Sabes o que são palavras poderosas que vendem?

Se publicas no teu site, envias newsletters regularmente ou crias legendas para as tuas publicações de redes sociais, escreves com regularidade. Estabeleces um contacto com a tua comunidade que deve ser sempre tão proveitoso tanto para eles, quanto para ti. Nesta fase, acredito que já saibas que deves escrever com um propósito em mente: solucionar os problemas da tua audiência, sempre que possível enquadrando os teus produtos ou serviços, sejam eles próprios ou de afiliados. Hoje, vou introduzir-te a outra técnica para potencializares os textos, o uso de palavras poderosas que vendem.

A compra é algo muito mais emocional do que racional. Isso significa que um bom copy, com as palavras certas, faz TODA a diferença.

Utilizar as palavras certas, que apelam a emoções, tem muito mais impacto no fecho de venda do que as características ou qualidade dos teus produtos ou serviços.

Seja nos títulos ou ao longo dos textos, o uso de palavras poderosas que vendem, ou seja, palavras que despertam determinados gatilhos mentais no teu leitor, é essencial para levares à ação e obteres resultados.

De uma forma muito simples, chamam-se gatilhos mentais às decisões que o nosso cérebro toma em piloto automático, de modo a simplificar este processo perante tantas escolhas. Estes gatilhos mentais tendem a ser acionados quando a nossa mente está mais relaxada – que é normalmente o estado em que o utilizador está quando navega na internet. Utilizá-las ao longo dos teus artigos, newsletters e nas descrições das publicações das tuas redes sociais aumenta a tua probabilidade de conversão, seja ela uma venda, um novo seguidor ou subscritor.

 

15 Palavras poderosas que vendem

Truque

A palavra “truque” desperta automaticamente a curiosidade, já que tende a ser associado a algo que nem toda a gente sabe. É associada a informação privilegiada e exclusiva.

” 5 Truques para perder peso mais rapidamente”

” Ter um projeto de nicho é o truque para (ainda) conseguir crescer no instagram!”

Agora

Especialmente em artigos cuja pretensão é resolver um problema, incluir a palavra “agora” remete para um método ou solução que traz rapidamente resultados – exactamente o que o leitor pretende. Desperta, inclusive, um sentido de urgência e é também muito utilizado em campanhas promocionais temporárias.

” Compre agora por metade do preço “

” Comece agora o desfralde do seu bebé – dicas essenciais e erros comuns “

Novo

A novidade é um dos gatilhos mentais mais eficazes em vendas e, obviamente, a palavra “novo” cria a necessidade no leitor.

” 5 Razões para conhecer o nosso novo serviço de mentoria “

” Descubra a nossa nova receita de brownies proteícos “

Pare

A utilização da palavra “pare” cria automaticamente um alerta para determinado erro, ampliando a atenção do leitor. Mediante a escolha de palavras, pode ser associado ao gatilho de culpa, considerado um dos mais eficazes. Contudo, deve ser utilizado com alguma sensibilidade e precaução.

” Pare de destruir o seu negócio: 6 erros comuns que está a cometer “

” Pare de utilizar o modo automático da sua câmara e melhore a qualidade das suas fotografias “

Gratuitamente

A explicação da utilização da palavra “gratuitamente” não podia ser mais intuitiva. Se o teu leitor está à procura de uma solução para o seu problema, o facto desta ser gratuita será duplamente atrativo. Resulta sempre muito bem quando utilizada no título do artigo.

” Descubra como maximizar gratuitamente o espaço do seu computador “

” Receba gratuitamente uma amostra do nosso produto “

Segredo

Novamente, a questão da exclusividade e de uma informação que não está ao alcance da maioria. Pode ainda apelar ao gatilho de pertença, levando o leitor a querer sentir-se parte do grupo de pessoas que conhecem determinado segredo.

” 7 Segredos de pessoas de sucesso “

” O segredo para uma pele mais lisa e luminosa”

Comprovado

A palavra “comprovado” remete para informação fidedigna. Significa que o método já foi efetivamente testado por alguém e que aquela solução ou método oferece realmente resultados. Funciona especialmente bem se fores considerada uma autoridade na área em questão.

