar um website para o teu projeto. Posso desde já dizer-te que este este é um passo essencial para a construção e sucesso do teu negócio e por isso, neste artigo, quero dizer-te o que precisas de saber antes de criar um site.
As redes sociais estão a ganhar cada vez mais força e espaço na vida dos utilizadores. e são plataformas muito importantes para a promoção de um negócio e para a construção de uma relação de proximidade entre marcas e consumidores. É verdade que se uma marca quer estar bem posicionada no panorama digital, tem no mínimo de estar presente nas redes sociais em que a sua audiência se encontra.
Contudo, se queres ter um negócio digital forte e de sucesso, não te deves limitar a ter uma conta numa rede social. Porquê? Porque não as controlas. São plataformas criadas por terceiros e se eles decidirem fechá-las de um dia para o outro, o teu negócio desaparece também.
Ao iniciares um projeto digital, deves começar por criar um website que seja a tua “morada”. Além de ser algo teu e no qual podes ter todo o controlo, um website ainda te permite ser pesquisável no Google e vai dar muito mais credibilidade à tua marca.
Os consumidores podem estar muito mais presentes nas redes sociais, mas quando chega a hora da conversão, os negócios com websites próprios transmitem-lhes muito mais confiança e facilitam o processo de compra. Quem é que tem paciência para estar a trocar mensagens por Instagram e ter de esperar tanto por respostas como para fazer o pagamento?
Como a casa e cara do teu negócio, o teu website deve ser criado com toda a atenção e cuidado. Acredito que se chegaste até aqui é porque ainda não sabes bem por onde e como começar nem o que precisas de saber antes de criar um site. Vamos descobrir?
O que precisas de saber antes de criar um site?
Que plataforma deves usar?
Existem várias plataformas para criar websites, gratuitas, pagas, com mais ou menos funcionalidades. Escolher pode ser complicado, no entanto é importante perceberes que, tendo um negócio, deves optar por algo profissional, que permita vender e comunicar com os teus clientes da forma mais eficaz.
Pessoalmente, a plataforma que recomendo sempre é o WordPress.org. O WordPress.org é uma ferramenta gratuita, no entanto tens de ter um domínio e alojamento próprio para poderes utilizá-la, o que obriga a algum investimento. Ainda assim, é um investimento que vale MUITO a pena. O WordPress.org, além de fácil de utilizar, tem a vantagem de te permitir instalar plugins. Estes plugins são ferramentas adicionais que te dão ainda mais controlo sobre aquilo que podes fazer no teu website – é fantástico!
Lê também: Como instalar o WordPress passo a passo?
Que domínio e alojamento vais escolher?
Como já vimos, para instalar o WordPress precisas de um domínio e de um alojamento. Pessoalmente, adquiro todos os meus domínios e alojamentos (mais que um projeto, mais que um domínio e alojamento!) na WebHS. Além de recomendar vivamente o serviço, o apoio ao cliente é absolutamente incrível. Já tive estes serviços em empresas estrangeiras, que praticavam preços mais acessíveis, mas cada vez que existia um constrangimento, não havia apoio. Mesmo sendo fluente em inglês, sentia que a comunicação não passava e acabei por desistir. Para quem percebe zero de programação, não recomendo de todo utilizar outros serviços.
Um alojamento, de uma forma simples, trata-se de um espaço no servidor onde vais alojar todo o conteúdo do teu site. Existem vários tipos de alojamento na WebHS, mas o que recomendo é o Alojamento Linux HS@S – vê aqui. O que ele inclui chega perfeitamente para a larga maioria dos negócios.
Já domínio é a morada para ir dar à tua casa. Por exemplo, o meu domínio é www.mariagoncalves.pt. Uma das grandes questões na escolha do domínio para um website é se deve ser .pt ou .com. Isso depende da localização do público-alvo do teu negócio. Se o teu público alvo é português, opta pelo .pt, se pretendes internacionalizar o teu negócio, opta por .com.
Qual o melhor template para o teu negócio?
Caso não percebas muito de programação, podes escolher um template para o teu website. Um template é uma espécie de design pré-feito, que adaptas ao branding da tua marca e utilizas como o design do teu site. Existem centenas de templates disponíves, portanto deves ter alguns factores em consideração na escolha do mesmo.
Primeiro, ter presente a tua área de negócio. Por exemplo, se a tua área de negócio obriga a que tenhas uma postura mais sóbria, não faz sentido escolheres um template onde aconteça demasiada coisa. Depois, deves perceber se é um template fácil de ser utilizado e se o utilizador consegue perceber rapidamente como navegar no mesmo.
Certifica-te também que o mesmo é responsivo, ou seja, que o template se adapta a todos os tamanhos de ecrãs. Tenta também perceber se o mesmo é compatível com editores drag n drop, como o Elementor, por exemplo. Isto permite que faças algumas modificações no design caso desejes.
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Qual a estrutura do teu website?
Antes de começares a construir o teu website, deves definir a estrutura que queres que este tenha, ou seja, as páginas que queres incluir no teu website. A homepage (primeira página de um site) e os contactos são obrigatórias, no entanto faz todo o sentido que o teu website também inclua um sobre mim e uma página de política de privacidade.
A partir desse ponto, vais acrescentando páginas consoante aquilo que sentires que seja necessário. Por exemplo, no mariagoncalves.pt tenho uma página de produtos, uma página para cada produto individual, uma página para mentoria, uma página onde tens acesso aos últimos artigos do meu blog e uma página de termos e condições, por exemplo.
O que vais escrever?
Depois de perceberes quais páginas vais ter no teu website, deves planear e escrever os textos que vais colocar em cada uma. Teres estes textos prontos faz com tudo seja mais fácil na hora de criar o teu website. Lembra-te sempre que os teus textos têm de apresentar o teu trabalho e cativar os utilizadores a, no mínimo, quer saber mais sobre aquilo que tu ofereces.
Se ainda não o fizeste, define também o tom de comunicação da tua marca. A tua comunicação vai ser mais sóbria? Mais divertida? Vais adicionar um toque de sarcasmo? Lembra-te que as características da comunicação que vais adoptar também devem estar no teu website.
Quais imagens e cores vais usar?
Para criares o teu website, é necessário que já tenhas a identidade da tua marca definida. A identidade de marca é, no fundo, a imagem do teu negócio. Passa pelo logótipo, as cores, as fontes, o tipo de comunicação, o tipo de imagens, etc. Tudo isto já deve estar definido antes de começares o teu website, porque a tua marca tem mesmo de ser coerente visualmente. Quanto mais coerente for a tua marca, mais reconhecível vai ser.
E isto é o que precisas de saber antes de criar um site. Estes são os elementos “básicos” e o esqueleto que será essencial para a criação do teu website. Não descures estes tópicos e prometo-te que vais ter um website alinhado com o teu negócio e, acima de tudo, com os resultados que tanto esperas. Estás à espera de quê para começar?!

O que deves incluir na
homepage do teu site?
Ao criares um website há a tendência a querer mostrar tudo logo na homepage, mas isso pode tornar a utilização dos visitantes bastante complicada e fazê-los fugir da tua página. Neste guia vou ajudar-te a saber exatamente o que incluir na tua homepage para que o teu site se destaque e comeces a cativar potenciais clientes desde o primeiro contacto!