” Saiba como reduzir a queda de cabelo com este método comprovado “

” Experimente este método comprovado para poupar mais”

Nunca

Utilizar a palavra “nunca” cria novamente uma rápida associação a um erro, associando novamente um alarme interior que, como referi anteriormente, pode ser associado ao gatilho da culpa e, inclusive, ao gatilho do medo.

” Nunca cometa estes erros no seu negócio “

” Nunca coma estes alimentos se quer emagrecer “

Rapidamente

Outro gatilho de urgência extremamente eficaz. Igualmente utilizado com a ideia de proporcionar uma solução rápida ou de causar a urgência no momento de compra.

” Como conseguir vender rapidamente a sua casa “

” Compre rapidamente antes que esgote”

Completo

A palavra “completo” agrega valor à solução, sendo extremamente útil para impactar teu leitor na medida de percepção da qualidade de determinado produto ou serviço.

” Descobre o curso completo de marketing digital que vai transformar o teu negócio num sucesso “

” Esta é a solução mais completa do mercado para tornar a tua casa mais sustentável “

Poderoso

A palavra “poderoso” tem uma conotação muito forte que é obviamente facilmente associada a algo que o leitor pensa que é útil e necessário. Se é “poderoso”, significa que vai com toda a certeza funcionar e resolver determinado problema.

” Os poderosos benefícios de uma alimentação rica em vegetais “

” 10 motivos que fazem o óleo de melaleuca um poderoso anti-inflamatório”

Aprenda

Associar qualquer artigo à aprendizagem funciona novamente como uma agregação de valor, que ativa o gatilho de reciprocidade, já que estás a oferecer algo ao teu leitor.

” Copywriting: Aprenda técnicas de escrita que vão ajudá-lo a vender “

” Aprenda 6 formas simples de organizar as suas finanças “

Simples

O apelo a uma solução simples e fácil de reproduzir tende a ser extremamente clicável. Novamente, remete para a ideia de que qualquer pessoa pode conseguir estes resultados.

” Poupe 10€ por mês na sua fatura de água com esta solução simples “

” 6 formas simples de melhorar a sua circulação “

Você ou Tu

Ao utilizares pronomes pessoais, estás a aumentar a proximidade com o teu leitor e a maximizar a sua atenção. Porquê? Porque ao utilizares as palavras “você” ou “tu” estás a criar a ilusão de estar directamente a comunicar para alguém – neste caso, para o teu leitor.

” Tu és capaz – 5 dicas para acreditares mais em ti “

” 6 erros importantes que você está a cometer “

Passo a passo

A expressão “passo a passo” remete para um método ou solução simples que qualquer um poderá reproduzir. É especialmente funcional na solução de problemas complicados ou trabalhosos, contudo é igualmente eficaz se pretenderes atingir um público-alvo iniciante em determinada temática.

” Como abrir uma conta paypal passo a passo “

” Como fazer compostagem passo a passo “

Mas esta lista não fica por aqui!

Para que possas potencializar o teu projeto, reuni +100 palavras que te vão ajudar a aumentar as tuas vendas. Utiliza-as de forma estratégica e prepara-te para te surpreenderes com os resultados!

Escrever com estratégia e com objectivos em mente exige técnicas que não são tão intuitivas quanto parecem, mas com as fórmulas certas poderás fazê-lo com rapidez e sem dramas.

Utilizar palavras poderosas que vendem é apenas a ponta do iceberg do que distingue os especialistas em copywriting dos amadores que têm dificuldade em vender, converter seguidores ou angariar subscritores.

Se queres que o teu negócio evolua, é essencial que tenhas os conhecimentos certos de copy ou os teus conteúdos podem apenas estar a fazer-te perder tempo!

+100 Palavras que aumentam as tuas vendas

Faz o download gratuito deste guia e descobre como utilizar as palavras CERTAS para cativares os teus clientes e melhorares radicalmente a tua taxa de conversão, seja o teu objetivo aumentar a tua lista de subscritores ou catapultar as tuas vendas! Vamos a isso?